Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dos abaixo, o paciente que com maior probabilidade receberá terlipressina, é o que apresenta
fração de ejeção de 45% e troponina elevada.
sódio sérico de 121 mEq/L e sódio urinário de 50 mEq/L.
S1Q3T3 ao eletrocardiograma e pO2 arterial de 55 mmHg.
INR de 2,4 e clearence de creatinina de 23 mL/ min.
fibrilação atrial aguda e TSH indetectável.
Considere algumas características de linfomas:
I. Não costuma apresentar sintomas compressivos. II. Apresentação clínica variada, porém segue estereótipo de massa linfonodal indolor e sintomas sistêmicos. III. Sítio de origem com predomínio nodal, mas podendo ser extranodal em até 35% dos casos. IV. Disseminação linfonodal sem contiguidade. São próprios do linfoma não-Hodgkin APENASI e III.
I e II.
II e III.
I e IV.
III e IV.
Homem de 69 anos é internado numa enfermaria de clínica geral. Os dados de anamnese mais relevantes são: prostração, última evacuação há uma semana, náuseas, poliúria, cefaleia e dificuldade em reconhecer os familiares. À propedêutica física observam-se: mucosas ressecadas e descoradas, além de delirium. Os exames mostram: áreas líticas em calota craniana e eritrócitos em roulleaux. É provável que à biópsia de medula óssea, detecte- se aumento significativo no número de
células de Reed-Sternberg.
mieloblastos.
linfoblastos.
neutrófilos hipersegmentados.
plasmócitos.
Considere quatro pacientes:
I. Jovem de 23 anos com gengivorragia e exame físico normal exceto pela presença de petéquias em pernas. Laboratorialmente, a única alteração é a contagem de 5.500 plaquetas/mm3. II. Mulher de 35 anos com fraqueza e dispneia. Ao exame físico está descorada. Laboratorialmente há anemia, reticulocitose e teste de Coombs positivo. O fator antinuclear é negativo. III. Homem de 40 anos com fraqueza, febre, confusão mental, icterícia sem colúria e petéquias. Laboratorialmente: anemia, plaquetopenia e grande quantidade de esquizócitos circulantes. IV. Mulher de 48 anos com astenia, equimoses e ataxia de marcha. Laboratorialmente: pancitopenia, volume corpuscular médio de 125 fL e DHL muito elevado. Esplenectomia faz parte das opções terapêuticas APENAS dos pacientesIII e IV.
I e II.
I e III.
II e IV.
I e IV.
Considere dois grupos de pacientes acometidos de acidente vascular cerebral isquêmico, separados por território arterial acometido.
Grupo I: território carotídeo. Grupo II: território vertebrobasilar. Faz parte do quadro neurológico destes grupos:Durante a cefaleia de uma migrânea sem aura, ao menos uma das características abaixo estará presente:
fonofobia.
hiperemia conjuntival.
rinorreia.
edema palpebral ipsilateral.
ptose ipsilateral.
Em relação ao eletroencefalograma (EEG) é INCORRETO afirmar:
O vídeo − EEG tem sensibilidade igual ao EEG, mesmo mantendo o paciente mais tempo sob observação e registro.
A ausência de anormalidades epileptiformes ao EEG não exclui epilepsia, pois as descargas intercríticas podem ou não ocorrer no período em que o exame foi realizado.
Descargas em áreas mais profundas podem ser menos acessíveis aos eletrodos de superfície e não serem registradas.
Mesmo indivíduos normais podem apresentar alterações (epileptiformes ou não) ao EEG.
Em pacientes com suspeita de crises e EEG normal, este deve ser repetido, pois a realização de até três exames aumenta a sensibilidade do método em detectar anormalidades.
No caso típico de um paciente que é admitido num serviço de emergência em cetoacidose diabética, o mais provável de encontrar-se é
idade superior a 55 anos.
coma profundo.
quadro de hiperventilação.
história insidiosa de instalação do quadro clínico.
propedêutica clínica compatível com extrema desidratação.
São apresentados medicamentos indicados no tratamento de diabetes mellitus:
Medicamento I: análogo de insulina que tem início de ação imediata e duração de efeito de cerca de 3 horas. Medicamento II: agonista de receptor de glucagon − like peptide 1 (GLP-1). Dos abaixo, exemplificam esses medicamentos, respectivamente,detemir e sitagliptina.
glargina e pioglitazona.
aspart e liraglutida.
lispro e repaglinida.
aspart e gliclazida.
Dos abaixo, o medicamento que é utilizado tanto no tratamento da tempestade tireoideana quanto no do coma mixedematoso é
propranolol.
hidrocortisona.
metimazol.
iodeto de potássio.
carbonato de lítio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...