Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente, com quarenta e dois anos de idade, procurou a emergência de um hospital queixando-se de dor por toda a região superior do abdome. A paciente relatou que a dor irradiava-se para o dorso e estava associada a náuseas e vômitos, iniciados havia vinte e quatro horas. Informou que fez uso de dipirona e hioscina, sem sucesso. O resultado do exame físico mostrou dor à descompressão em quadrante superior direito. Os resultados dos exames laboratoriais mostraram amilase de 1.500 UI/L e leucocitose com diferencial de células normal.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.
As causas mais comuns para a enfermidade dessa paciente são cálculos biliares, consumo de bebidas alcoólicas e hipertrigliceridemia.Um paciente, de setenta anos de idade, apresentando escarros hemoptoicos havia cinco dias, foi atendido no serviço médico ambulatorial. O paciente relatou ser fumante de quarenta maços/ano. No exame físico, constatou-se baqueteamento de dedos. Os demais segmentos do corpo estavam sem alterações.
A respeito do caso clínico descrito, julgue os itens que se seguem.
O baqueteamento digital em fumantes é visto com mais frequência em pacientes com o diagnóstico de DPOC.Um paciente, de setenta anos de idade, apresentando escarros hemoptoicos havia cinco dias, foi atendido no serviço médico ambulatorial. O paciente relatou ser fumante de quarenta maços/ano. No exame físico, constatou-se baqueteamento de dedos. Os demais segmentos do corpo estavam sem alterações.
A respeito do caso clínico descrito, julgue os itens que se seguem.
Como primeira medida, deve-se solicitar que o paciente seja submetido a radiografia de tórax.Um paciente, de cinquenta anos de idade, que apresentava epigastralgia e melena havia duas horas, foi admitido na emergência de um hospital. O paciente estava lúcido e com orientação espaço-temporal. O exame físico evidenciou palidez cutâneo mucosa, pressão arterial de 90 mmHg × 70 mmHg e frequência cardíaca de 110 bpm.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Caso os níveis de hemoglobina do paciente estejam abaixo de 7 mg/dL, deve-se administrar plasma fresco congelado.Um paciente, de cinquenta anos de idade, que apresentava epigastralgia e melena havia duas horas, foi admitido na emergência de um hospital. O paciente estava lúcido e com orientação espaço-temporal. O exame físico evidenciou palidez cutâneo mucosa, pressão arterial de 90 mmHg × 70 mmHg e frequência cardíaca de 110 bpm.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O exame de endoscopia digestiva alta deve ser postergado em virtude de o paciente apresentar-se lúcido e não se observar hematêmese.Um paciente, de cinquenta anos de idade, que apresentava epigastralgia e melena havia duas horas, foi admitido na emergência de um hospital. O paciente estava lúcido e com orientação espaço-temporal. O exame físico evidenciou palidez cutâneo mucosa, pressão arterial de 90 mmHg × 70 mmHg e frequência cardíaca de 110 bpm.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O tratamento inicial para o referido paciente deve incluir instalação de acesso venoso em via de grande calibre para receber infusão de fase rápida de soro fisiológico.Um paciente, de cinquenta anos de idade, que apresentava epigastralgia e melena havia duas horas, foi admitido na emergência de um hospital. O paciente estava lúcido e com orientação espaço-temporal. O exame físico evidenciou palidez cutâneo mucosa, pressão arterial de 90 mmHg × 70 mmHg e frequência cardíaca de 110 bpm.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Para o tratamento desse paciente, deve-se prescrever um inibidor de bomba de prótons, com vistas a reduzir a taxa de sangramento.Uma paciente, de quarenta e cinco anos de idade, durante atendimento em um hospital, relatou fadiga e escurecimento da pele nos últimos três meses. Relatou, ainda, que não fazia uso de tratamentos prévios. No exame físico, constatou-se redução da pressão arterial quando a paciente assumia a posição ortostática. Os exames laboratoriais mostraram os seguintes resultados: glicose = 50 mg/dL; sódio = 120 mEq/L; potássio = 6 mEq/L.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Os valores referentes aos sais inorgânicos nos resultados dos exames laboratoriais da paciente em questão indicam distúrbio eletrolítico como consequência de deficiência do nível sérico de aldosterona.Uma paciente, de quarenta e cinco anos de idade, durante atendimento em um hospital, relatou fadiga e escurecimento da pele nos últimos três meses. Relatou, ainda, que não fazia uso de tratamentos prévios. No exame físico, constatou-se redução da pressão arterial quando a paciente assumia a posição ortostática. Os exames laboratoriais mostraram os seguintes resultados: glicose = 50 mg/dL; sódio = 120 mEq/L; potássio = 6 mEq/L.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
A causa mais comum da doença descrita é decorrente de infecção pelo vírus HIV.Uma paciente, de quarenta e cinco anos de idade, durante atendimento em um hospital, relatou fadiga e escurecimento da pele nos últimos três meses. Relatou, ainda, que não fazia uso de tratamentos prévios. No exame físico, constatou-se redução da pressão arterial quando a paciente assumia a posição ortostática. Os exames laboratoriais mostraram os seguintes resultados: glicose = 50 mg/dL; sódio = 120 mEq/L; potássio = 6 mEq/L.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
O tratamento inicial a ser proposto para a referida paciente deve incluir a prescrição de soro glicofisiológico e de glicocorticoides.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...