Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O quadro clínico descrito corresponde a uma manifestação de insuficiência renal crônica por obstrução urinária, que pode ser classificada como acidose metabólica hiperclorêmica e hipercalêmica.Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A inserção de cateter de alívio não deve ser feita antes que se realize uma ultrassonografia no local da massa palpável.Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Nesse caso clínico, traumatismo e uso de medicações devem ser considerados como diagnóstico diferencial.Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Hiperplasia benigna de próstata é o diagnóstico mais provável para esse paciente.Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Para o tratamento desse paciente, é correto que o profissional de saúde prescreva bicarbonato de sódio via oral e aldosterona para eliminar o potássio sérico.Uma paciente de sessenta e três anos de idade, com antecedente de doença aterosclerótica arterial coronária, dislipidemia, sedentarismo e hipertensão arterial sistêmica, compareceu ao ambulatório para um exame periódico. A paciente estava assintomática e relatou uso regular de atenolol e ácido acetil salicílico nas doses diárias de 50 mg e 100 mg, respectivamente. Ao exame físico, a paciente apresentou peso de 93 kg, altura de 1,65 m, circunferência abdominal de 99 cm, pressão arterial de 152 mmHg × 94 mmHg (posição sentada, média de três aferições), frequência cardíaca de 62 bpm e o restante do exame físico não apresentou alterações. Os exames complementares revelaram creatinina de 0,9 mg/dL, albuminúria (em amostra isolada de urina) de 118 mg de albumina por grama de creatinina, colesterol total de 190 mg/dL, HDL-colesterol de 32 mg/dL, LDL-colesterol de 114 mg/dL, triglicérides de 220 mg/dL e glicemia, em jejum, igual a 101 mg/dL. O eletrocardiograma apresentou resultado dentro da normalidade.
Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens seguintes.
A paciente em questão deverá ser submetida a terapia nutricional e a mudanças no estilo de vida nos próximos seis meses. Se, após esse período, a paciente não apresentar melhora em sua condição clínica, deve-se prescrever estatina para a redução dos níveis lipídicos.Uma paciente de sessenta e três anos de idade, com antecedente de doença aterosclerótica arterial coronária, dislipidemia, sedentarismo e hipertensão arterial sistêmica, compareceu ao ambulatório para um exame periódico. A paciente estava assintomática e relatou uso regular de atenolol e ácido acetil salicílico nas doses diárias de 50 mg e 100 mg, respectivamente. Ao exame físico, a paciente apresentou peso de 93 kg, altura de 1,65 m, circunferência abdominal de 99 cm, pressão arterial de 152 mmHg × 94 mmHg (posição sentada, média de três aferições), frequência cardíaca de 62 bpm e o restante do exame físico não apresentou alterações. Os exames complementares revelaram creatinina de 0,9 mg/dL, albuminúria (em amostra isolada de urina) de 118 mg de albumina por grama de creatinina, colesterol total de 190 mg/dL, HDL-colesterol de 32 mg/dL, LDL-colesterol de 114 mg/dL, triglicérides de 220 mg/dL e glicemia, em jejum, igual a 101 mg/dL. O eletrocardiograma apresentou resultado dentro da normalidade.
Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens seguintes.
No caso em apreço, a paciente deverá ser estratificada pelo escore de risco de Framingham quanto à probabilidade de ocorrer infarto do miocárdio ou morte, a fim de se estabelecer a necessidade de exames invasivos.No que se refere ao tratamento indicado para a redução da dependência do consumo de álcool e aos efeitos biológicos causados pelo etanol no organismo, julgue os itens subsecutivos. O etanol interfere em macromoléculas celulares, em ácidos nucleicos e na cascata de sinalização intracelular e extracelular, altera as mitocôndrias e produz dano no retículo endoplasmático, no DNA e nos ribossomos.
No que se refere ao tratamento indicado para a redução da dependência do consumo de álcool e aos efeitos biológicos causados pelo etanol no organismo, julgue os itens subsecutivos. O acamprosato é um fármaco de efeito aversivo, utilizado no tratamento da dependência do álcool, cuja função é diminuir, por meio da liberação das endorfinas e consequente bloqueio da liberação de dopamina, o prazer que a bebida proporciona ao dependente.
Um paciente de setenta e dois anos de idade, com antecedente de hipertensão arterial há vários anos, compareceu ao ambulatório relatando dispneia decorrente de esforços maiores que os habituais, como subir escadas ou andar apressadamente. O paciente relatou, ainda, o uso irregular de um anti-hipertensivo prescrito (clortalidona). No exame físico, o idoso apresentou-se normocorado, com extremidades quentes, frequência cardíaca de 108 bpm, pressão arterial de 154 mmHg × 72 mmHg, turgência jugular a 30.º, ausculta pulmonar normal, ictus cordis propulsivo no 6.º espaço intercostal esquerdo da linha axilar anterior, ritmo cardíaco em galope (terceira bulha) e sem sopros. Adicionalmente, notou-se refluxo hepatojugular e edema perimaleolar bilateral. Os exames laboratoriais revelaram sódio de 144 mEq/L; potássio de 5,4 mEq/L; creatinina de 3,2 mg/dL; hemoglobina de 10,4 g/dL; e hematócrito de 31%. Os demais exames bioquímicos e a função tireoidiana estavam normais. O ecocardiograma revelou fração de ejeção de 36%.
Com referência ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
O captopril e a espironolactona devem ser acrescentados à terapêutica inicial visando melhora da qualidade de vida e aumento na sobrevida desse paciente.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...