Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da fisiologia da reprodução, julgue o item abaixo. No período pré-ovulatório, a ruptura do folículo ocorre devido aos picos de hormônio luteinizante (LH), que incrementam os níveis de prostaglandina no ovário. Esse processo provoca a contração das fibras de músculo liso da parede folicular e promove a ruptura do folículo.
A respeito das condições ginecológicas benignas, julgue os seguintes itens. Entre as características do transtorno disfórico pré-menstrual incluem-se a ocorrência desse transtorno na fase folicular precoce do ciclo e sua correlação com a redução da serotonina, o que explica a boa resposta dos sintomas à terapia com inibidores da recaptação da serotonina.
A respeito das condições ginecológicas benignas, julgue os seguintes itens. Os cistos mamários são alterações benignas decorrentes da obstrução do ducto terminal do lóbulo, sendo aqueles com maior relação sódio/potássio no seu conteúdo os que apresentam menor chance de recorrência após a punção aspirativa.
A respeito das condições ginecológicas benignas, julgue os seguintes itens. Em paciente portadora de cistocele, quando o tecido prolapsado ultrapassa o introito vaginal, após a manobra de Valsalva, o prolapso é considerado de terceiro grau.
No que concerne às causas de dor pélvica aguda e crônica, julgue os itens subsecutivos. Mais da metade das mulheres com dor pélvica crônica não responsiva aos anti-inflamatórios e à terapia hormonal são portadoras de endometriose.
No que concerne às causas de dor pélvica aguda e crônica, julgue os itens subsecutivos. Considere que uma paciente com endometriose severa apresente dor pélvica anos após ter sido submetida a histerectomia total com anexectomia bilateral. Nesse caso, deve-se suspeitar de síndrome do ovário residual, entre outros.
No que se refere aos riscos da obesidade na saúde reprodutiva da mulher, julgue os itens subsequentes. O risco de ocorrer pré-eclâmpsia em gestantes obesas mórbidas é maior do que em gestantes não obesas. A suplementação oral de cálcio reduz as taxas de ocorrência de pré-eclâmpsia nas gestantes obesas mórbidas.
No que se refere aos riscos da obesidade na saúde reprodutiva da mulher, julgue os itens subsequentes. A obesidade afeta a fertilidade da mulher, na medida em que aumenta os níveis da proteína transportadora dos hormônios sexuais, o que promove, entre outros, o aumento da conversão periférica de androstenediona em testosterona e o aumento da resistência insulínica.
No que se refere aos riscos da obesidade na saúde reprodutiva da mulher, julgue os itens subsequentes. Se comparadas às gestantes não obesas, as gestantes obesas apresentam maior risco de parto prematuro ou de gestação prolongada quando atingem o termo. Isso ocorre porque quanto maior for o índice de massa corporal da gestante, maiores serão os riscos.
Tendo como referência inicial o texto apresentado, julgue os itens a seguir, relativos à assistência obstétrica adequada e humanizada durante o trabalho de parto.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as manobras relacionadas à proteção do períneo no período expulsivo devem ser amplamente recomendadas, pois evidências atuais apontam que essas manobras representam claros benefícios na manutenção da integridade perineal materna.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...