Lista completa de Questões de Medicina do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise o texto abaixo a respeito das fases de acomodação do cristalino:
Fase aferente: o estímulo inicial é a desfocalização da imagem quando um objeto se aproxima, ativando fibras do _____ par craniano. O estímulo acaba chegando ao córtex visual do lobo occipital, nas áreas 17, 18 e 19 de Brodmann.
Fase eferente: os neurônios do córtex occipital respondem enviando impulsos para a área pré-tecal do mesencéfalo, que manda fibras para o complexo nuclear do _____ par craniano. Neste complexo, o impulso ganha o núcleo de Perlia, sendo então distribuído aos núcleos de Edinger-Westphal (parassimpáticos) e aos núcleos motores do III par.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a doença que se manifesta com ceratite intersticial, disfunção auditiva e vestibular podendo em alguns casos se associar a um quadro de vasculite.
O diâmetro pupilar é determinado pela ação de dois músculos lisos: o esfíncter da íris e o músculo radial da íris.
Assinale a alternativa correta em relação a esta ação:
Assinale a alternativa incorreta a respeito das estruturas e dos tecidos que compõem a córnea.
Em relação a um achado de hemianopsia homônima diante da avaliação subjetiva do campo de visão, ou seja, o exame do campo visual que justifica o diagnóstico de lesão, caracteriza-se como
Sobre a telangiectasia retiniana parafoveal unilateral, analise.
I. Caracteriza-se por uma anormalidade vascular retiniana, com dilatação irregular e incompetência dos vasos.
II. Acomete tipicamente adultos do sexo masculino. Tal embaçamento de visão central deve-se à exsudação a partir de capilares retinianos na região justafoveal.
III. Os pacientes podem, ainda, ser assintomáticos e apresentar metamorfopsia e/ou escotoma central.
IV. Os pacientes com exsudatos lipídicos próximos ou no centro da mácula têm maior probabilidade de perda progressiva da visão.
Estão corretas as afirmativas
Na infância, a neoplasia intraocular mais frequente é o(a)
O diabetes mellitus é uma doença sistêmica crônica, relacionada a uma deficiência absoluta ou relativa de insulina, podendo provocar alteração ocular, sendo a mais prevalente o(a)
Inúmeras doenças sistêmicas podem causar alterações do olho e seus anexos. A ptose é uma manifestação ocular que apresenta as seguintes doenças sistêmicas associadas, EXCETO:
Sobre a retinopatia diabética, analise.
I. Uma das complicações mais comuns, presente tanto no diabetes tipo 1 quanto no tipo 2, especialmente em pacientes com longo tempo de doença e mau controle glicêmico.
II. Os efeitos colaterais decorrentes da fotocoagulação consistem em escotomas centrais, dificuldade para leitura, aceleração da catarata e, principalmente, na perda da visão periférica ou na diminuição do campo visual.
III. A fisiopatologia das alterações microvasculares do tecido retiniano está relacionada à hiperglicemia crônica, que leva a alterações circulatórias, como perda do tônus vascular, alteração do fluxo sanguíneo, diminuição da permeabilidade vascular e, consequentemente, extravasamentos, edemas e obstrução vascular, a qual leva à neovascularização, com vasos frágeis que se rompem, causando hemorragia e descolamento da retina.
IV. O exame oftalmológico completo, incluindo a oftalmoscopia (direta e indireta) e a biomicroscopia da retina sob midríase medicamentosa, é fundamental para a detecção (86%) e estadiamento da retinopatia.
Estão corretas as afirmativas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...