Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Levado para consulta, um menino de sete anos de idade apresentou hematúria macroscópica, edema, diminuição da urina e pressão alta. A mãe relatou que, há duas semanas, a criança ingeriu antibiótico para tratar de uma amigdalite.
Julgue os seguintes itens, relativos ao caso clínico descrito acima.
Esse quadro clínico pode ser causado tanto por estreptococo β-hemolítico do grupo A de Lancefield secundária quanto por infecções da pele e das vias aéreas superiores.Levado para consulta, um menino de sete anos de idade apresentou hematúria macroscópica, edema, diminuição da urina e pressão alta. A mãe relatou que, há duas semanas, a criança ingeriu antibiótico para tratar de uma amigdalite.
Julgue os seguintes itens, relativos ao caso clínico descrito acima.
A doença objeto do caso clínico em apreço tem uma distribuição bimodal, com um pico antes de dois anos e outro após os sete anos de idade.Levado para consulta, um menino de sete anos de idade apresentou hematúria macroscópica, edema, diminuição da urina e pressão alta. A mãe relatou que, há duas semanas, a criança ingeriu antibiótico para tratar de uma amigdalite.
Julgue os seguintes itens, relativos ao caso clínico descrito acima.
No caso clínico em apreço, o tratamento indicado deverá ser realizado sob internação hospitalar até a normalização dos níveis pressóricos.Uma mãe levou sua filha de oito anos de idade para o pronto-socorro, queixando-se de que há algum tempo a menina tem acordado com o rosto e as pernas edemaciados e que a situação se agravara nesse dia, em que notou aumento do abdome da criança, como se estivesse com água. A mãe informou, ainda, que, há cerca de quinze dias, a criança apresentou um quadro gripal sem outras comorbidades e que a urina dela está espumosa. No exame físico, a criança apresentava edema, mas seus níveis pressóricos estavam normais.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A doença apresentada pela criança provoca edema mole e frio, principalmente nas regiões de decúbito e nos membros inferiores, e elevação dos níveis pressóricos na grande maioria dos casos.Uma mãe levou sua filha de oito anos de idade para o pronto-socorro, queixando-se de que há algum tempo a menina tem acordado com o rosto e as pernas edemaciados e que a situação se agravara nesse dia, em que notou aumento do abdome da criança, como se estivesse com água. A mãe informou, ainda, que, há cerca de quinze dias, a criança apresentou um quadro gripal sem outras comorbidades e que a urina dela está espumosa. No exame físico, a criança apresentava edema, mas seus níveis pressóricos estavam normais.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Os fatores de melhor prognóstico para a criança em questão são o padrão histológico e a sensibilidade à terapia.Uma mãe levou sua filha de oito anos de idade para o pronto-socorro, queixando-se de que há algum tempo a menina tem acordado com o rosto e as pernas edemaciados e que a situação se agravara nesse dia, em que notou aumento do abdome da criança, como se estivesse com água. A mãe informou, ainda, que, há cerca de quinze dias, a criança apresentou um quadro gripal sem outras comorbidades e que a urina dela está espumosa. No exame físico, a criança apresentava edema, mas seus níveis pressóricos estavam normais.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Nesse caso clínico, indica-se a biópsia renal como conduta inicial.Em relação aos agentes etiológicos da diarreia aguda em crianças, julgue os itens subsecutivos. A bactéria Shigella sp causa disenteria bacilar caracterizada por tenesmo, evacuações mucossanguinolentas e cólicas abdominais.
Em relação aos agentes etiológicos da diarreia aguda em crianças, julgue os itens subsecutivos. As bactérias Salmonella sp e Escherichia coli enterotoxigênica podem desencadear síndrome hemolítico-urêmica, que se caracteriza por quadro grave de anemia hemolítica, trombocitopenia e insuficiência renal.
Em relação aos agentes etiológicos da diarreia aguda em crianças, julgue os itens subsecutivos. A infecção por Escherichia coli enteropatogênica, de ocorrência rara em crianças sob aleitamento materno, é responsável por surtos epidêmicos em berçários.
Acerca das orientações de amamentação em consulta de puericultura, julgue os itens a seguir. A amamentação do recém-nascido deve se iniciar logo após a laqueadura do cordão, com o bebê sobre a barriga da mãe na posição de mamar, de modo a favorecer o contato pele a pele e olho no olho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...