Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere hipoteticamente que um paciente de 50 anos de idade, alcoolista, foi a consulta marcada com o gastroenterologista em que aguardava atendimento na recepção. Durante a espera, foi à área de fumantes, fez uso de dois cigarros e ingesta de um copo de café, quando iniciou dor epigástrica intensa, a qual o fez cancelar a consulta e ir para a própria residência. Em casa, fez uso de um analgésico comum e um anti-inflamatório, os quais logo eliminou por vômitos intensos, e que o levou a pedir que o vizinho o levasse ao pronto-socorro. Ao dar entrada no hospital, o paciente ainda apresentou alguns episódios de hematêmese e aumento da dor abdominal, quando, então, fora iniciado o atendimento.
No que se refere a esse caso clínico e a aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Considerando o intervalo curto entre o início dos sintomas e a condição clínica favorável, a antrectomia associada à vagotomia, faz-se uma boa decisão cirúrgica em úlcera gástrica tipo II.Considere hipoteticamente que um paciente de 50 anos de idade, alcoolista, foi a consulta marcada com o gastroenterologista em que aguardava atendimento na recepção. Durante a espera, foi à área de fumantes, fez uso de dois cigarros e ingesta de um copo de café, quando iniciou dor epigástrica intensa, a qual o fez cancelar a consulta e ir para a própria residência. Em casa, fez uso de um analgésico comum e um anti-inflamatório, os quais logo eliminou por vômitos intensos, e que o levou a pedir que o vizinho o levasse ao pronto-socorro. Ao dar entrada no hospital, o paciente ainda apresentou alguns episódios de hematêmese e aumento da dor abdominal, quando, então, fora iniciado o atendimento.
No que se refere a esse caso clínico e a aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Em geral, úlceras que perfuram em parede anterior são responsáveis pela formação das úlceras terebrantes.Considere hipoteticamente que um paciente de 50 anos de idade, alcoolista, foi a consulta marcada com o gastroenterologista em que aguardava atendimento na recepção. Durante a espera, foi à área de fumantes, fez uso de dois cigarros e ingesta de um copo de café, quando iniciou dor epigástrica intensa, a qual o fez cancelar a consulta e ir para a própria residência. Em casa, fez uso de um analgésico comum e um anti-inflamatório, os quais logo eliminou por vômitos intensos, e que o levou a pedir que o vizinho o levasse ao pronto-socorro. Ao dar entrada no hospital, o paciente ainda apresentou alguns episódios de hematêmese e aumento da dor abdominal, quando, então, fora iniciado o atendimento.
No que se refere a esse caso clínico e a aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Tratando-se de quadro de úlcera péptica perfurada, essa deverá ser investigada mediante tomografia para confirmação do diagnóstico, e posterior tratamento.Considere hipoteticamente que um paciente de 50 anos de idade, alcoolista, foi a consulta marcada com o gastroenterologista em que aguardava atendimento na recepção. Durante a espera, foi à área de fumantes, fez uso de dois cigarros e ingesta de um copo de café, quando iniciou dor epigástrica intensa, a qual o fez cancelar a consulta e ir para a própria residência. Em casa, fez uso de um analgésico comum e um anti-inflamatório, os quais logo eliminou por vômitos intensos, e que o levou a pedir que o vizinho o levasse ao pronto-socorro. Ao dar entrada no hospital, o paciente ainda apresentou alguns episódios de hematêmese e aumento da dor abdominal, quando, então, fora iniciado o atendimento.
No que se refere a esse caso clínico e a aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Em relação à história da doença atual, é possível identificar pelo menos três fatores que influenciam na formação de úlceras pépticas.Paciente de 24 anos de idade, sexo feminino, iniciou há um dia quadro de dor em região epigástrica, de moderada intensidade, a qual migrou em 24 horas para região de fossa ilíaca esquerda. Nega uso de bebida alcoólica, tendo relato apenas de uso de omeprazol no início do quadro. Ao exame físico: regular estado geral, hipocorada (+/+4), abdome doloroso em região de fossa ilíaca bilateralmente.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Na doença de Crohn que afeta o apêndice, tem-se um caráter lento e pouco sintomático na evolução do quadro.Paciente de 24 anos de idade, sexo feminino, iniciou há um dia quadro de dor em região epigástrica, de moderada intensidade, a qual migrou em 24 horas para região de fossa ilíaca esquerda. Nega uso de bebida alcoólica, tendo relato apenas de uso de omeprazol no início do quadro. Ao exame físico: regular estado geral, hipocorada (+/+4), abdome doloroso em região de fossa ilíaca bilateralmente.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Em casos de apendicite em gestantes, é correto afirmar que, no terceiro trimestre, são geralmente considerados casos mais graves, pois o bloqueio promovido pelo omento normalmente não alcança o apêndice, logo, faz-se um bloqueio inefetivo.Paciente de 24 anos de idade, sexo feminino, iniciou há um dia quadro de dor em região epigástrica, de moderada intensidade, a qual migrou em 24 horas para região de fossa ilíaca esquerda. Nega uso de bebida alcoólica, tendo relato apenas de uso de omeprazol no início do quadro. Ao exame físico: regular estado geral, hipocorada (+/+4), abdome doloroso em região de fossa ilíaca bilateralmente.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Se, durante a ressecção do apêndice da paciente, for encontrado tumor carcinoide de 2,5 cm de diâmetro, deve-se proceder a apendicectomia com 2 cm de margem de segurança.Paciente de 24 anos de idade, sexo feminino, iniciou há um dia quadro de dor em região epigástrica, de moderada intensidade, a qual migrou em 24 horas para região de fossa ilíaca esquerda. Nega uso de bebida alcoólica, tendo relato apenas de uso de omeprazol no início do quadro. Ao exame físico: regular estado geral, hipocorada (+/+4), abdome doloroso em região de fossa ilíaca bilateralmente.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Caso seja solicitado hemograma dessa paciente e nele sejam detectados leucócitos normais e neutrófilos aumentados (71%), pode-se afastar o diagnóstico de apendicite aguda.Paciente de 24 anos de idade, sexo feminino, iniciou há um dia quadro de dor em região epigástrica, de moderada intensidade, a qual migrou em 24 horas para região de fossa ilíaca esquerda. Nega uso de bebida alcoólica, tendo relato apenas de uso de omeprazol no início do quadro. Ao exame físico: regular estado geral, hipocorada (+/+4), abdome doloroso em região de fossa ilíaca bilateralmente.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Considerando a topografia do apêndice em região cecal, pode-se justificar pela lei de Laplace que o ceco é uma região anatômica que se obstrui com menor frequência, e, para isso, é necessária uma obstrução em alça fechada.Paciente de 24 anos de idade, sexo feminino, iniciou há um dia quadro de dor em região epigástrica, de moderada intensidade, a qual migrou em 24 horas para região de fossa ilíaca esquerda. Nega uso de bebida alcoólica, tendo relato apenas de uso de omeprazol no início do quadro. Ao exame físico: regular estado geral, hipocorada (+/+4), abdome doloroso em região de fossa ilíaca bilateralmente.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O fato de a dor em fossa ilíaca, ao exame físico, ser bilateral elimina a sensibilidade do sinal de Blumberg, uma vez que esse se situa em fossa ilíaca direita.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...