Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do aleitamento materno e de diversos aspectos a ele associados, julgue os itens subsequentes. A carbegolina inibe de forma seletiva a secreção de prolactina, estimulando, dessa forma, os receptores D2-dopaminérgicos. Esse fármaco é utilizado na supressão da lactação na dose de 0,25 mg a cada doze horas, por dois dias.
A respeito do aleitamento materno e de diversos aspectos a ele associados, julgue os itens subsequentes. A infecção pelo vírus linfotrófico humano de células T (HTLV1 e HTLV2) é epidêmica em partes do Brasil, Índia oriental, África subsaariana e sudeste do Japão. O contato sexual, o contato com sangue e derivados e o contato com leite humano são formas comuns de transmissão desse tipo de vírus.
Com relação ao uso de medicamentos e seus potenciais efeitos teratogênicos, julgue os itens a seguir. Mesmo nos casos de infecção materna grave, o uso de aminoglicosídeos por gestantes deve ser evitado devido ao risco de malformações cartilaginosas.
Com relação ao uso de medicamentos e seus potenciais efeitos teratogênicos, julgue os itens a seguir. O uso do tinidazol em gestantes deve restringir-se a situações específicas, em função do risco de toxicidade para a medula. Como ele atravessa a barreira placentária, o uso desse medicamento no primeiro trimestre da gravidez pode associar-se ao desenvolvimento da síndrome cinzenta do recém-nato.
Com relação ao uso de medicamentos e seus potenciais efeitos teratogênicos, julgue os itens a seguir. A maioria dos estudos demonstra que o uso de metronidazol está associado a alto risco de teratogênese. Na gestação, o uso desse medicamento é contraindicado, devendo-se recorrer a alternativas farmacológicas mais seguras.
Com relação ao uso de medicamentos e seus potenciais efeitos teratogênicos, julgue os itens a seguir. Os estudos em modelos animais mostram que o uso das fluoroquinolonas é tóxico durante a gestação e, por isso, elas costumam ser evitadas principalmente pelo risco de ototoxicidade e nefrotoxicidade fetal.
Julgue os itens seguintes, relativos ao abortamento. Em ultrassonografia transvaginal, a ausência de embrião em saco gestacional maior que 16 mm caracteriza gestação anembrionada.
Julgue os itens seguintes, relativos ao abortamento. Considere uma paciente de dezenove anos de idade, com idade gestacional de onze semanas e dois dias, que apresente dor tipo cólica e sangramento ativo proveniente do canal cervical com o orifício interno do colo dilatado ao toque vaginal. Nesse caso, é inevitável o abortamento.
Julgue os itens seguintes, relativos ao abortamento. Considere que o exame de colo uterino de paciente gestante com sangramento vaginal em pequena quantidade e dor hipogástrica tipo cólica tenha demonstrado que o útero encontra-se fechado e que seu tamanho seja compatível com a idade gestacional de quatorze semanas. Nesse caso, tem-se como hipótese diagnóstica principal o abortamento em curso.
Julgue os itens seguintes, relativos ao abortamento. A trissomia autossômica e a monossomia do cromossomo X são as principais alterações cromossômicas relacionadas ao abortamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...