Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o gráfico dose-efeito (DE) apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Depreende-se do gráfico que a interação entre as drogas A e C pode, dependendo de suas doses, aumentar o efeito farmacológico a um nível de toxicidade e que a interação farmacológica entre as drogas B e D pode, também dependendo de suas doses, inibir o efeito farmacológico, privando, assim, o paciente do efeito terapêutico desejado.Considerando o gráfico dose-efeito (DE) apresentado acima, julgue os itens a seguir.
A curva dose-efeito obtida com a droga B na presença da droga D é um típico exemplo de interação farmacológica de potencialização ou adição, de tal forma que, no caso específico, a droga B na presença da droga D ficou mais potente do que a droga A.Considerando o gráfico dose-efeito (DE) apresentado acima, julgue os itens a seguir.
A curva dose-efeito realizada com a droga A, mas com o pré-tratamento com a droga C, permite afirmar que a droga C, por ser um antagonista competitivo dos sítios de ligação da droga A, reduz tanto a eficácia quanto a potência da droga A.Sabendo que, em uma equipe multidisciplinar de saúde, a atuação do farmacêutico pode aumentar a adesão do paciente à farmacoterapia, diminuir custos nos sistemas de saúde, pela monitoração de reações adversas e interações medicamentosas, e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, julgue os próximos itens. Um exemplo de problema relacionado a medicamentos é a dosagem subterapêutica, verificado quando o paciente faz uso do medicamento correto, porém em uma dosagem menor do que seria necessário para o seu estado clínico.
Sabendo que, em uma equipe multidisciplinar de saúde, a atuação do farmacêutico pode aumentar a adesão do paciente à farmacoterapia, diminuir custos nos sistemas de saúde, pela monitoração de reações adversas e interações medicamentosas, e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, julgue os próximos itens. Em uma equipe multidisciplinar que atenda um grupo de pacientes asmáticos, a atuação do farmacêutico deve-se limitar às informações sobre os medicamentos, como, por exemplo, análise de possíveis interações medicamentosas, conferência de posologia e orientação da equipe sobre o uso de medicamentos em aerossol.
Sabendo que, em uma equipe multidisciplinar de saúde, a atuação do farmacêutico pode aumentar a adesão do paciente à farmacoterapia, diminuir custos nos sistemas de saúde, pela monitoração de reações adversas e interações medicamentosas, e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, julgue os próximos itens. Um dos focos de atenção do farmacêutico são as interações medicamentosas. Um exemplo de interação medicamentosa importante é o uso concomitante de medicamentos depressores do SNC, os quais podem ocasionar depressão respiratória e hipotensão.
Sabendo que, em uma equipe multidisciplinar de saúde, a atuação do farmacêutico pode aumentar a adesão do paciente à farmacoterapia, diminuir custos nos sistemas de saúde, pela monitoração de reações adversas e interações medicamentosas, e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, julgue os próximos itens. Após o procedimento de anamnese farmacêutica, é importante que o farmacêutico esteja habilitado para acompanhar as reações adversas a medicamentos (RAM). Por exemplo, se o paciente está recebendo muitos medicamentos, comum em pacientes idosos, e apresenta RAM, deve-se utilizar a única estratégia possível que é descontinuar todos os medicamentos imediatamente, pois, caso contrário, os efeitos adversos serão exacerbados, podendo ser fatais.
Sabendo que, em uma equipe multidisciplinar de saúde, a atuação do farmacêutico pode aumentar a adesão do paciente à farmacoterapia, diminuir custos nos sistemas de saúde, pela monitoração de reações adversas e interações medicamentosas, e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, julgue os próximos itens. No âmbito farmacêutico, a anamnese não visa o diagnóstico de patologias, mas a verificação de possíveis reações adversas a medicamentos e problemas a eles relacionados. O profissional deve, por isso, intervir na narrativa do paciente sempre que ele prestar qualquer informação sobre medicamentos.
Com relação aos fármacos que atuam no sistema cardíaco e no sistema pulmonar, julgue os itens de 26 a 32. O trinitrato de glicerina (nitroglicerina) é utilizado como antianginoso, podendo ser administrado em comprimido sublingual, aerossol sublingual, cápsula ou adesivo transdérmico. As vantagens da administração sublingual são a rápida absorção, a meia-vida prolongada de seis horas e o baixo índice de tolerância.
Com relação aos fármacos que atuam no sistema cardíaco e no sistema pulmonar, julgue os itens de 26 a 32. Entre os glicosídios obtidos da dedaleira, a digoxina é terapeuticamente a mais importante. Em função do seu efeito inotrópico positivo sobre o miocárdio deficiente e devido à sua eficácia no controle da resposta da frequência ventricular à fibrilação, a digoxina é benéfica no tratamento da insuficiência cardíaca. Seu mecanismo de ação consiste na inibição da bomba Na+/K+ e no efeito inotrópico positivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...