Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No ambiente ocupacional, existem materiais que podem liberar substancias tóxicas e provocar, de maneira crônica ou aguda, risco de contaminação. Assinale a opção que apresenta os dois gases que têm alto poder asfixiante e que foram responsáveis pela intoxicação no acidente.
dióxido de carbono e sulfeto de hidrogênio
monóxido de carbono e cianeto de hidrogênio
dióxido de carbono e cianeto de hidrogênio
monóxido de carbono e arsênio
monóxido de carbono e sulfeto de hidrogênio
Uma trabalhadora do setor administrativo procurou atendimento médico apresentando sintomatologia típica de síndrome do túnel do carpo bilateral.
Nessa situação, o principal diagnóstico diferencial que poderia elucidar uma causa extralaboral é adislipidemia.
anemia.
policitemia.
hepatite.
gravidez.
Um paciente, em decorrência de esforços do antebraço em pronação (carregar peso, praticar musculação, apertar parafusos), sofreu a compressão do nervo mediano na região do cotovelo, o que lhe ocasionou a diminuição da força de preensão e de pinça. Além disso, foram constatadas alterações de sensibilidade na área distal dos dedos e na região tenar. Nesse caso, o diagnóstico mais provável para esse paciente é o de síndrome do
túnel do carpo.
interósseo anterior.
túnel cubital.
canal de Guyon.
pronador redondo.
Com relação à perda auditiva induzida por ruído ocupacional (PAIRO), assinale a opção correta.
A fisiopatologia da PAIRO é a lesão degenerativa no órgão de Corti, situado na orelha média, responsável pela transformação de estímulos sonoros em sinais neurológicos.
Certos agentes químicos podem causar perdas auditivas com as mesmas características audiométricas da PAIRO.
A ocorrência de ruído acima de 85 decibéis caracteriza exposição excessiva.
Uma das características da PAIRO é a pequena variação da suscetibilidade individual do trabalhador.
Apesar de pouco frequente, a PAIRO pode ser bilateral.
Considere que um médico do trabalho pretenda realizar estudo para verificar o número de trabalhadores da saúde expostos ao vírus da hepatite B. Nessa situação, o melhor marcador viral para ser verificado e o tipo de estudo a ser realizado pelo médico correspondem, respectivamente a
HBeAg e estudo caso controle.
anti-HBSAg e estudo transversal.
HBeAg e estudo de coorte.
anti-HBs e estudo transversal.
HBSAg e estudo de coorte.
A zoonose causada pelo bacillus anthracise e que se manifesta nas formas cutânea, pulmonar (doença dos cortadores de lã, com pneumonia extensa) e gastrointestinal denomina-se
blastomicose.
carbunculose.
brucelose.
leptospirose.
psitacose.
Em relação à tuberculose pulmonar relacionada ao trabalho, assinale a opção correta.
A bactéria causadora da tuberculose é sensível à radiação ultravioleta, cuja utilização é indicada para tetos de salas de fibrobroncoscopia e de indução de escarro, haja vista a possibilidade de diminuir a transmissão do bacilo.
Nos trabalhadores expostos à poeira, principalmente a asbesto, deve-se proceder à pesquisa de bacilo álcool-ácido-resistente em escarro somente se o resultado do teste cutâneo PPD for positivo.
Recomenda-se a aplicação da vacina BCG em todos os trabalhadores não reatores ao PPD e com risco de exposição, pois o resultado do teste de PPD positivo, mesmo isoladamente, indica infecção e tuberculose.
A tuberculose pulmonar, doença que ocorre com maior frequência em trabalhadores expostos à sílica, apresenta maior resistência ao tratamento com antimicrobianos.
O teste PPD deve ser realizado periodicamente para detectar os trabalhadores suscetíveis à doença pela exposição no ambiente de trabalho. Em caso de viragem desse teste em trabalhadores expostos, estes não devem receber isoniazida imediatamente, mas a repetição do teste após seis meses.
Entre as doenças profissionais sofridas por trabalhadores submetidos a pressões atmosféricas elevadas, a única que é patologia irreversível e de instalação insidiosa é
o barotrauma dos seios da face.
o barotrauma do ouvido médio.
a embolia pulmonar.
a artralgia hiperbárica.
a osteonecrose asséptica.
Assinale a opção que apresenta um método válido, prático e econômico para a avaliação da sobrecarga térmica do trabalhador submetido a temperaturas elevadas no ambiente de trabalho.
taxa de recuperação da frequência cardíaca
frequência respiratória
dosagem de sódio sérico
avaliação da pressão arterial sistêmica
dosagem de sódio no suor
Assinale a opção correta em relação à prestação dos primeiros procedimentos de socorro em caso de intoxicações agudas relacionadas ao trabalho.
Entre os pacientes que são atendidos em emergência médica em decorrência de choque, a maioria são pacientes que sofreram choque do tipo cardiogênico.
O uso de adsorventes é contraindicado para pacientes que igeriram cáusticos, derivados do petróleo e metanol.
A acidificação da urina é indicada para diminuir a reabsorção renal do agente tóxico.
O esvaziamento gástrico é procedimento-padrão a ser adotado em caso de ingestão de substâncias cáusticas.
A utilização de antídotos deve ser considerada como a primeira opção para combater a intoxicação aguda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...