Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os fármacos utilizados em tratamento de doenças cardíacas e pulmonares afetam, entre outros, o SNC e o SNA. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. A atropina, que é um antagonista dos receptores muscarínicos, promove aumento cardíaco por inibir o tônus parassimpático; em doses elevadas, ela é agonista dos receptores β, o que aumenta ainda mais a força dos batimentos cardíacos.
Os fármacos utilizados em tratamento de doenças cardíacas e pulmonares afetam, entre outros, o SNC e o SNA. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. O SNA simpático promove efeitos de broncodilatação e aumento da frequência respiratória, por meio da atuação da adrenalina nos receptores β2, enquanto o SNA parassimpático promove efeitos contrários, por ser, na maioria dos tecidos, antagonista fisiológico do SNA simpático.
Os fármacos utilizados em tratamento de doenças cardíacas e pulmonares afetam, entre outros, o SNC e o SNA. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. A barreira hematoencefálica consiste na sobreposição de células endoteliais unidas por junções íntimas e cercadas por pericitos, de tal forma que fármacos lipossolúveis penetram mais facilmente no SNC do que fármacos ionizados ou polares.
Os fármacos utilizados em tratamento de doenças cardíacas e pulmonares afetam, entre outros, o SNC e o SNA. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. Antagonistas β não seletivos, como o propranolol, que bloqueiam os receptores β2 nos bronquíolos, não devem ser administradas em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, pois esse bloqueio pode resultar em broncoconstrição potencialmente fatal.
Os fármacos utilizados em tratamento de doenças cardíacas e pulmonares afetam, entre outros, o SNC e o SNA. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. A anfetamina e seus derivados, agonistas adrenérgicos de ação indireta, podem promover efeitos adversos como palpitações, arritmias cardíacas e dor anginosa.
Os fármacos utilizados em tratamento de doenças cardíacas e pulmonares afetam, entre outros, o SNC e o SNA. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. A asma é uma doença respiratória que causa constrição dos bronquíolos, e a estimulação nervosa parassimpática sobreposta frequentemente piora essa doença. Nesse caso, a administração de drogas que bloqueiem os receptores muscarínicos, como a atropina, pode relaxar as vias respiratórias o suficiente para melhorar a obstrução dos bronquíolos.
Os fármacos utilizados em tratamento de doenças cardíacas e pulmonares afetam, entre outros, o SNC e o SNA. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. O SNA parassimpático promove efeitos que levam à diminuição da frequência e da força dos batimentos cardíacos, por meio da interação da acetilcolina nos receptores nicotínicos do subtipo N5A
Em relação a farmacocinética e farmacodinâmica, julgue os itens subsequentes. As propriedades químicas como peso molecular, solubilidade e coeficiente de partição e as variáveis fisiológicas como motilidade gástrica, pH no local de absorção e a ingestão do medicamento concomitantemente, ou não, à de alimentos são fatores que interferem na absorção dos medicamentos.
Em relação a farmacocinética e farmacodinâmica, julgue os itens subsequentes. Os princípios da depuração dos fármacos são semelhantes aos da fisiologia renal. Supondo que seja total a biodisponibilidade de um fármaco, sua concentração no organismo, no estado de equilíbrio, será atingida quando a taxa de eliminação for igual à taxa de administração.
Considerando o gráfico dose-efeito (DE) apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Com base nas DE50 mostradas na figura, é correto afirmar que a droga A é mais eficaz que a droga B, embora ambas possuam a mesma potência.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...