Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As dores de crescimento são queixas frequentes no ambulatório de reumatologia pediátrica. Com relação a esse tema, assinale a opção que indica as principais características clínicas e laboratoriais.
As dores apresentam localização em pequenas articulações.
A dor é preferencialmente diurna e não responde aos analgésicos.
As provas de atividade inflamatória estão elevadas durante as crises.
As crises interferem nas atividades diárias das crianças.
As crises dolorosas são intermitentes, vespertinas e noturnas, mas regridem com massagens e calor local.
Um paciente, com três anos de idade, foi atendido em ambulatório e relata ter apresentado, no ano anterior, cinco episódios recorrentes de amigdalites, com dor abdominal, artralgias e febre com duração de quatro dias. Nas crises, ele havia feito uso de antibióticos por dez dias. Havia três dias, vem apresentando temperatura de 39 ºC, mal-estar geral, dor abdominal e irritabilidade. O exame físico constatou bom estado geral, adenomegalias não dolorosas na região cervical anterior bilateral, lesões tipo aftas na cavidade oral, amígdalas hiperemiadas sem placas, pele sem lesões, otoscopia normal e ausência de artrite. O hemograma estava normal, mas VHS e o PCR mostraram discretamente resultados elevados.
Com base nas informações acima, assinale a opção que apresenta a principal hipótese diagnóstica.febre familiar do Mediterrâneo
doença de Kawasaki
doença de Kawasaki
amigdalites estreptocócicas de repetição
lúpus eritematoso sistêmico
A fibromialgia é uma síndrome dolorosa cujo diagnóstico vem sendo realizado com maior frequência nos serviços de reumatologia pediátrica. Com relação às características clínicas e laboratoriais dessa síndrome, assinale a opção correta.
O tratamento com antidepressivos tricíclicos está contraindicado.
Na faixa pediátrica, há predomínio no sexo masculino.
A maioria das crianças não apresenta queixas de distúrbios do sono e da fadiga.
O mecanismo fisiopatológico é multifatorial e inclui distúrbio da percepção da dor com amplificação central e disfunção dos mecanismos antinocicepção.
É verificada presença de dor com duração mínima de três meses nos pontos de gatilho (critérios da ACR), associada a artrite e a alterações das provas inflamatórias.
A púrpura de Schönlein-Henoch, também conhecida por púrpura anafilactoide, é a vasculite mais comum na infância. Com relação às alterações clínicas e laboratoriais dessa vasculite, assinale a opção correta.
As provas de atividades inflamatórias estão sempre normais.
Pancreatite aguda é a manifestação mais grave e precoce.
Insuficiência renal ocorre em 25% dos pacientes nos primeiros três meses de doença.
Imunofluorescência na biópsia de pele nas primeiras 48 horas pode demonstrar presença de depósitos de IgE+ C3 na parede do vaso.
Nas crianças com menos de cinco anos de idade, as lesões purpúricas podem estar localizadas no pavilhão auricular, e face e pode-se observar edema em couro cabeludo.
Uma menina, com oito anos de idade, foi atendida em ambulatório com relato de ter apresentado dor acentuada no pé direito e não estar conseguindo colocá-lo no chão havia uma semana. Ela relata sensação de parestesia, dor tipo queimação ao toque, edema frio e pálido. Quando toma banho, o pé fica arroxeado. A garota informou que tem sofrido bullying na escola. Os exames de imagens e laboratoriais estão normais, não há trauma e nem infecção.
Com relação ao diagnóstico, assinale a opção correta.doença de Sever
doença de Kohler
coalização tarsal
distrofia simpático reflexa
navicular acessório
Uma menina, com onze anos de idade, foi levada por familiares ao centro de saúde. Sem história prévia de infecção ou trauma, iniciado havia quinze dias, a mãe relatou que a criança tinha edema doloroso em cotovelo direito, associado à febre diária. A paciente usou AINH e obteve melhora discreta da dor. Porém, no décimo dia de evolução, quando foi internada, apresentava queixas álgicas em antebraços, terço distal das pernas, artrite de tornozelo direito e punhos, palidez acentuada e adinamia. Na ocasião, foram observados calor e edema doloroso no cotovelo e terço proximal do antebraço direito, dor à compressão das tíbias e palidez cutânea, hemoglobina de 7,4g/dL, Htº de 20.5%, 389.000 plaquetas e 7.480 leucócitos sem desvio à esquerda.
Com base no caso clínico apresentado, assinale a opção que contém o exame mais importante para esclarecer esse diagnóstico.pesquisa de anticorpos anti-núcleo (FAN)
exame radiológico do cotovelo
hemoculturas
mielogramas
ecocardiograma
De acordo com as características clínicas e laboratoriais da doença de Kawasaki, assinale a opção correta.
Na investigação da doença de Kawasaki em lactentes, o ecocardiograma com doppler deve ser realizado na fase aguda, em decorrência da presença frequente de aneurismas coronarianos.
A perda auditiva neurossensorial não é uma das complicações da doença de Kawasaki.
Orquite é uma manifestação da púrpura de Henoch-Schonlein, mas não da doença de Kawasaki.
Nas formas clássicas, além das alterações das provas de atividade inflamatória, é necessário, para auxiliar no diagnóstico, a presença das seguintes alterações laboratoriais: albumina<3g/dL; Hgb <10 g>15.000, plaquetas >450000; transaminases elevadas e piúria.
Aneurismas de artéria braquial e femural não são palpáveis clinicamente, e são demonstrados somente por angioressonância.
Em relação à osteoporose na infância e na adolescência, assinale a opção correta.
É contraindicado o uso dos biofosfonatos, como o alendronato, nas crianças com osteoporose juvenil idiopática com fraturas de vértebras.
Os anticonvulsivantes e os quimioterápicos não causam osteoporose na infância.
Em crianças com doença reumáticas a suplementação de cálcio e vitamina D só deve ser utilizada se elas usarem corticoides.
No resultado da densitometria óssea (DXA) na infância, o T-score > -2,5DP é diagnóstico de osteoporose.
Na artrite idopática juvenil (AIJ), a osteoporose decorre da imobilidade da doença e da utilização das drogas empregadas no tratamento.
Uma criança apresenta episódios de febre recorrente, rash urticariforme, artrite e relato de crise convulsiva.
Com base nessas informações, assinale a opção que apresenta a identificação da doença autoinflamatória que acomete essa criança.síndrome de Muckle-Well (MWS)
febre familiar do Mediterrâneo
síndrome neurológica, cutânea e articular crônica infantil (CINCA)
síndrome autoinflamatória associada ao frio (FCAS)
síndrome associada ao receptor do fator de necrose tumoral (TRAPS)
A doença reumática fortemente relacionada com a deficiência de C1q é
dermatomiosite juvenil.
febre reumática.
lúpus eritematoso sistêmico.
artrite idiopática juvenil.
púrpura de Henoch-Schöenlein.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...