Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre as manifestações clínicas das bronquiectasias, pode-se afirmar que:
A hiporreatividade brônquica à provocação, por exemplo, com metacolina, e a ausência de reversibilidade da obstrução do fluxo aéreo com broncodilatadores inalantes raramente ocorre.
O parvovírus B19 e o citomegalovírus são os principais vírus que provocam bronquiectasia em associação com o envolvimento do trato respiratório inferior.
A bronquiectasia das vias respiratórias relativamente proximais sem a presença de nódulos pulmonares sugere infecção pelo complexo Mycobacterium avium .
A hemoptise é pouco frequente ocorrendo em apenas 5 a 10% dos pacientes com doença avançada.
A dispneia ou a sibilância geralmente reflete bronquiectasia disseminada ou doença pulmonar obstrutiva crônica.
Em relação à artrite associada às doenças inflamatórias do intestino, pode-se afirmar que:
A artrite tende a ser aguda, mas não está associada a uma exacerbação da doença intestinal
A maioria dos pacientes tem poliartrite migratória simétrica que atinge primariamente as grandes articulações dos membros inferiores.
Adoença articular ocorre tardiamente no curso da doença intestinal, é progressiva e na maioria dos casos resulta em comprometimento incapacitante das articulações atingidas pelo processo inflamatório.
Devido ao caráter progressivo e autônomo da doença articular, a artrite periférica não responde ao tratamento bem-sucedido da doença intestinal
As radiografias demonstram tumefação de partes moles e derrames intra-articulares, com erosões e destruição acentuadas que ocorrem precocemente no curso da doença intestinal.
A droga antiarrítmica cujo mecanismo de ação se dá pelo bloqueio dos canais lentos de cálcio é:
amiodarona.
mexiletina.
fenitoína.
adenosina.
verapamil.
Em um jovem que, após ingestão excessiva de bebida alcoólica e vômitos repetidos, apresenta hematemese, o diagnóstico endoscópico de síndrome de Mallory-Weiss é confirmado, ao se identificar que a fonte de sangramento digestivo deste paciente se deve à:
esofagite erosiva aguda.
gastrite erosiva aguda.
laceração da mucosa e submucosa esofagiana emseu terço proximal.
laceração da mucosa e submucosa esofagiana emseu terço médio.
laceração da mucosa e submucosa esofagiana na junção esofagogástrica
A hipertensão pulmonar está mais frequentemente associada à:
lúpus eritematoso sistêmico.
dermatomiosite.
artrite reumatoide.
esclerodermia.
fibromialgia.
A afecção que tem como caracter íst ica patognomônica à microscopia eletrônica o apagamento dos pedicelos das células epiteliais viscerais (podócitos), dando a impressão de fusão desses processos, é a:
glomeruloesclerose segmentar com hialinose.
glomerulopatia por lesão mínima
doença por depósito de cadeias leves.
doença policística autossômica dominante.
nefropatia hipocalêmica.
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. São atitudes éticas, exceto:
Honestidade no trabalho
Segredo profissional
Respeito aos colegas de trabalho
Descumprir os valores morais da sociedade
Assinale a alternativa que melhor caracteriza a Competência no Trabalho:
É a capacidade de descumprir suas tarefas
É a velocidade na execução das tarefas
É o número de cursos e diplomas de uma pessoa
É o conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos de uma pessoa
A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos (silvestre e urbano). Reveste-se da maior importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas. (Guia de Vigilância Epidemiológica, A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos (silvestre e urbano). Reveste-se da maior importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas. (Guia de Vigilância Epidemiológica, A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos (silvestre e urbano). Reveste-se da maior importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas. (Guia de Vigilância Epidemiológica,Ministério da Saúde). A vacina que previne a febre amarela é:
DTP + Hib (tetravalente)
BCG
17DD
DPTa
Doença febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresenta. Atualmente, é a mais importante arbovirose que afeta o ser humano, constituindo-se em sério problema de saúde pública no mundo. Ocorre e dissemina-se especialmente nos países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do principal mosquito vetor. (Guia de Vigilância Epidemiológica, Ministério da Saúde, adaptado). O texto descreve a:
Dengue
Tuberculose
Tétano
Hanseníase
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...