Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
quanto ao tempo de armazenamento dos tecidos processados, assinale a alternativa correta:
A pele refrigerada à temperatura de 4º ± 2ºC, mantida em meio nutriente, deve ser armazenada por um período máximo de até 14 (quatorze) dias.
Tecidos refrigerados à temperatura de 4ºC ± 2ºC, conservados em glicerol, devem ser armazenados por um período máximo de até 3 (três) anos.
Tecidos liofilizados, embalados à vácuo, mantidos em temperatura ambiente devem ser armazenados por no máximo 10 (dez) anos, caso o vácuo não possa ser garantido, este período deve ser reduzido para 5 (cinco) anos.
Tecidos moles criopreservados à temperatura máxima de 70ºC negativos devem ser armazenados por um período máximo de 5 (cinco) anos.
Em relação à triagem clínica do doador de pele, indique a alternativa incorreta:
A vacinação do doador deve ser avaliada e a aptidão para a doação depende do tipo de vacina e o tempo decorrido entre a vacinação e a data da doação.
No doador cadáver quando os testes das provas de pesquisa para HIV e HCV tiverem resultado negativo, deve-se realizar teste complementar do tipo molecular para a detecção de RNA do HIV e do HCV.
Uma alíquota da amostra de soro ou plasma do doador, utilizada para a realização dos testes de triagem deve ser armazenada, pelo laboratório ou banco de tecidos, em congelador em temperatura igual ou inferior a 20º C negativos, por no mínimo 3 (três) meses após a liberação da última unidade do(s) tecido(s).
Os exames sorológicos do doador devem ser feitos em amostra de sangue colhida entre 72 (setenta e duas) horas antes da parada da circulação sanguínea e até 12 horas após a parada da circulação, se mantido a temperatura ambiente, ou até 24 (vinte e quatro) horas após a parada da circulação sanguínea se o cadáver for refrigerado à 4ºC ± 2ºC.
Em relação aos enxertos de pele, é incorreto afirmar:
Dependem de uma apropriada região receptora para ocorrer a sua integração.
Tem um pedículo próprio.
São indicados para cobertura de áreas cruentas resultantes da ressecção de neoplasias malígnas da pele.
São contra indicados em cobertura de úlceras de decúbito.
qual das alternativas abaixo não é critério de internação de pacientes adultos queimados:
Queimadura de 2º grau em face.
Queimadura de 2º grau em 25% da superfície corpórea.
Queimadura de 1º grau em 70% da superfície corpórea.
Suspeita de queimadura de vias aéreas.
Em relação a questão anterior, a melhor conduta é:
Chamar o oftalmologista.
Deixar o paciente em observação.
Entubar o paciente.
Administrar corticóide intravenoso.
Paciente chega a Sala de Emergência do Hospital com história de fogo no local em que estava, uma danceteria. O local era fechado, houve explosão, muita fumaça e dificuldade de evasão. O paciente apresenta queimadura em face, incluindo sobrancelhas e vibrissas. Está consciente e sua voz apresenta rouquidão. O diagnóstico principal é:
Queimadura dos olhos.
Queimadura do nariz.
Queimadura de face.
Queimadura de vias aéreas.
Conforme a fórmula de Parkland, o volume calculado para reposição de fluídos nas primeiras 24horas em um paciente adulto, que pesa 75kg, com queimadura de terceiro grau em tórax anterior e abdome anterior é:
2025ml.
4050ml.
2700ml.
5400ml.
Um homem de 45 anos estava acendendo a churrasqueira quando resolveu jogar álcool dentro desta, houve uma explosão e as chamas queimaram sua camisa e face resultando em queimadura de face e região anterior do couro cabeludo, tórax anterior, abdome anterior, braço e antebraço direito circunferencial e antebraço esquerdo posterior. Utilizando a Regra dos Nove, calcule a superfície corpórea queimada:
33,75%.
36%.
38,25%.
24,75%.
Uma mulher de 32 anos estava abrindo a panela de pressão quando esta explodiu e o conteúdo quente caiu sobre ela. Ocorreram queimaduras de espessura parcial e total no tórax anterior, antebraço direito anterior e posterior e coxa direita anterior. Utilizando a Regra dos Nove, calcule a superfície corpórea queimada:
22,5%.
18%.
15,75%.
36%.
No que se refere à anatomia da mama, assinale a opção correta.
A inervação sensitiva do complexo areolomamilar é realizada por ramos laterais e mediais do 3.º, 4.º, e 5.º nervos intercostais.
A inervação sensitiva do complexo areolomamilar é realizada por ramos laterais do 4.º, 5.º e 6.º nervos intercostais.
Na ausência de ptose, a aréola localiza-se abaixo da projeção do sulco mamário, ao nível da sexta costela.
O suprimento sanguíneo é realizado por múltiplos ramos vasculares. Os ramos torácicos laterais da mama contribuem com cerca de 60% da circulação da mama.
A inervação sensitiva do complexo areolomamilar é realizada somente por ramos do 4.º nervo intercostal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...