Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
V.L. chegou ao consultório com seu filho de T.L., de 11 anos, e relatou que o menino costumava reclamar de dores abdominais e que tinha diarreias frequentes. Em meio à conversa, T. disse ao médico que queria ficar bom logo para voltar a comer seus pratos favoritos, kibe cru e carne extremamente mal passada. Diante do exposto, assinale a alternativa que representa o provável diagnóstico e o respectivo tratamento recomendado pelo médico.
Diagnóstico: infecção por Taenia solium e T. saginata. Tratamento: Praziquantel, 20-25mg/kg, dose única.
Diagnóstico: infecção por Balantidium coli. Tratamento: Metronidazol, 5-20 mg/kg/dia, 3 vezes/dia por 7 dias.
Diagnóstico: infecção por Taenia solium e T. saginata. Tratamento: Praziquantel, 10 mg/kg, dose única.
Diagnóstico: infecção por Balantidium coli. Tratamento: Praziquantel, 20-25mg/kg, dose única.
Diagnóstico: infecção por Taenia solium e T. saginata. Tratamento: Metronidazol, 5-20 mg/kg/dia, 3 vezes/dia por 7 dias.
L.C., mãe de primeira viagem, levou seu filho A.C., de 11 meses, ao consultório médico e, desesperada, relatou que, após três dias de febre, sem que a criança apresentasse qualquer outro sintoma, começaram a aparecer, no tronco da criança, erupções de aspecto rendilhado e de evolução rápida. Diante do exposto, é provável que A.C. tenha
doença de Kawasaki.
catapora.
catapora.
exantema súbito.
escarlatina.
Sabendo-se que, há dois dias, B, de 8 anos, estava com febre e dor de garganta, e, hoje, apresenta como quadro clínico amigdalite com placas e língua saburrosa, assinale a alternativa que corresponde ao provável diagnóstico.
Sarampo.
Rubéola.
Escarlatina.
Varicela.
Eritema infeccioso.
Em relação à imunização pediátrica, assinale a alternativa correta.
A vacina contra o sarampo, pode suprimir temporariamente a resposta tuberculínica. Quando necessário, deve-se realizar o teste antes da administração da vacina, no mesmo momento ou até 2-3 semanas após.
Para diminuir a possibilidade de ocorrência de eventos adversos com a vacina tríplice viral bacteriana de células inteiras, pode-se indicar o uso de paracetamol profilático para febre ou, idealmente, a utilização da vacina tríplice bacteriana acelular.
As vacinas com componentes vivos atenuados podem ser contraindicadas para alguns pacientes com deficiência na imunidade celular.
A maioria das vacinas, como a BCG, deve ser utilizada nos prematuros nas doses usuais e na idade cronológica. Exceção à regra é vacina contra a hepatite B.
A reação alérgica grave ou anafilaxia após aplicação de vacina contra raiva contraindicam seu uso posterior.
Em relação ao atendimento à criança com trauma, assinale a alternativa incorreta.
O pneumotórax hipertensivo, o tórax instável com contusão pulmonar, o hemotórax maciço e o pneumotórax aberto são lesões que podem prejudicar de imediato a ventilação. Devendo ser identificadas e tratadas no exame primário.
Na admissão de pacientes com traumatismo cranienceflálico moderado, deve-se assegurar a estabilidade cardiopulmonar, realizar a tomografia computadorizada de crânio com contraste e contatar um neurocirurgião.
Deve-se avaliar, em primeiro lugar, as vias aéreas para que a sua permeabilidade seja assegurada, estabelecendo-se uma via aérea prévia a fim de oferecer oxigenação tecidual adequada.
As crianças geralmente chegam ao atendimento hipotérmicas, podendo ser aquecidas com calor radiante, cobertor térmico e líquidos intravenosos aquecidos.
Para controlar a hemorragia externa, deve ser realizada pressão manual direta sobre os ferimentos sangrantes identificados. Pinças hemostáticas não devem ser utilizadas pelo risco de danificar as estruturas adjacentes.
Sabendo-se que, no Brasil, as infecções parasitárias são um grave problema de saúde pública, particularmente na população infantil, assinale a alternativa correta.
Pacientes infectados com Cryptosporidium sp devem ser tratados com albendazol, 400mg, por 14 dias.
