Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de cinquenta anos de idade compareceu a um ambulatório de clínica médica relatando que, havia um mês, vinha apresentando dor difusa e aumento do volume do abdome. No prontuário da paciente, estava descrito que ela era supervisionada pelo serviço médico por apresentar hepatite crônica persistente. No exame físico, a paciente apresentou icterícia, macicez móvel, dor difusa à palpação e ausência de visceromegalias. Os exames laboratoriais mostraram albumina de 2g/dL (normal: 3,9 a 4,6g/dL); bilirrubina total de 5 mg/dL (3,5 mg/dL de bilirrubina direta); tempo de protrombina de 18 segundos (normal: 10 a 14 segundos); TGO de 150 U/L; e TGP de 100 U/L.
Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens subsecutivos.
O prolongamento do tempo de protrombina confirma o diagnóstico de insuficiência hepática.Uma paciente de cinquenta anos de idade compareceu a um ambulatório de clínica médica relatando que, havia um mês, vinha apresentando dor difusa e aumento do volume do abdome. No prontuário da paciente, estava descrito que ela era supervisionada pelo serviço médico por apresentar hepatite crônica persistente. No exame físico, a paciente apresentou icterícia, macicez móvel, dor difusa à palpação e ausência de visceromegalias. Os exames laboratoriais mostraram albumina de 2g/dL (normal: 3,9 a 4,6g/dL); bilirrubina total de 5 mg/dL (3,5 mg/dL de bilirrubina direta); tempo de protrombina de 18 segundos (normal: 10 a 14 segundos); TGO de 150 U/L; e TGP de 100 U/L.
Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens subsecutivos.
O diagnóstico de hepatite C será firmado caso a paciente realize biópsia hepática que confirme o diagnóstico de cirrose nodular.Uma paciente de vinte e cinco anos de idade compareceu a um ambulatório de clínica médica relatando que, periodicamente, há um ano, apresenta quadro clínico constituído por dor abdominal difusa (que melhora com a evacuação) associada à alteração do hábito intestinal, podendo ocorrer diarreia ou constipação intestinal. A resolução dos sintomas é espontânea, os quais duram no máximo dois dias. O exame físico realizado na paciente não apresentou alterações dignas de nota.
Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue os próximos itens.
Caso a paciente apresentasse P-ANCA positivo, o diagnóstico de síndrome do intestino irritável seria confirmado.Uma paciente de vinte e cinco anos de idade compareceu a um ambulatório de clínica médica relatando que, periodicamente, há um ano, apresenta quadro clínico constituído por dor abdominal difusa (que melhora com a evacuação) associada à alteração do hábito intestinal, podendo ocorrer diarreia ou constipação intestinal. A resolução dos sintomas é espontânea, os quais duram no máximo dois dias. O exame físico realizado na paciente não apresentou alterações dignas de nota.
Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue os próximos itens.
Deve-se recomendar à paciente a adoção de dieta hipograxa com baixo teor de açúcares.Um paciente de sessenta e cinco anos de idade foi internado em uma unidade de emergência em virtude da apresentação súbita de desvio da comissura labial para a esquerda, paresia do membro superior direito e afasia. Após duas horas de internação do paciente, uma equipe da neurologia identificou o desaparecimento dos sintomas, entretanto foram encontradas manchas hipocrômicas localizadas difusamente no tronco e nas extremidades, que apresentavam baixa sensibilidade térmica.
Com referência ao caso clínico acima apresentado, julgue os seguintes itens.
O desvio da comissura labial para a esquerda associado à paresia do membro superior direito é um indicador do diagnóstico de paralisia facial central.Um paciente de sessenta e cinco anos de idade foi internado em uma unidade de emergência em virtude da apresentação súbita de desvio da comissura labial para a esquerda, paresia do membro superior direito e afasia. Após duas horas de internação do paciente, uma equipe da neurologia identificou o desaparecimento dos sintomas, entretanto foram encontradas manchas hipocrômicas localizadas difusamente no tronco e nas extremidades, que apresentavam baixa sensibilidade térmica.
Com referência ao caso clínico acima apresentado, julgue os seguintes itens.
Deve ser indicada baciloscopia de uma das lesões cutâneas identificadas, e, caso o resultado seja positivo, confirma-se o diagnóstico de hanseníase forma multibacilar.Um paciente de sessenta e cinco anos de idade foi internado em uma unidade de emergência em virtude da apresentação súbita de desvio da comissura labial para a esquerda, paresia do membro superior direito e afasia. Após duas horas de internação do paciente, uma equipe da neurologia identificou o desaparecimento dos sintomas, entretanto foram encontradas manchas hipocrômicas localizadas difusamente no tronco e nas extremidades, que apresentavam baixa sensibilidade térmica.
Com referência ao caso clínico acima apresentado, julgue os seguintes itens.
Exames de imagem do sistema nervoso central são desnecessários, pois o paciente deixou de apresentar sequelas neurológicas após duas horas de internação.Um paciente de trinta e cinco anos de idade compareceu a um ambulatório de clínica médica apresentando quadro clínico constituído por episódios intermitentes de dor, rigidez, edema e calor nos joelhos e nos tornozelos. O paciente relatou, ainda, que esses sinais e sintomas ocorriam pela manhã e duravam cerca de quatro horas. No exame físico, constatou-se que o paciente apresentava dor associada a sinais flogísticos na articulação do joelho direito. No prontuário do paciente, o resultado do hemograma indicava hemoglobina de 11 g/dL, hematócrito de 34%, hemácias de 4.000.000/mm3, leucócitos com número absoluto e diferencial normal para o sexo e faixa etária do paciente, plaquetas de 250.000/ mm3 e VHS de 90 mm/h.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A anemia normocítica-normocrômica apresentada pelo referido paciente é um achado frequente nessa forma de comprometimento articular.Um paciente de trinta e cinco anos de idade compareceu a um ambulatório de clínica médica apresentando quadro clínico constituído por episódios intermitentes de dor, rigidez, edema e calor nos joelhos e nos tornozelos. O paciente relatou, ainda, que esses sinais e sintomas ocorriam pela manhã e duravam cerca de quatro horas. No exame físico, constatou-se que o paciente apresentava dor associada a sinais flogísticos na articulação do joelho direito. No prontuário do paciente, o resultado do hemograma indicava hemoglobina de 11 g/dL, hematócrito de 34%, hemácias de 4.000.000/mm3, leucócitos com número absoluto e diferencial normal para o sexo e faixa etária do paciente, plaquetas de 250.000/ mm3 e VHS de 90 mm/h.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O comprometimento de grandes articulações apresentado pelo paciente em questão é sugestivo de diagnóstico de gota.Um paciente de trinta e cinco anos de idade compareceu a um ambulatório de clínica médica apresentando quadro clínico constituído por episódios intermitentes de dor, rigidez, edema e calor nos joelhos e nos tornozelos. O paciente relatou, ainda, que esses sinais e sintomas ocorriam pela manhã e duravam cerca de quatro horas. No exame físico, constatou-se que o paciente apresentava dor associada a sinais flogísticos na articulação do joelho direito. No prontuário do paciente, o resultado do hemograma indicava hemoglobina de 11 g/dL, hematócrito de 34%, hemácias de 4.000.000/mm3, leucócitos com número absoluto e diferencial normal para o sexo e faixa etária do paciente, plaquetas de 250.000/ mm3 e VHS de 90 mm/h.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Uma das orientações que devem ser dadas a esse paciente é de que ele mantenha absoluto repouso da articulação quando da exacerbação dos sinais inflamatórios articulares.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...