Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Modalidade de psicoterapia breve psicodinâmica que baseia-se nos conceitos de experiência emocional corretiva e efeito carambola focalizando em conflitos específicos ou temas definidos previamente no início da terapia. A atenção é dirigida para as experiências atuais do paciente, inclusive os sintomas. Trata-se de:
Terapia interpessoal.
Terapia cognitivo-comportamental.
Terapia focal.
Psicoterapia de orientação analítica.
Segundo a concepção psicopatológica, com base na patologia geral e na escola jasperiana, os cursos crônicos dos transtornos mentais podem ser de dois tipos: processo e desenvolvimento. O que vai diferenciá-los é a ruptura ou não na linha vital, ou seja, o fato de ser psicologicamente compreensível ou não. O mesmo ocorre com os fenômenos agudos ou subagudos, que classificam- se em crises ou ataques, episódios, reações vivenciais, fases e surtos, também diferenciados pela compreensão psicológica. Dos tipos de evolução dos quadros psiquiátricos, os psicologicamente compreensíveis (mantendo conexão de sentido) são:
Processo (crônico) / Fase (agudo).
Processo (crônico) / Reação vivencial (agudo).
Desenvolvimento (crônico) / Reação vivencial (agudo).
Desenvolvimento (crônico) / Surto (agudo).
De acordo com a CID-X, os indivíduos que apresentam esse grau de retardo mental revelam, nos testes de inteligência, um QI na faixa de 50 a 69. A idade mental do adulto corresponde à uma criança de cerca de 9 a 12 anos. É considerado o grupo mais frequente de pessoas com retardo mental, compreendendo cerca de 85% de todos os indivíduos com algum grau de retardo. Apresenta um perfil de transtornos mentais bastante semelhante ao do sujeito normal, não elaborando, porém, com sofisticação, o conteúdo dos sintomas. Trata-se do retardo mental:
Limítrofe.
Leve.
Moderado.
Grave.
Segundo a CID-X e o DSM-IV, os transtornos da personalidade podem ser agrupados em três grandes subgrupos, que são: A- esquisitos e/ou desconfiados; Binstáveis e/ou manipuladores; C- ansiosos e/ou controladoscontroladores. Os tipos de transtornos de personalidade que melhor se enquadram no subgrupo B (impulsividade e/ou manipulação) são:
Borderline / Sociopática / Histriônica.
Borderline / Dependente / Sociopática.
Esquizóide / Sociopática / Dependente.
Dependente / Sociopática / Histriônica.
Trata-se da alteração da linguagem falada que resulta da deformação, da omissão ou da substituição dos fonemas, não havendo alterações identificáveis nos movimentos dos músculos que participam da articulação e da emissão das palavras, a:
Disartria.
Alexia.
Dislalia.
Disfemia.
Os falsos desconhecimentos e os falsos reconhecimentos, assim como as demais síndromes delirantes dessa natureza, ocorrem com mais frequência associados à esquizofrenia, depressões graves e síndromes psico-orgânicas agudas ou crônicas. Mas também podem se manifestar de forma isolada. Quando o paciente relata que certa pessoa de seu círculo familiar, geralmente percebida como perseguidor, e outra pessoa, estranha, também perseguidor, têm características físicas e psicológicas em comum, damos o nome de:
Síndrome de Frégoli.
Síndrome de intermetamorfose.
Síndrome de Capgras.
Síndrome do duplo subjetivo.
A recapitulação e a revivescência intensa, abreviada e panorâmica da existência, uma recordação condensada de muitos eventos passados, que ocorre em breve período. O indivíduo tem a vivência, muitas vezes, de uma alucinação, a visão de cenas passadas como forma de presentificação do passado. Trata-se da descrição de uma alteração qualitativa da memória, chamada:
Criptomnésia.
Ecmnésia.
Fabulação.
Ilusão mnêmica.
A atenção pode ser definida como a direção da consciência, o estado de concentração da atividade mental sobre determinado objeto. Sabe-se que a atenção está quase sempre alterada nos transtornos mentais graves. Sobre a atenção, é INCORRETO afirmar que:
Nos quadros depressivos, geralmente, há diminuição geral da atenção, ou seja, hipoprosexia.
No TOC, há atenção ou vigilância excessiva e desregulada. O paciente demonstra alterações no controle executivo (funções frontais), na memória de trabalho e na seleção de respostas.
Na esquizofrenia, o déficit de atenção é central. Os pacientes apresentam grande dificuldade com a atenção central, por forte tendência à distraibilidade.
Nos quadros maníacos, há diminuição da atenção voluntária e aumento da atenção espontânea, com hipovigilância e hipertenacidade.
Segundo informações do Ministério da Saúde, qual a substância de abuso que gera, quantitativamente, a maior parte dos agravos à saúde atualmente?
Tabaco.
Crack.
Maconha.
Inalantes.
Álcool.
A Portaria n° 1.876 do Ministério da Saúde (2006), institui as Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio. Dent ro das just i f icat ivas para implementação deste tipo de política pública, é correto afirmar que:
apesar da questão ainda não constituir um grave problema de saúde pública, ela pode vir a afetar a sociedade.
as ações devem se centrar nos portadores de doenças mentais.
existe um aumento observado na frequência do comportamento suicida entre jovens entre 15 e 25 anos.
oscustos com os procedimentos necessários às intervenções após as tentativas de suicídio são baixos.
o impacto deste tipo de evento se restringe aos familiares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...