Infecções por Enterobius vermiculares estão relacionadas a fatores socioeconômicos e apresentam quadro clínico com prurido anal noturno, anorexia, diarreia e vômitos.
Recomenda-se tratamento com metronidazol, 35-50mg/kg/dia, 3 vezes ao dia por 7-10 dias para os casos de infecção por Balantidium coli.
Pacientes infectados por Ascaris lumbricoides, com invasão da via biliar ou oclusão intestinal, devem ser tratados com piperazina após a administração de óleo mineral.
Infecções por Trichuris trichiura têm maior ocorrência em área rural e de suinocultura, também ocorrendo surtos por contaminação de água.
Sobre o lúpus eritematoso sistêmico, é correto afirmar que
o quadro clínico do LES é bastante típico, caracterizado pelo acometimento de pulmões e trato gastrointestinal.
apesar de raro, o acometimento cutâneo é um sintoma importante do LES, caracterizando-se por lesões eritematodescamativas e atróficas.
uma das complicações do LES é a necrose óssea avascular, cuja etiologia é geralmente relacionada ao uso de corticosteroides.
os comprometimentos cardíaco e renal são complicações raras do LES, mas de alta gravidade.
crianças com comprometimento exclusivamente cutâneo devem receber dose maior de corticosteroides que a dose regular para pacientes com LES.
Em relação ao manejo cirúrgico, relacione os tipos de cardiopatias congênitas aos seus respectivos procedimentos e, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Fechamento direto com circulação extracorpórea, hipotermia e abordagem via átrio direito ou ventrículo direito.
2. Fechamento direto com circulação extracorpórea, sendo realizada sutura ou colocação de enxerto de pericárdio bovino ou material sintético em pacientes com média de 3-5 anos.
3. Fechamento com ligamento e divisão do vaso por toracotomia, com circulação extracorpórea. Está indicado para prematuros que não respondem ao tratamento clínico com indometacina.
4. Valvotomia fechada com dilatadores ou cateteres com balão sem circulação extracorpórea (CEC). Em pacientes graves, está indicado o uso de CEC. Realiza-se a substituição da válvula ou comissurectomia.
( ) Estenose aórtica.
( ) Comunicação Interatrial.
( ) Comunicação Interventricular.
( ) Ducto arterioso patente.
2/ 3/ 4/ 1
1/ 2/ 3/ 4
1/ 4/ 2/ 3
4/ 2/ 1/ 3
2/ 4/ 3/ 1
Sabendo-se que A. é um paciente assintomático com coarctação de aorta, assinale a alternativa que corresponde às manifestações clínicas que ele pode vir a apresentar.
Dor nos membros inferiores, pulsos periféricos diminuídos ou ausentes nos membros inferiores.
Ritmo de galope, pulsos periféricos diminuídos ou ausentes em membros inferiores.
Sopro sistólico 2 a 4+, com epicentro no segundo e terceiro espaços intercostais e transmissão para o pescoço e para a região apical.
Retardo de crescimento e insuficiência cardíaca, cianose e intolerância ao exercício.
Cianose evidente ao nascimento, retardado do crescimento e fadiga, além de história de crises hipoxêmicas.
Em relação às cardiopatias congênitas, assinale a alternativa incorreta.
Em casos de defeito do septo atrioventricular, em lactantes pequenos com insuficiência cardíaca congestiva, o tratamento clínico é realizado quando o risco da cirurgia é grande, e é feito com digoxina, diurético e inibidores da enzima conversora de angiotensina.
Ducto arterioso patente é mais frequente em recém-nascidos do sexo feminino, com trissomia do 21, e em recém-nascidos prematuros. Também é a cardiopatia mais comum em rubéola congênita no primeiro trimestre.
Nos casos de estenose pulmonar, o ecocardiograma mostra espessamento dos folhetos da válvula pulmonar com restrição da abertura e do tronco pulmonar.
No tratamento clínico dos casos graves de estenose pulmonar, indica-se restrição a exercícios físicos. A opção cirúrgica é recomendada nos casos em que a valvuloplastia por cateter balão falhar e houver estenoses subvalvares.
Parte das CIAs (comunicação interatrial) fecham-se espontaneamente até 1 ano de vida, mas CIAs grandes evoluem para hipertensão pulmonar, insuficiência cardíaca e arritmia entre 30-40 anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...