Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Após mais de 50 anos de seu desenvolvimento, a eletroconvulsoterapia (ECT) permanece um tratamento importante, efetivo e seguro para uma série de transtornos neuropsiquiátricos. Não é indicação de ECT:
Doença de Parkinson.
Epilepsia refratária a tratamento medicamentoso.
Transtorno de estresse pós-traumático.
Grávida com transtorno depressivo grave.
Paciente do sexo feminino, 61 anos, aposentada. Há 1,5 anos, começou a apresentar apatia crescente, perseveração de frases e idéias. Há 8 meses, iniciou quadro de piora para falar, com redução da produção verbal, latência aumentada para resposta, bradilalia. Não tem interesse na realização das tarefas domésticas e, ao mesmo tempo, apresenta traços obsessivos relacionados à limpeza de certos móveis. Descuido da higiene pessoal, exibindo hiperoralidade com preferência por alimentos doces, além de manipular o conteúdo das lixeiras, recolhendo restos de comida e consumindo-os. Dá gargalhadas sem motivos. Nos últimos dias, evoluiu com incontinência urinária e fecal, com redução da produção verbal. Família nega diabetes melitus ou doença coronariana. Sorologias para Lues, HIV e hepatites virais negativas. HAS controlada por atenolol e hidroclorotiazida. Tomando por base os dados acima, a hipótese diagnóstica mais provável é:
Demência de Alzheimer.
Demência com Corpos de Lewy.
Demência frontotemporal.
Demência de Creutzfeldt-Jacob.
Das alternativas abaixo, a que se caracteriza como DISSONIA é:
Terror noturno.
Síndrome da apnéia obstrutiva do sono.
Sonambulismo.
Bruxismo
Fazem parte do diagnóstico diferencial orgânico para o transtorno do pânico, exceto:
Hiperventilação.
Epilepsia.
Doença de Addison.
Doença de Parkinson.
Na esquizofrenia do tipo hebefrênico, são alterações características:
Estupor, flexibilidade cerácea, palilalia.
Maneirismos, desagregação do pensamento, afeto inadequado ou embotado.
Hipomnésia de fixação, fabulação, desorientação temporal.
Comportamento infantilizado, logorréia, desinibição.
Ao avaliar um paciente com dependência de opiáceos que cometeu um crime, o psiquiatra conclui que ele é inimputável por ser inteiramente incapaz de determinação. A função psíquica prejudicada neste caso é:
Juízo de realidade.
Consciência.
Inteligência.
Vontade.
Paciente de 17 anos, sexo masculino, vem apresentando pensamentos intrusivos com conteúdos agressivos e religiosos. Tais pensamentos lhe causam intensa ansiedade. Numa tentativa de neutralizá-los, desenvolveu alguns rituais compulsivos, como tocar com a outra mão tudo que toca antes e contar mentalmente. Sua família só percebeu os rituais com o agravamento dos tiques motores. Após 4 meses de tratamento com Sertralina 200 mg/dia, houve melhora dos sintomas, porém os tiques persistiram. A conduta farmacológica preconizada é associar:
Pimozida
Alprazolam.
Clomipramina.
Lítio.
O lítio é o medicamento de primeira escolha para todas as fases do transtorno bipolar, episódios de mania aguda e depressivos agudos, além de apresentar eficácia profilática comprovada na fase de manutenção. Também é eficaz na redução do risco de suicídio, como potencializador da ação de antidepressivos, e de mortalidade por todas as causas em pacientes com transtorno do humor. Com relação ao lítio, é INCORRETO afirmar que:
Efeitos colaterais mais graves (sonolência, diarréia intensa, vômitos, tremores grosseiros, tontura, disartria) são sinais de uma possível intoxicação.
Não possui propriedades de ligação com proteínas plasmáticas e nem metabólitos, sendo excretado quase que totalmente pelos rins, embora pequenas quantidades sejam expelidas pelas fezes e pelo suor.
O uso concomitante de dieta hipossódica, anti-inflamatórios, diuréticos, inibidores de ECA pode diminuir os níveis sanguíneos de lítio.
A entrada e saída do lítio no SNC são lentas, talvez esse seja o motivo pelo qual algumas superdoses agudas sejam relativamente bem toleradas, e as intoxicações crônicas persistam mesmo após a diminuição substancial dos níveis séricos.
Sobre o Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), é correto afirmar que:
É um transtorno na grande maioria das vezes autolimitado que remite até o fim da adolescência.
Apresenta progressiva piora dos sintomas a partir da adolescência, com o aumento das demandas da vida adulta.
É um transtorno invariavelmente crônico com persistência da intensidade dos sintomas na vida adulta.
É um transtorno com tendência à cronicidade em mais de metade dos casos.
Segundo Carl Jung, o processo de INDIVIDUAÇÃO caracteriza-se por:
A experiência total de integridade ao longo de uma vida inteira o surgimento de si mesmo na estrutura psicológica e na consciência.
Imagens de determinadas situações de forte carga emocional e, além disso, incompatível com a atitude habitual da consciência.
Uma disposição (ou atitude) que governa as nossas relações com o mundo interior do inconsciente imaginações, impressões subjetivas, idéias, humores e emoções.
Imagens de determinadas situações de forte carga emocional e, além disso, incompatível com a atitude habitual do inconsciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...