Questões de Medicina do ano 2016

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Paciente do sexo masculino comparece a consulta dermatológica por apresentar lesões e prurido no tronco há três meses. Na superfície das lesões, encontra-se fina descamação. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.

Nessa patologia, a área mais acometida nas crianças é o dorso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente do sexo feminino, 20 anos de idade, relata que, há três semanas, está com hipertensão refratária a terapêutica medicamentosa otimizada. Refere que apresenta cansaço extremo durante o dia, além de palpitações, cefaleia e sudorese. No momento da consulta, sua pressão é de 160 mmHg x 100 mmHg. Foram solicitados catecolaminas urinárias que apresentaram valor acima da normalidade. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Pode haver hiperglicemia no pós-operatório do feocromocitoma entre 24 e 48 horas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente do sexo feminino, 20 anos de idade, relata que, há três semanas, está com hipertensão refratária a terapêutica medicamentosa otimizada. Refere que apresenta cansaço extremo durante o dia, além de palpitações, cefaleia e sudorese. No momento da consulta, sua pressão é de 160 mmHg x 100 mmHg. Foram solicitados catecolaminas urinárias que apresentaram valor acima da normalidade. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Feocromocitoma associado à neoplasia endócrina múltipla 2A tem relação com carcinoma medular de tireoide.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente, sexo masculino, 70 anos de idade, apresenta tosse seca e dispneia há dois anos. Realizou espirometria que estava normal. Nos raios X de tórax, evidenciaram-se opacidades irregulares em bases e pleura justadiafragmática direita. No passado possui histórico de trabalhar em mineradoras sem equipamentos de proteção. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. O mesotelioma pode ser investigado nesse paciente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente, sexo masculino, 70 anos de idade, apresenta tosse seca e dispneia há dois anos. Realizou espirometria que estava normal. Nos raios X de tórax, evidenciaram-se opacidades irregulares em bases e pleura justadiafragmática direita. No passado possui histórico de trabalhar em mineradoras sem equipamentos de proteção. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. Os familiares que entraram em contato com a roupa do paciente também devem ser investigados para asbestose.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente, sexo masculino, 70 anos de idade, apresenta tosse seca e dispneia há dois anos. Realizou espirometria que estava normal. Nos raios X de tórax, evidenciaram-se opacidades irregulares em bases e pleura justadiafragmática direita. No passado possui histórico de trabalhar em mineradoras sem equipamentos de proteção. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. As doenças relacionadas ao asbesto podem causar efeitos até 20 anos depois de sua exposição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente do sexo feminino, 39 anos de idade, negra, hipertensa prévia, pré-eclâmpsia na última gestação, apresenta crise convulsiva tônico-clônica e é atendida na emergência do hospital. Não possui histórico prévio de convulsão. Ao chegar, estava em estado pós-ictal, Glasgow 9, pressão arterial de 160 mmHg x 100 mmHg, FC = 105 bpm, FR = 16 irpm. O médico plantonista do local examina a paciente, que está com pupilas fixas, anisocóricas, hemiparética à direita e apresentando afasia motora. Solicita uma tomografia de crânio que evidencia hemorragia intraparenquimatosa em região frontotemporal esquerda, com hipótese diagnóstica de trombose venosa de seio sagital. A paciente é internada no serviço de neurologia do hospital e sua prescrição contém manitol, fenitoína, dexametasona e anticoagulante. Após dois dias de internação, paciente evolui com nova crise convulsiva e Glasgow 7. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Diparesia facial periférica, disfagia, disartria e disfonia são esperadas se ocorrer acometimento da musculatura bulbar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente do sexo feminino, 39 anos de idade, negra, hipertensa prévia, pré-eclâmpsia na última gestação, apresenta crise convulsiva tônico-clônica e é atendida na emergência do hospital. Não possui histórico prévio de convulsão. Ao chegar, estava em estado pós-ictal, Glasgow 9, pressão arterial de 160 mmHg x 100 mmHg, FC = 105 bpm, FR = 16 irpm. O médico plantonista do local examina a paciente, que está com pupilas fixas, anisocóricas, hemiparética à direita e apresentando afasia motora. Solicita uma tomografia de crânio que evidencia hemorragia intraparenquimatosa em região frontotemporal esquerda, com hipótese diagnóstica de trombose venosa de seio sagital. A paciente é internada no serviço de neurologia do hospital e sua prescrição contém manitol, fenitoína, dexametasona e anticoagulante. Após dois dias de internação, paciente evolui com nova crise convulsiva e Glasgow 7. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A anticoagulação melhora o prognóstico dessa paciente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente do sexo feminino, 39 anos de idade, negra, hipertensa prévia, pré-eclâmpsia na última gestação, apresenta crise convulsiva tônico-clônica e é atendida na emergência do hospital. Não possui histórico prévio de convulsão. Ao chegar, estava em estado pós-ictal, Glasgow 9, pressão arterial de 160 mmHg x 100 mmHg, FC = 105 bpm, FR = 16 irpm. O médico plantonista do local examina a paciente, que está com pupilas fixas, anisocóricas, hemiparética à direita e apresentando afasia motora. Solicita uma tomografia de crânio que evidencia hemorragia intraparenquimatosa em região frontotemporal esquerda, com hipótese diagnóstica de trombose venosa de seio sagital. A paciente é internada no serviço de neurologia do hospital e sua prescrição contém manitol, fenitoína, dexametasona e anticoagulante. Após dois dias de internação, paciente evolui com nova crise convulsiva e Glasgow 7. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O sinal do delta vazio é um dos achados radiológicos esperados na trombose venosa de seio sagital.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente de 47 anos de idade, sexo masculino, etilista de 12 latas de cerveja/dia, há 20 dias apresenta náusea e anorexia. Ao exame físico, apresenta icterícia 1+/4+, telangiectasias, circulação colateral em abdome e ascite. Os exames laboratoriais mostram hemoglobina de 11,2, TGO = 124, TGP = 98, albumina = 2,7, INR = 1,2 e bilirrubina total = 2,2, indicando flapping. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Pela classificação Child Pugh, é um paciente Child B.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...