Lista completa de Questões de Medicina do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos transtornos invasivos do desenvolvimento ou transtorno do espectro autista (DSM-V), julgue os itens seguintes. Os antipsicóticos não devem ser prescritos rotineiramente para o manejo de agressividade em autistas, dadas as implicações tardias que esses medicamentos podem acarretar, devendo-se considerar como primeira opção, nesses casos, a prescrição de betabloqueadores, como o propranolol, ou de estabilizadores de humor, como o lítio ou a carbamazepina.
Acerca dos transtornos invasivos do desenvolvimento ou transtorno do espectro autista (DSM-V), julgue os itens seguintes. Um dos maiores prejuízos clinicamente observáveis em pacientes portadores de transtorno do espectro autista diz respeito ao déficit na teoria da mente, entendida como a habilidade para desenvolver um sistema psíquico de inferências por meio do qual o indivíduo é capaz de atribuir estados mentais (crenças, desejos, conhecimentos e pensamentos) a outras pessoas e, assim, prever o comportamento dessas pessoas.
No que se refere aos transtornos de personalidade, julgue os itens que se seguem. Dado o fato de que, na investigação clínica do transtorno de personalidade borderline, deve-se considerar o diagnóstico diferencial com fenômenos psicopatológicos ligados à constituição da identidade pessoal, o diagnóstico desse transtorno só pode ser atribuído a pacientes maiores de dezesseis anos de idade.
No que se refere aos transtornos de personalidade, julgue os itens que se seguem. Simulações e lesões autoprovocadas, associadas ou não à intenção suicida, são consideradas manifestações clínicas de transtornos mentais como o transtorno de personalidade borderline.
No que se refere aos transtornos de personalidade, julgue os itens que se seguem. O paciente com transtorno de personalidade dependente, uma condição psíquica persistente, apresenta uma grande necessidade de ser cuidado, razão por que adota um comportamento marcadamente submisso em relação a outrem.
Com relação aos transtornos relacionados à alimentação, julgue os itens subsecutivos. O aumento do apetite experimentado por pacientes que tomam antipsicóticos atípicos com consequente aumento de peso e ocorrência da síndrome metabólica secundária está relacionado ao bloqueio dos receptores histamínicos (H1).
Com relação aos transtornos relacionados à alimentação, julgue os itens subsecutivos. Para o diagnóstico diferencial de bulimia, deve-se avaliar se a autoavaliação do indivíduo, normalmente negativa, é indubitavelmente influenciada pela forma e pelo peso de seu corpo e se esse indivíduo recorre a métodos purgativos compensatórios de forma repetida e persistente.
Com relação aos transtornos relacionados à alimentação, julgue os itens subsecutivos. Os sintomas nucleares do transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP) incluem episódios recorrentes de compulsão alimentar e ausência de métodos compensatórios inadequados recorrentes, como, por exemplo, a purgação, após o evento alimentar disfuncional com frequência de pelo menos uma vez por semana e duração de pelo menos três meses.
Com relação aos transtornos relacionados à alimentação, julgue os itens subsecutivos. Para os casos refratários de anorexia nervosa, recomenda-se a prescrição do antipsicótico quetiapina, que auxilia no manejo das distorções cognitivas e, sobretudo, aumenta o apetite, induzindo o consumo de maior aporte calórico, o que melhora o quadro nutricional marcantemente prejudicado nesses pacientes.
Com relação aos transtornos relacionados à alimentação, julgue os itens subsecutivos. A prescrição de metilfenidato é indicada no tratamento da obesidade, principalmente nos casos refratários, uma vez que melhora o funcionamento executivo global e reduz o apetite do paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...