Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sabendo-se que a meningite é um processo inflamatório purulento no sistema nervoso central, analise as assertivas abaixo.
I. Na meningite criptocócica, os exames de neuroimagem podem ser normais em até 50% dos casos, mesmo nas fases mais avançadas. Já o exame cultural costuma ser positivo em menos de 50% dos casos. II. A meningite tuberculosa é uma forma subaguda ou crônica de meningite, mas pode apresentar-se de modo agudo, mimetizando um quadro de meningite bacteriana, principalmente na população pediátrica. III. Na meningite bacteriana, o tempo de tratamento varia para cada germe, sendo 14 dias para os casos neonatais e listeriose, 21 dias para enterobactérias, 5-7 dias para penumococo e 10-14 dias para meningococo. IV. Após 72 horas do início do uso do antibiótico, todos os pacientes, mesmo os que se apresentarem afebris nas primeiras 24-48 horas do tratamento, precisam ser submetidos a nova punção lombar. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
III, apenas.
IV, apenas.
Sabendo-se que atualmente o Brasil passa por uma mudança no perfil demográfico nutricional da população, com aumento da obesidade, inclusive infantil, analise as assertivas abaixo.
I. Até os 3 anos, o maior fator de risco para obesidade na infância é a obesidade dos pais. II. O melhor método de avaliação da obesidade é o IMC, sendo considerados como sobrepeso valores acima do percentil 97 e, como obesidade, valores acima de 105. III. Interrupção precoce do aleitamento materno, alimentação complementar inapropriada e uso de fórmulas lácteas diluídas de modo incorreto, entre outros fatores, têm associação comprovada com a obesidade exógena na infância. IV. A partir dos 8 anos, a sertralina pode ser usada em casos de obesidade associada à depressão. Já a fluoxetina pode ser usada a partir dos 6 anos nos casos associados à compulsão alimentar. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
IV, apenas.
Assinale a alternativa correta no que se refere a abdome agudo.
A apendicite aguda é mais comum em meninos menores de 5 anos, sendo raro em lactantes e incomum em maiores de 10 anos.
No quadro clínico da apendicite aguda, a dor abdominal é sintoma mais comum. Geralmente começa na fossa ilíaca direita (FID), migrando, em algumas horas, para região periumbilical.
Em casos de obstrução intestinal por bolo de áscaris, é indicado tratamento clínico inicial com SNG, reposição hidroelétrica e vermífugos. O uso de óleo mineral é indicado apenas na ocorrência de vômitos. Uma vez desfeita a obstrução, deve-se administrar NPO.
É muito difícil de diferenciar a diverticulite de Meckel da apendicite aguda, sendo que a frequência da primeira é menor, porque a base é mais larga e tem menos tecido linfoide, porém sua apresentação é mais grave e rápida, com índices maiores de perfuração e peritonite generalizada.
Na apendicite aguda complicada, é fundamental que seja realizada uma correção hidreletrolítica imediatamente após a cirurgia. E o uso de antibióticos deve ser continuado por, no mínimo, cinco dias, ou até a melhora clínica.
Em relação a queimaduras, assinale a alternativa correta.
Em pacientes com queimaduras extensas, para aliviar a dor e interromper a lesão tecidual, recomenda-se lavar a queimadura com água corrente fria (15ºC) por 20 minutos. Lembrando que esse procedimento não traz benefício se aplicado uma hora após a queimadura.
Na reposição hídrica, a transfusão com concentrados de hemácias é recomendada com hematócrito <24% (hemoglobina 8g/dL), ou com hematócrito <30% (hemoglobina < 10g/dL) nos pacientes com manifestações sistêmicas. O plasma fresco é indicado quando há distúrbios de coagulação.
Quando ocorre febre elevada em pacientes queimados, deve-se monitorar periodicamente a infecção por meio de avaliação clínica e avaliação da ferida cirúrgica durante os curativos. Nos casos mais graves, recomenda-se o uso profilático de antibiótico.
