Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Homem de 35 anos apresenta, nos últimos 20 dias, deficiência visual progressiva evoluindo para uma situação de elevada incapacidade visual. Faz tratamento para AIDS e a ultima avaliação de sua imunidade demonstrou queda nos parâmetros imunológicos e detecção do vírus na corrente sanguínea. CD4 de 480 células/ mm 3 , Carga Viral 5200 cópias/mm 3 .Tem atividade sexual exclusivamente com homens (HSM) e, na grande maioria das vezes, de forma desprotegida desprotegida. Que teste diagnóstico é essencial para elucidação mais rápida da etiologia?
Sorologia para Toxoplasmose.
Parasitologico de fezes.
Pesquisa de Criptococcus no LCR.
VDRL.
Exame do Fundo de Olho.
Analise, atentamente, as afirmativas abaixo sobre meningites e marque, em seguida, a opção CORRETA.
I - As meningites têm distribuição mundial e sua expressão epidemiológica depende de diferentes fatores, como: o agente infeccioso, a existência de aglomerados populacionais, características socioeconômicas dos grupos populacionais e do clima.
II - Os germes que mais comumente são revelados na cultura do líquido cefalorraquidiano na meningite bacteriana neonatal são: E.coli, L. monocytogenes e estreptococos do grupo b.
III - A meningite pneumocócica está relacionada a uma letalidade mais elevada, quando comparada a N. meningitidis e Hib. e pode vir associada à otite média ou a mastoidite.
IV - A meningite por Haemophilus influenzae deixa de ser transmissível ao cabo de 72 horas do início do tratamento eficaz com antibióticos.
Todas estão corretas.
Somente a I, III e IV estão corretas.
Somente a I, II e III estão corretas.
Somente a I, II e IV estão corretas.
Somente a I e III estão corretas.
Avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA para as doenças infecciosas a seguir relacionadas:
a febre purpúrica brasileira é uma doença infecciosa aguda, cujo agente etiológico é o Haemophilus influenzae, biogrupo aegyptius com baixa letalidade que em geral, apresenta-se sob forma de surtos, atingindo principalmente crianças;
a gengivoestomatite herpética primária é observada mais comumente em crianças, podendo variar de um quadro discreto até quadros graves, com erupção vesiculosa, febre alta, adenopatias e comprometimento do estado geral;
a insuficiência renal aguda é uma importante complicação da fase tardia da leptospirose caracterizada geralmente por ser não oligúrica e hipocalêmica;
a febre tifoide tem distribuição mundial e esta associada a baixos níveis socioeconômicos, principalmente a precárias condições de saneamento;
o aparecimento de síndrome nefrótica secundária à malária esta comumente relacionada às infecções crônicas pelo Plasmodium malariae.
Em relação à Febre de Origem Indeterminada (FOI), avalie as afirmativas abaixo e marque, em seguida, a opção CORRETA.
I - As doenças infecciosas são as principais causas de FOI em todas as faixas etárias destacando-se a tuberculose como a maior causa isolada.
II - Apesar de uma boa conduta relativa aos metodos propedêuticos, um pequeno percentual (5-20%), variável de acordo com os vários estudo, pode permanecer sem diagnóstico.
III - A infecção do trato urinário ocasionalmente se manifesta como FOI, principalmente em crianças e nos indivíduos portadores de defeitos estruturais nas vias urinárias.
IV - Mixoma atrial é uma das causas mais frequentes de FOI entre as crianças.
Todas estão corretas.
Somente a I, II e III estão corretas.
Somente a I, III e IV estão corretas.
Somente a II e IV estão corretas.
Somente a I e II estão corretas.
A antibioticoprofilaxia para endocardite infecciosa constitui questão bastante complexa, envolvendo diversos aspectos médicos, odontológicos, microbiológicos, cirúrgicos e epidemiológicos. Avalie cada condição e marque a alternativa que contenha apenas situações de alto risco para qual a profilaxia está recomendada.
I - Endocardite prévia.
II - Prolapso de válvula mitral sem regurgitação ou espessamento dos folhetos.
III - Cirurgia de revascularização prévia.
IV - Cardiopatia congênita cianótica.
V - Shunt sistêmico-pulmonar cirurgicamente construído.
Somente I e V.
Somente I, IV e V.
Somente I,III e IV.
Somente I, II e V.
Somente I, III, IV e V.
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde dispostas no Guia Prático de Tratamento de Malária do Brasil(2010), considere as alternativas abaixo e marque, em seguida, a opção CORRETA.
