Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
H.A.S., homem de 62 anos com controle irregular da pressão arterial relata que sofre defadiga e dispneia há 2 anos. Nega coronariopatia, DM, etilismo ou tabagismo. Epidemiologia para Chagas negativa. Deu entrada na emergência com queixa de dispneia em repouso há 3 dias. Ao exame estava dispneico 2+/IV cianose discreta, estase jugular moderada. PA = 100/ 84 mmHg, pulso 114 bpm, afebril, peso 82 Kg, altura 1,60 cm. O ritmo cardíaco mostrou-se bastante irregular SS 2+/IV em foco mitral com irradiação para axila. Estertores finos em bases pulmonares, fígado a 3 cm do rebordo costal direito e doloroso e edema 2+/IV de MMII. É manejado na emergência com ICC descompensada e internado na enfermaria. No 3º dia de internação, já mais estável, apresentou dispneia, cianose e PCR responsiva às manobras de reanimação permanecendo em ventilação mecânica com noradrenalina sendo encaminhado à UTI. Dado esse contexto, quais das hipóteses abaixo são mais adequadas como diagnóstico diferencial dessa intercorrência neste paciente:
TEP, AVC ou tamponamento cardíaco.
AVC, sepse ou TEP.
Sepse, pneumotórax ou IAM.
TEP, IAM ou arritmia.
HSA, TEP ou IAM.
Mulher 63 anos, tabagista, não hipertensa, apresentase na UTI com febre e tosse produtiva há 2 dias. Exame acusa PA 100/60 mmHg, FC 106 bpm, FR 30 mrpm e T 38,7oC. Ritmo cardíaco regular sem sopro e ausculta pulmonar com roncos e estertores crepitantes em base direita. Abdome flácido, indolor, sem visceromegalia e membros inferiores com edema 1+/IV. Conceitualmente, qual a melhor definição para esse quadro?
Síndrome da resposta inflamatória sistêmica.
Pneumonia.
Sepse pulmonar.
Sepse pulmonar grave.
Choque séptico de foco pulmonar.
De acordo com as atuais diretrizes sobre a terapia precoce de ressuscitação hemodinâmica dirigida por metas na abordagem do paciente com sepse grave e choque séptico, quais são os objetivos terapêuticos na fase aguda?
PAM > 75 mmHg, SvcO2 > 65%, diurese > 0,5 ml/Kg/h.
PAM > 65 mmHg, SvcO2 > 65%, diurese > 1 ml/Kg/h.
PAM > 65 mmHg, SvcO2 > 70%, diurese > 0,5 ml/Kg/h.
PAM > 75 mmHg, SvcO2 > 65%, diurese > 0,5 ml/Kg/h.
PAM > 75 mmHg, SvcO2 > 70%, diurese > 1 ml/Kg/h.
O quadro clínico mais frequente na hérnia diafragmática congênita é a:
dificuldade alimentar.
pneumonia.
angústia respiratória.
obstrução intestinal.
vômitosemjato.
É caracterizada como hipertensão sistólica isolada quando:
Podem cursar com esplenomegalia, exceto:
malária.
febre amarela.
esquistossomose.
doença de Gaucher.
Quanto tempo antes de uma viagem a área endêmica para febre amarela o individuo deve receber vacina contra esta patologia?
1 mês.
20 dias.
10 dias.
5 dias.
São critérios diagnósticos da vaginose bacteriana, exceto:
presença de clue-cells no exame a fresco do conteúdo vaginal.
teste das aminas positivo.
De acordo com a Academia Americana de Diabetes em 2010, a glicemia de jejum alterada é definida entre os seguintes valores:
É agravo de notificação compulsória no estado do Paraná, exceto:
cisticercose.
paracoccidoidomicose.
intoxicaçãoo exógena.
tracoma.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...