Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos procedimentos ancilares do rejuvenescimento facial, assinale a opção correta.
O uso de isotretinoína (roacutan) não representa risco para o paciente em tratamento com resurfacing facial.
Pele com foto tipo Fistzpatric V tem boa indicação para laser.
O método não cirúrgico mais efetivo para redução das rugas periorbitais é a injeção de toxina botulínica nessa região.
A injeção de ácido hialurônico não está indicada para preenchimento de rugas, cicatrizes e sulcos da face.
Pacientes com história prévia de queimaduras, enxertos de pele ou submetidos a tratamento com radioterapia na face não apresentam contraindicação para o tratamento com laser resurfacing facial.
Assinale a opção em que são apresentadas alterações presentes no processo de envelhecimento.
Hiperplasia e deslocamento da gordura subcutânea do terço médio da face.
Aumento da elastina e consequente ganho de elasticidade da pele, bem como maior complacência.
Os anexos cutâneos (folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas) apresentam aumento progressivo em número e função.
Aumento da espessura do estrato córneo e hiperpigmentação da pele nas áreas não expostas ao sol.
Na pele foto exposta, a derme apresenta elastose, que é a produção de elastina anormal pelos fibroblastos danificados pela radiação ultravioleta.
Um paciente, submetido à ritidoplastia não apresenta, após oito meses da realização do procedimento, recuperação da sensibilidade na região adjacente ao pavilhão auricular direito nem no lóbulo da orelha direita.
Diante do caso clínico, o diagnóstico corresponde alesão do ramo auricular magno direito.
axoniotmese de ramos do sétimo par craniano.
hematoma retrouricular e retrobulbar à direita.
inexistência de lesão nervosa, com perda de sensibilidade nessa área dado o descolamento inerente à técnica cirúrgica de ritidoplastia.
parestesia do ramo trigêmeo direito.
A blefaroplastia clássica tem como objetivo principal a correção de
dermatocalase.
ptose palpebral.
sulcos excessivos nas pálpebras e no rebordo orbital.
ptose do supercílio.
ectrópio senil.
Com relação à cirurgia de transgenitalização, assinale a opção correta.
A lei brasileira permite a realização da cirurgia de transgenitalização em instituições sem vínculos com o meio acadêmico.
A legislação brasileira proíbe a realização dos procedimentos complementares à transgenitalização, como lipoaspiração, depilação e inclusão de prótese de mama.
O pênis de tamanho reduzido até duas vezes menor que um pênis normal deve ser caracterizado como uma forma de transexualismo.
No Brasil, a cirurgia da transgenitalização tem caráter especial e segue as disposições específicas do Conselho Federal de Medicina.
No Brasil, a indicação e a execução das cirurgias de transgenitalização podem ficar somente a critério do próprio cirurgião assistente do caso.
Não há critério uniforme na literatura a respeito das margens cirúrgicas de ressecção de tumores basocelulares e espinocelulares. Para normatizar as margens de ressecção, o National Comprehensive Cancer Network, em 2004 classificou os carcinomas basocelulares e espinocelulares em tumores de baixo e alto índice de recidiva. Considerando essa classificação, assinale a opção correta.
O grau de diferenciação é fator com valor prognóstico de recidiva para tumor basocelular.
Fatores como grau de diferenciação, invasão perineural e invasão vascular são importantes para caracterizar o risco de recidiva tanto de tumores espinocelulares quanto de basocelulares.
Tumor basocelular localizado no tronco e nos membros é considerado de alto risco de recidiva quando apresenta tamanho maior que 1 cm.
Tumores basocelulares do tipo histológico micronodular, esclerodermiforme e adenoide cístico são considerados como de baixo risco de recidiva.
Nas áreas de H da face (olhos, orelhas, nariz e boca), são considerados de alto risco os tumores maiores ou iguais a 6 mm.
A radiação terapêutica pode ser utilizada no tratamento coadjuvante de tumores como os da mama e pode ter relevância nos procedimentos de reconstrução. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
Com a evolução de técnicas e aparelhos de radioterapia, atualmente não se verificam casos de fibrose ou radiodermites em áreas irradiadas.
A radiação resulta em fibrose microvascular e comprometimento na circulação sanguínea transitória, que melhoram com o tempo.
A fibrose microvascular, secundária a radiodermite, dificulta a migração de leucócitos e consequentemente prejudica a cascata de reação inflamatória local, que é essencial no processo de cicatrização da ferida.
A extensão da injúria tecidual pela irradiação observada clinicamente na superfície afetada é menor que as alterações teciduais internas. Assim, não há necessidade de serem amplas as margens de ressecção de áreas com feridas por radiodermite, para reconstruções; basta incluir o defeito observado clinicamente na superfície cutânea.
A excisão com fechamento primário ou com enxerto de pele nas áreas de úlceras de radiodermite tem regularmente produzido resultados satisfatórios com baixa propensão à recorrência.
Com referência as características e tratamentos de úlceras de pressão, assinale a opção correta.
A umidade excessiva da pele, resultado de uso prolongado de fraldas com acumulo de secreções naturais como fezes e urina, é fator de risco para o desenvolvimento de úlceras de pressão.
O fator mais importante para o desenvolvimento de úlcera de pressão é a compressão excessiva e prolongada sobre áreas do corpo. Estudos demonstram que, se uma pressão superficial igual ou duas vezes maior que a pressão capilar (15 mmHg) for aplicada por uma hora ininterrupta sobre a superfície corporal, será produzida isquemia tecidual local irreversível.
Após um trauma raquimedular, inicialmente o paciente é submetido a um regime de decúbito dorsal com mudanças de decúbito para laterais, o que pode resultar em maior propensão à formação de úlceras de pressão em regiões isquiáticas, trocantéricas e sacral.
O sítio mais comum de ocorrência de úlceras de pressão é a região sacral, área do corpo que sustenta a maior parte do peso, sendo, portanto, a que sofre maior pressão quando o indivíduo está na posição sentada.
Entre os fatores de risco para desenvolvimento de úlceras de pressão está a espasticidade. Pacientes com lesão cervical ou lesão torácica alta são menos acometidos de espasticidade que pacientes com lesões medulares lombares.
Uma possível complicação na inclusão de prótese de mama é a doença de Mondor, que se caracteriza por
contratura idiopática precoce da cápsula envoltória do implante de silicone texturizado.
retração iatrogênica do implante pós-hematoma.
tromboflebite autolimitada de veias superficiais na região inferior da mama.
brida cicatricial subcutânea observada na técnica de acesso pela via axilar.
infecção tardia do implante mamário.
A respeito da mama tuberosa, assinale a opção correta.
Na técnica cirúrgica para correção da mama tuberosa, devem ser consideradas as variações anatômicas de cada caso, e pode ser utilizado o expansor tecidual.
Base mamária estreita, implantação baixa do sulco mamário e relativa hipoplasia de um ou mais quadrantes são características de mamas tuberosas.
A mama tuberosa, cuja alteração anatômica fundamental observada é a herniação do tecido mamário mediante um anel constrito fascial atrás da aréola, não é considerada uma desordem de desenvolvimento na mama.
A mama tuberosa distingue-se da mama tubular, uma vez que, embora ambas tenham base estreita, somente a mama tubular apresenta herniação do tecido mamário por meio da aréola, o que causa seu alargamento e sua protrusão.
A mama tuberosa, que já está presente antes da telarca, acomete na maioria dos casos as duas mamas e usualmente está associada à assimetria mamária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...