Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com vinte e cinco anos de idade foi internado em uma unidade de emergência para ser submetido a tratamento de pneumonia. No atendimento, o médico verificou que, ao ser chamado pelo nome, o paciente não atendia e que apresentava, ainda, respiração rápida e superficial. No exame físico, o jovem apresentou oximetria não invasiva ao ar ambiente de 80%; pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg; frequência cardíaca de 110 bpm; e frequência respiratória de 30 irpm. O paciente respirava fração de oxigênio suplementar com auxílio de máscara facial.
Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Os sinais vitais do referido paciente indicam a presença de insuficiência respiratória por acúmulo de secreções respiratórias, de modo que será necessário realizar a aspiração da via aérea.Um paciente com vinte e cinco anos de idade foi internado em uma unidade de emergência para ser submetido a tratamento de pneumonia. No atendimento, o médico verificou que, ao ser chamado pelo nome, o paciente não atendia e que apresentava, ainda, respiração rápida e superficial. No exame físico, o jovem apresentou oximetria não invasiva ao ar ambiente de 80%; pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg; frequência cardíaca de 110 bpm; e frequência respiratória de 30 irpm. O paciente respirava fração de oxigênio suplementar com auxílio de máscara facial.
Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.
No caso em consideração, para ampliar a reserva de oxigênio nos pulmões, indica-se a oferta de oxigênio, em alto fluxo, por três a cinco minutos.Um paciente com vinte e cinco anos de idade foi internado em uma unidade de emergência para ser submetido a tratamento de pneumonia. No atendimento, o médico verificou que, ao ser chamado pelo nome, o paciente não atendia e que apresentava, ainda, respiração rápida e superficial. No exame físico, o jovem apresentou oximetria não invasiva ao ar ambiente de 80%; pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg; frequência cardíaca de 110 bpm; e frequência respiratória de 30 irpm. O paciente respirava fração de oxigênio suplementar com auxílio de máscara facial.
Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Para promover a abertura da via aérea respiratória do referido paciente, recomenda-se realizar a extensão cervical por meio da elevação do mento.Um paciente com vinte e cinco anos de idade, previamente hígido, procurou atendimento médico por apresentar, havia três semanas, quadro clínico constituído por febre, tosse seca e dispneia aos mínimos esforços. O exame físico indicou taquicardia, taquipneia e saturação de oxigênio igual a 88%, a qual caiu para 80% com a deambulação. A radiografia de tórax revelou um infiltrado pulmonar difuso bilateral. Os exames laboratoriais mostraram aumento da desidrogenase lática (DHL) sérica e linfopenia.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O aumento dos níveis de DHL sérica é um marcador específico para o diagnóstico de doença infecciosa no caso do paciente em questão.Um paciente com vinte e cinco anos de idade, previamente hígido, procurou atendimento médico por apresentar, havia três semanas, quadro clínico constituído por febre, tosse seca e dispneia aos mínimos esforços. O exame físico indicou taquicardia, taquipneia e saturação de oxigênio igual a 88%, a qual caiu para 80% com a deambulação. A radiografia de tórax revelou um infiltrado pulmonar difuso bilateral. Os exames laboratoriais mostraram aumento da desidrogenase lática (DHL) sérica e linfopenia.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A partir do resultado da oximetria não invasiva do referido paciente, deve-se indicar a realização de gasometria arterial com o objetivo de classificar a gravidade do quadro clínico.Um paciente com vinte e cinco anos de idade, previamente hígido, procurou atendimento médico por apresentar, havia três semanas, quadro clínico constituído por febre, tosse seca e dispneia aos mínimos esforços. O exame físico indicou taquicardia, taquipneia e saturação de oxigênio igual a 88%, a qual caiu para 80% com a deambulação. A radiografia de tórax revelou um infiltrado pulmonar difuso bilateral. Os exames laboratoriais mostraram aumento da desidrogenase lática (DHL) sérica e linfopenia.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Tosse seca e infiltrado pulmonar difuso são fatores que inviabilizam a realização de exames complementares para estabelecer um diagnóstico definitivo para esse paciente.Um paciente com vinte e oito anos de idade, previamente hígido, procurou a emergência de um hospital por apresentar, havia seis dias, febre, calafrios e tosse com secreção amarelada contendo rajas de sangue. O exame físico mostrou temperatura axilar de 39 ºC; frequência cardíaca de 110 bpm; pressão arterial de 120 mmHg × 80 mmHg; pele com lesões puntiformes em ambos os antebraços; frequência respiratória de 28 irpm; ausculta cardíaca com sopro holossistólico e frêmito à palpação em foco tricúspide; e ausculta respiratória com crepitações inspiratórias bilateralmente. Na radiografia de tórax, observaram-se múltiplos nódulos, alguns com cavitação. O hemograma mostrou leucocitose com desvio à esquerda.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Se for confirmado o diagnóstico de endocardite bacteriana aguda no referido paciente, o agente etiológico mais provável será o Streptococcus viridans.Um paciente com vinte e oito anos de idade, previamente hígido, procurou a emergência de um hospital por apresentar, havia seis dias, febre, calafrios e tosse com secreção amarelada contendo rajas de sangue. O exame físico mostrou temperatura axilar de 39 ºC; frequência cardíaca de 110 bpm; pressão arterial de 120 mmHg × 80 mmHg; pele com lesões puntiformes em ambos os antebraços; frequência respiratória de 28 irpm; ausculta cardíaca com sopro holossistólico e frêmito à palpação em foco tricúspide; e ausculta respiratória com crepitações inspiratórias bilateralmente. Na radiografia de tórax, observaram-se múltiplos nódulos, alguns com cavitação. O hemograma mostrou leucocitose com desvio à esquerda.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Nesse caso, é critério relevante para o diagnóstico de endocardite bacteriana o isolamento, em duas hemoculturas separadas, de um microrganismo característico da doença.Um paciente com vinte e oito anos de idade, previamente hígido, procurou a emergência de um hospital por apresentar, havia seis dias, febre, calafrios e tosse com secreção amarelada contendo rajas de sangue. O exame físico mostrou temperatura axilar de 39 ºC; frequência cardíaca de 110 bpm; pressão arterial de 120 mmHg × 80 mmHg; pele com lesões puntiformes em ambos os antebraços; frequência respiratória de 28 irpm; ausculta cardíaca com sopro holossistólico e frêmito à palpação em foco tricúspide; e ausculta respiratória com crepitações inspiratórias bilateralmente. Na radiografia de tórax, observaram-se múltiplos nódulos, alguns com cavitação. O hemograma mostrou leucocitose com desvio à esquerda.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
No caso em consideração, os achados indicam sopro orgânico característico de estenose tricúspide.Um paciente com vinte e oito anos de idade, previamente hígido, procurou a emergência de um hospital por apresentar, havia seis dias, febre, calafrios e tosse com secreção amarelada contendo rajas de sangue. O exame físico mostrou temperatura axilar de 39 ºC; frequência cardíaca de 110 bpm; pressão arterial de 120 mmHg × 80 mmHg; pele com lesões puntiformes em ambos os antebraços; frequência respiratória de 28 irpm; ausculta cardíaca com sopro holossistólico e frêmito à palpação em foco tricúspide; e ausculta respiratória com crepitações inspiratórias bilateralmente. Na radiografia de tórax, observaram-se múltiplos nódulos, alguns com cavitação. O hemograma mostrou leucocitose com desvio à esquerda.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
O paciente mencionado deve ser submetido, em um período de até três horas, após sua internação, a tratamento com agentes antimicrobianos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...