Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os tipos mais comuns de câncer de pele são carcinoma
basocelular e o carcinoma de células escamosas.
basocelular e o dermatofibrosarcoma protuberans.
basocelular e o carcinoma de células de Merkel.
basocelular e o sarcoma de Kaposi.
de células de Merkel e o sarcoma de Kaposi.
A exposição ao amianto por um período longo de tempo pode levar à asbestose e a outra patologia mais comum, que é o
adenocarcinoma de pulmão.
carcinoma epidermoide de pulmão.
carcinoma brônquico.
carcinoma de pequenas células.
mesotelioma.
A silicose é uma forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão. O trabalhador que se encontra exposto a esta doença é o
agricultor.
escultor.
mineiro.
professor.
operário de indústria têxtil.
Asma Ocupacional − Adiquirida por meio da inalação de poeira de materiais como algodão, linha, borracha, couro, sílica, madeira vermelha etc. Os trabalhadores de fábricas, medeireiras, plantações de algodão e tecelagens apresentam sintomas como falta de ar, tosse, aperto e chiado no peito e tosse noturna.
A complicação mais frequente em pacientes portadores dessa doença é
infecção brônquica.
atelectasia.
cor pulmonale agudo.
derrame pleural.
pneumotórax.
O parkinsonismo devido a intoxicação por manganês é uma forma de parkinsonismo secundário caracterizado por uma instabilidade da marcha, pelo fenômeno de congelamento que evolui progressivamente para bradicinesia, tremor postural e distonia.
Em relação a Doença de Parkinson é correto afirmar que ocorre devido a
a degeneração neuronal decorrente de acúmulo de placas de amiloides no interstício e de novelos neurofibrilares no citoplasma dos neurônios, causando uma diminuição de acetilcolina.
hipoatividade do neo-estriado que provoca uma desinibição cortical motora.
degeneração da substância negra que reduz a dopamina estriatal, aumentando a atividade modulatória do estriado.
agressão da bainha de mielina dos axônios do SNC e dos Oligodendrócitos.
degeneração de substância negra que reduz a acetilcolina, diminuindo atividade modulatória.
Sabe-se que, no Brasil, o alcoolismo é o terceiro motivo para absenteísmo no trabalho, a causa mais frequente de aposentadorias precoces e acidentes no trabalho e a oitava causa para concessão de auxílio doença pela Previdência Social. A principal consequência desta doença e que pode deixar danos irreversíveis para o paciente é
hipertrigliceridemia.
coledocolitíase.
colecistite.
colelitíase.
pancreatite.
Trabalhadores de indústria têxtil são mais propensos a desenvolver
berilose.
bissinose.
asbestose.
siderose.
silicose.
Homem, 58 anos, operário há 22 anos em empresa de demolição, portador de hipertensão arterial sistêmica, diabetes, dislipidemia e hipotireoidismo, apresenta dispneia aos esforços de instalação insidiosa associada a tosse seca. Realiza Radiografia de tórax mostra infiltrado reticular predominando nos lobos inferiores com espessamento pleural. O diagnóstico é
asbestose.
sarcoidose.
berilose.
silicose.
ICC.
De acordo com a Norma Operacional de Saúde do Trabalhador − NOST, portaria MS no 3.908/98, aos Municípios, por intermédio de suas Secretarias de Saúde, caberá realizar ações conforme a condição de gestão em que estejam ha-bilitados. Na Gestão Plena de Atenção Básica está pre-vista a assunção das seguintes ações de saúde do tra-balhador:
I. Capacitação de recursos humanos para a realização das ações de saúde do trabalhador, no seu âmbito de atuação.
II. Estabelecimento de rotina de sistematização e análise dos dados gerados no atendimento aos agravos à saúde relacionados ao trabalho, de modo a orientar as intervenções de vigilância, a organização dos serviços e das demais ações em saúde do trabalhador.
III. Emissão de laudos e relatórios circunstanciados sobre os agravos relacionados com o trabalho ou limitações (sequelas) deles resultantes, por meio de recursos próprios ou do apoio de outros serviços de referência.
IV. Utilização dos dados gerados nas atividades de atenção à saúde do trabalhador, com vistas a subsidiar a programação e avaliação das ações de saúde neste campo, e alimentar os bancos de dados de interesse nacional.
V. Notificação dos agravos à saúde e dos riscos relacionados com o trabalho, alimentando regularmente o sistema de informações dos órgãos e serviços de vigilância, assim como a base de dados de interesse nacional.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e V.
I, III e IV.
II, III e IV.
II, IV e V.
III, IV e V.
Apresenta a correta relação entre o fator de risco de natureza ocupacional e a respectiva doença:
Berílio − Neoplasia maligna da laringe.
Vibrações − Hipertensão arterial.
Cloro − Dermatoses Pápulo-Pustulosas.
Manganês − Estomatite ulcerativa crônica.
Asbesto − Placas epicárdicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...