Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma visita domiciliar de rotina, o MFC observou que uma criança de cinco anos de idade estava com os olhos hiperemiados, lacrimejando e com edema palpebral bilateral. A mãe da criança relatou que o menino estava com os olhos irritados havia três dias e que ele coçava muito os olhos. Para aliviar a coceira e limpar os olhos do filho, a mãe disse que estava aplicando compressas de algodão embebidas em leite cru, frio.
Com relação ao caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Os sinais e sintomas observados na referida criança durante a visita domiciliar habilitam o diagnóstico de tracoma.Em uma visita domiciliar de rotina, o MFC observou que uma criança de cinco anos de idade estava com os olhos hiperemiados, lacrimejando e com edema palpebral bilateral. A mãe da criança relatou que o menino estava com os olhos irritados havia três dias e que ele coçava muito os olhos. Para aliviar a coceira e limpar os olhos do filho, a mãe disse que estava aplicando compressas de algodão embebidas em leite cru, frio.
Com relação ao caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
O uso de corticoides não é indicado para a referida criança durante a consulta domiciliar, devendo ser prescrito por especialistas.Em uma visita domiciliar de rotina, o MFC observou que uma criança de cinco anos de idade estava com os olhos hiperemiados, lacrimejando e com edema palpebral bilateral. A mãe da criança relatou que o menino estava com os olhos irritados havia três dias e que ele coçava muito os olhos. Para aliviar a coceira e limpar os olhos do filho, a mãe disse que estava aplicando compressas de algodão embebidas em leite cru, frio.
Com relação ao caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Na visita domiciliar, o médico deve indicar limpeza ocular, utilizando-se compressas frias embebidas em soro fisiológico e(ou) água fervida e filtrada.Em uma visita domiciliar de rotina, o MFC observou que uma criança de cinco anos de idade estava com os olhos hiperemiados, lacrimejando e com edema palpebral bilateral. A mãe da criança relatou que o menino estava com os olhos irritados havia três dias e que ele coçava muito os olhos. Para aliviar a coceira e limpar os olhos do filho, a mãe disse que estava aplicando compressas de algodão embebidas em leite cru, frio.
Com relação ao caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Apesar de o uso do leite ser ineficaz no tratamento da condição descrita, o médico não deve orientar a sua suspensão para não ferir o princípio da competência cultural.Com referência às ferramentas para a atuação do MFC, julgue os itens de 9 a 13. O MFC deve ser capaz de desenvolver habilidades para entender as heranças e os padrões de funcionamento familiar para a realização de uma abordagem familiar adequada. Uma ferramenta muito útil nesse contexto é o genograma.
Com referência às ferramentas para a atuação do MFC, julgue os itens de 9 a 13. A consulta na prática do MFC apresenta características específicas relacionadas à continuidade e à longitudinalidade do cuidado, de modo a seguir, passo a passo, o paciente e realizar uma abordagem centrada na queixa principal apresentada por ele.
Com referência às ferramentas para a atuação do MFC, julgue os itens de 9 a 13. Uma das principais tarefas da gestão da clínica é a do convencimento, ou seja, a de persuasão daquele paciente de baixo risco que utiliza com frequência a unidade básica de saúde a procurá-la menos e, por outro lado, a indução daquele que tem algum risco e não utiliza a referida unidade a procurá-la. Para auxiliar nessa tarefa de convencimento, é recomendado o uso do genograma.
Com referência às ferramentas para a atuação do MFC, julgue os itens de 9 a 13. Na territorialização, um pressuposto básico da estratégia saúde da família, a responsabilidade pelo processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe cabe ao agente comunitário de saúde, competindo ao médico a identificação dos grupos, das famílias e dos indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades.
Com referência às ferramentas para a atuação do MFC, julgue os itens de 9 a 13. No cuidado domiciliar, o médico tem o importante papel de avaliar, de modo integral, individual, familiar, a pessoa enferma, dentro do contexto social, por meio de visita e de internação domiciliar.
No que diz respeito à multimorbidade, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que a sigla ACG faz referência ao sistema adjusted clinical group, ou seja, grupo clínico ajustado. A multimorbidade pode ser medida quantitativamente como várias combinações de tipos de diagnóstico exclusivamente em nível de atenção especializada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...