Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao desenvolvimento pôndero-estatural e neuromotor de crianças, julgue os próximos itens. Ao final do sexto mês, em decorrência da mielinização das áreas parieto-occipitais e temporoparietais, o bebê deve ser capaz de coordenar os movimentos das mãos e segurar um objeto em cada mão, além de perceber a direção e a profundidade de um brinquedo.
Com relação ao desenvolvimento pôndero-estatural e neuromotor de crianças, julgue os próximos itens. Por volta do terceiro mês, o bebê deve ser capaz de segurar firmemente um chocalho, rir, responder a estímulos sociais vocalmente e apoiar-se nos cotovelos quando na posição ventral.
Com relação ao desenvolvimento pôndero-estatural e neuromotor de crianças, julgue os próximos itens. Aos dois anos e meio de idade, a criança já é capaz de saltar com os dois pés, dizer seu nome e sobrenome e ajudar a arrumar brinquedos.
Acerca da tuberculose na infância, julgue os itens seguintes. A comprovação bacteriológica serve de base para o diagnóstico de tuberculose em crianças.
Acerca da tuberculose na infância, julgue os itens seguintes. O sistema de pontuação do Ministério da Saúde para o diagnóstico de tuberculose pulmonar em crianças e adolescentes indica classificação de diagnóstico muito provável caso a pontuação seja 40.
A respeito das meningites bacterianas, julgue os itens subsequentes. No Brasil, o principal agente etiológico causador das meningites bacterianas fora do período neonatal é o meningococo, seguido pelo pneumococo.
A respeito das meningites bacterianas, julgue os itens subsequentes. A vacinação de pessoas que tiveram contato íntimo com um paciente com meningite bacteriana deve ser indicada com a finalidade de produzir imunidade humoral protetora.
A respeito das meningites bacterianas, julgue os itens subsequentes. A quimioprofilaxia com rifampicina deve ser adotada para as pessoas que tiveram contato íntimo com um infectado por meningite meningocócica, isto é, aqueles que tiveram convivência de, pelo menos, vinte horas com o infectado nos últimos sete dias.
A respeito das meningites bacterianas, julgue os itens subsequentes. O risco da ocorrência de caso secundário em família de paciente com meningite pneumocócica é elevado, o que justifica a quimioprofilaxia em todos os familiares.
Levado para consulta, um menino de sete anos de idade apresentou hematúria macroscópica, edema, diminuição da urina e pressão alta. A mãe relatou que, há duas semanas, a criança ingeriu antibiótico para tratar de uma amigdalite.
Julgue os seguintes itens, relativos ao caso clínico descrito acima.
Espera-se que a criança apresente diminuição de fatores do sistema complemento, quadro este que, caso persista por mais de oito semanas, indicará necessidade de biópsia renal.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...