I - O tratamento da malária por Plasmodium malariae deve ser realizado com cloroquina e primaquina (exceto em gestante e crianças abaixo de 6 meses).
II - No tratamento da malária por Plasmodium falciparum não complicada, em pacientes no 1º trimestre de gestação, deverão ser utilizados o quinino por 3 dias e aclindamicina durante 5 dias.
III - No tratamento por Plasmodium vivax e P. falciparum podem ser empregados: artemeter + lumefantrina + primaquina (essa não recomendada às gestantes e crianças abaixo de 6 meses).
IV - O tratamento das infecções pelo P. malariae para todas as idades e das infecções por P. vivax ou P. ovale em gestantes e crianças com menos de 6 meses deverá ser realizado com a cloroquina por 3 dias.
Somente a I e II estão incorretas.
Somente a I está incorreta.
Somente a IV está incorreta.
Somente a I e III estão incorretas.
Somente a II e IV estão incorretas.
Leia atentamente as afirmativas abaixo e marque a alternativa que contenha somente dados epidemiológicos valorizáveis na anamnese de um paciente com suspeita de síndrome cardiopulmonar por hantavírus.
I - Procedência de área rural onde trabalha como geólogo.
II - Criação de camundongos e hamsters no domicílio.
III - Trabalho recente em demolição de galpão para armazenamento de grãos.
IV - Habitação temporária em moradia que se encontrava fechada por meses.
V - Atividade laboral como veterinário.
Somente I, II, III e V estão corretas.
Somente II, III e IV estão corretas.
Somente I, III e IV estão corretas.
Somente I, III, IV e V estão corretas.
Somente III, IV e V estão corretas.
Com relação à febre amarela, considere as alternativas abaixo e marque, em seguida, a opção CORRETA.
I - O agente etiológico é um arbovírus, pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae, e é constituído de RNA de fita simples.
II - A vacina da febre amarela é composta por vírus vivo atenuado, sendo a mais importante medida de controle.
III - O diagnóstico laboratorial da febre amarela baseia-se em metodologias sorológicas, com pesquisa de anticorpos IgM e IgG sendo que os testes para isolamento viral e de detecção de ácido nucleico também podem ser utilizados para pacientes que estejam em uma fase precoce da doença.
IV - O quadro clínico típico é caracterizado por manifestações de insuficiência hepática e renal, tendo em geral apresentação bifásica, com um período inicial prodrômico (infecção) e um toxêmico, que surge após uma aparente remissão e, em muitos casos, evolui para óbito em, aproximadamente, 7 dias.
Todas estão corretas.
Somente a I e II estão corretas.
Somente a I, II e III estão corretas.
Somente a I, II e IV estão corretas.
Somente a I, III e IV estão corretas.
A toxoplasmose é considerada uma zoonose cosmopolita causada por um protozoário: o Toxoplasma gondii. Sobre essa protozoose marque a alternativa INCORRETA.
A maioria dos casos de toxoplasmose ocular é resultante da reativação de infecção congênita no hospedeiro imunocompetente.
A infecção é transmitida ao homem através da ingestão de oocistos(por contaminação do solo), por ingestão de cistos teciduais proveniente de carne que não sofreu cocção adequada e pela via transplacentária.
Na toxoplasmose ocular, os corticosteroides são indicados como anti-inflamatórios para inibir a reação de hipersensibilidade, principalmente se houver envolvimento da mácula e do nervo óptico.
O tratamento da toxoplasmose visa combater os bradizoítos e está indicado em gestantes e imunodeprimidos.
O teste de avidez de IgG baseia-se na fraca ligação dos anticorpos dessa classe aos antígenos, durante a fase aguda da infecção pelo T. gondii.
Com relação à hanseníase, analise, atentamente, as afirmativas dispostas abaixo e marque, em seguida, a opção CORRETA.
I - O homem é reconhecidamente a única fonte de infecção, embora tenham sido identificados animais naturalmente infectados (como o tatu, o macaco mangabei e o chimpanzé).
II - O Mycobacterium leprae é um bacilo que pode ser caracterizado pela sua alta infectividade e baixa patogenicidade.
III - A pandemia de AIDS aumentou a incidência de hanseníase em todo o mundo.
IV - As provas cutâneas, como a reação de Mitsuda, têm grande valor diagnóstico.
Todas estão corretas.
Somente a II está correta.
Somente a I e II estão corretas.
Somente a I, II e III estão corretas.
Somente a I está correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...