Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere hipoteticamente que J. G. C. A, 20 anos de idade, apresentou quadro de dor intensa em região escrotal enquanto assistia TV. Na tentativa de sanar a própria dor, fez uso de anti-inflamatórios e analgésicos comuns, porém sem alívio dos sintomas. Decidiu procurar o pronto-socorro para avaliação do respectivo caso. Exame físico: REG, normocorado, afebril, acianótico, anictérico. Após o exame físico, o paciente foi submetido a ultrassonografia da região genital.
Com relação a esse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O sinal de Prehn é realizado por meio da elevação da bolsa testicular acometida, sendo esse negativo na orquiepididimite.V. C. A. C., 56 anos de idade, diabético, comparece ao consultório médico para consulta de rotina em que refere quadro de dor lombar e febre (39 °C) há dois dias, unido a episódios de náuseas e vômitos. Relata episódios prévios semelhantes, porém com menor intensidade. Ao exame físico: hipocorado (++/+4), desidratado (+++/+4), febril e punho percussão lombar positiva. Mediante o quadro apresentado, o médico decide pela internação hospitalar para investigação do caso.
De acordo com o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.
A pielonefrite enfisematosa é uma variação da forma clássica em razão dos respectivos agentes, com caráter necrotizante de sua lesão, a qual alcança níveis de mortalidade de até 43%.V. C. A. C., 56 anos de idade, diabético, comparece ao consultório médico para consulta de rotina em que refere quadro de dor lombar e febre (39 °C) há dois dias, unido a episódios de náuseas e vômitos. Relata episódios prévios semelhantes, porém com menor intensidade. Ao exame físico: hipocorado (++/+4), desidratado (+++/+4), febril e punho percussão lombar positiva. Mediante o quadro apresentado, o médico decide pela internação hospitalar para investigação do caso.
De acordo com o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.
Vinculando-se a pielonefrite à possibilidade da presença de um cálculo coraliforme, tem-se como melhor conduta para o referido cálculo a nefrolitotripsia percutânea.V. C. A. C., 56 anos de idade, diabético, comparece ao consultório médico para consulta de rotina em que refere quadro de dor lombar e febre (39 °C) há dois dias, unido a episódios de náuseas e vômitos. Relata episódios prévios semelhantes, porém com menor intensidade. Ao exame físico: hipocorado (++/+4), desidratado (+++/+4), febril e punho percussão lombar positiva. Mediante o quadro apresentado, o médico decide pela internação hospitalar para investigação do caso.
De acordo com o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.
Caso seja solicitada tomografia computadorizada com contraste para o referido paciente, os achados que confirmariam o diagnóstico suspeitado na fase contrastada seriam áreas de hipercaptação da papila até o córtex e reforço dos contornos da gordura perirrenal.A. P, 22 anos de idade, sexo feminino, vai ao coloproctologista após orientação de um amigo, em razão de episódios de diarreia e dor abdominal intermitentes. Nos últimos meses, refere ainda que apresentou episódios de febre, lesões em cavidade oral, muco nas fezes, perda ponderal e dor em região anal durante a higiene local. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Casos como o de A. P. induzem o planejamento cirúrgico, uma vez que as lesões em região anal entrarão em remissão pela cura cirúrgica da doença de base.
A. P, 22 anos de idade, sexo feminino, vai ao coloproctologista após orientação de um amigo, em razão de episódios de diarreia e dor abdominal intermitentes. Nos últimos meses, refere ainda que apresentou episódios de febre, lesões em cavidade oral, muco nas fezes, perda ponderal e dor em região anal durante a higiene local. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir. A poliartrite é a manifestação extraintestinal mais frequente da retocolite ulcerativa.
A. P, 22 anos de idade, sexo feminino, vai ao coloproctologista após orientação de um amigo, em razão de episódios de diarreia e dor abdominal intermitentes. Nos últimos meses, refere ainda que apresentou episódios de febre, lesões em cavidade oral, muco nas fezes, perda ponderal e dor em região anal durante a higiene local. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir. É correto afirmar que a positividade do ASCA ratifica o diagnóstico sugerido.
Paciente de 12 anos de idade, com história de dor abdominal intensa após queda a cavalo, foi levado ao pronto-socorro da própria cidade onde, em razão de lesão esplênica grau IV, fora submetido à esplenectomia de urgência. Paciente, em primeiro pós-operatório, encontra-se em bom estado geral, com discreta dor em local de ferida operatória. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. O baço é considerado o órgão mais atingido em traumas abdominais fechados.
Paciente de 12 anos de idade, com história de dor abdominal intensa após queda a cavalo, foi levado ao pronto-socorro da própria cidade onde, em razão de lesão esplênica grau IV, fora submetido à esplenectomia de urgência. Paciente, em primeiro pós-operatório, encontra-se em bom estado geral, com discreta dor em local de ferida operatória. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. Todo paciente submetido à esplenectomia deve ter a respectiva vacinação completada contra germes não encapsulados, pois trata-se da função esplênica a composição dessa defesa.
Considere hipoteticamente que um paciente de 50 anos de idade, alcoolista, foi a consulta marcada com o gastroenterologista em que aguardava atendimento na recepção. Durante a espera, foi à área de fumantes, fez uso de dois cigarros e ingesta de um copo de café, quando iniciou dor epigástrica intensa, a qual o fez cancelar a consulta e ir para a própria residência. Em casa, fez uso de um analgésico comum e um anti-inflamatório, os quais logo eliminou por vômitos intensos, e que o levou a pedir que o vizinho o levasse ao pronto-socorro. Ao dar entrada no hospital, o paciente ainda apresentou alguns episódios de hematêmese e aumento da dor abdominal, quando, então, fora iniciado o atendimento.
No que se refere a esse caso clínico e a aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Quanto à diferenciação entre a síndrome de Boerhaave e a síndrome de Mallory-Weiss, infere-se que a primeira se justifica por vômitos incoercíveis que promovem a laceração da mucosa esofágica, ao passo que, na segunda, os vômitos possibilitam a perfuração esofágica.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...