Nos casos de lesão por inalação, dependendo da extensão da queimadura, pode haver necessidade de acesso venoso para controle da oferta hídrica.
Em caso de queimadura elétrica com lesão das vísceras maciças e do íleo, deve-se procurar por lesões de entrada e saída da queimadura e verificar a vacinação antitetânica.
Em relação à classificação das queimaduras quanto à profundidade, assinale a alternativa correta.
São classificadas como queimaduras de 2º grau ou de espessura parcial as que provocam lesões na epiderme e em parte da derme, sendo que as mais profundas cicatrizam-se em 10-15 dias, podendo necessitar de enxerto.
As queimaduras de 3º grau não são capazes de reepitelizar, podendo cicatrizar a partir da periferia, com retração das bordas, e requerem enxertos cutâneos.
São classificadas como queimaduras de 3º grau as que provocam lesões na epiderme e na derme, com presença de eritema, edema e bolha. São dolorosas ao toque e, em alguns casos, o tecido subjacente empalidece à digitopressão.
São classificadas como queimaduras de 1º grau ou superficiais as que provocam lesões na epiderme, não são dolorosas e cicatrizam-se sem sequelas em 3-6 dias
Nas queimaduras mais profundas de 1º grau, a pele apresenta-se pálida, endurecida e seca.
Em relação à queimadura, analise as afirmativas abaixo.
I. Imediatamente após a queimadura, ocorre aumento do débito cardíaco devido à hipervolemia e à presença de substâncias estimulantes miocárdio-circulantes. II. A falha da restauração do débito cardíaco com reposição hídrica adequada resulta em perfusão tecidual inadequada, disfunção orgânica progressiva, colapso circulatório e morte. III. Nas primeiras 24-72 horas após a queimadura, ocorre uma resposta hipermetabólica, que resulta em gliconeogênese, resistência à insulina e catabolismo protéico, com consequente diminuição do peso, balanço nitrogenado negativo e diminuição dos estoques energéticos. IV. A disfunção sistêmica compromete especialmente os rins, que podem ser afetados pela hiperperfusão renal ou por uma significativa lesão muscular que resulta em mioglobinúria. É correto o que se afirma emI, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
Em relação às zonas de lesão das queimaduras, assinale a alternativa incorreta.
As células da zona de estase sempre requerem a reposição volumétrica nas primeiras 24-48 horas para aumentar a chance de sobrevivência.
Na zona de hiperemia, as células apresentam lesão mínima e recuperam-se espontaneamente em 7- 10 dias.
As células da zona de coagulação apresentam necrose, necessitando de desbridamento.
A lesão dos vasos sanguíneos nas zonas de estase e coagulação resultam no aumento da pressão hidrostática secundária à vasodilatação e no aumento da permeabilidade capilar.
Na zona de estase, as lesões ocorrem na microcirculação, levando a dano celular por diminuição do fluxo sanguíneo.
Paciente falecido de coma diabético, pouco tempo depois de chegar em coma ao pronto socorro de sua região. A declaração de óbito compete:
Ao médico plantonista do pronto-socorro.
Ao médico chefe do pronto socorro, após informar o fato ao serviço social da instituição.
Ao diretor da instituição, após informar o instituto médico de identificação.
Ao Instituto Médico-Legal.
O diretor-médico do Hospital Comunitário é alertado pela enfermeira a respeito de um erro importante verificado em certa prescrição que, se executada, acarretaria dano ao paciente. Ele:
Suspende a prescrição até localizar o médico assistente.
Altera a prescrição e comunica ao médico assistente.
Não toma nenhuma atitude, deixando a responsabilidade a cargo do colega assistente.
Simplesmente altera a prescrição.
O enfermeiro TTG, de 28anos de idade, foi flagrado mantendo conjunção carnal com uma paciente esquizofrênica no interior de um hospital psiquiátrico. O enfermeiro praticou crime de:
Sedução.
Estupro.
Atentado violento ao pudor.
Posse Sexual mediante fraude.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...