Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente pós-operatório tardio de lobectomia pulmonar superior direita por arpergilose pulmonar consequente à sequela de tuberculose evoluiu com tosse, hemoptoico e vômica. Exames de imagem mostraram nível hidroaéreo no tórax com septações.
Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.
A presença de coto brônquico longo no pós-operatório de lobectomias é um importante fator na incidência de fístula broncopleural.Paciente pós-operatório tardio de lobectomia pulmonar superior direita por arpergilose pulmonar consequente à sequela de tuberculose evoluiu com tosse, hemoptoico e vômica. Exames de imagem mostraram nível hidroaéreo no tórax com septações.
Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.
A realização de broncoscopia nesse paciente serve de parâmetro para a elaboração do diagnóstico de fístula broncopleural, e o primeiro passo para o tratamento é abordagem com rafia da fístula.Paciente pós-operatório tardio de lobectomia pulmonar superior direita por arpergilose pulmonar consequente à sequela de tuberculose evoluiu com tosse, hemoptoico e vômica. Exames de imagem mostraram nível hidroaéreo no tórax com septações.
Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.
Caso seja constatado empiema pleural com fístula broncopleural, esse paciente deverá ser submetido a tratamento de drenagem da cavidade pleural para controle de infecção.Paciente pós-operatório tardio de lobectomia pulmonar superior direita por arpergilose pulmonar consequente à sequela de tuberculose evoluiu com tosse, hemoptoico e vômica. Exames de imagem mostraram nível hidroaéreo no tórax com septações.
Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.
Nesse caso, a principal suspeita é de empiema tuberculoso.Paciente pós-operatório tardio de lobectomia pulmonar superior direita por arpergilose pulmonar consequente à sequela de tuberculose evoluiu com tosse, hemoptoico e vômica. Exames de imagem mostraram nível hidroaéreo no tórax com septações.
Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.
O tratamento prévio com radioterapia na região do brônquio desse paciente não aumenta a incidência de fístula.Uma paciente com setenta e oito anos de idade, ex-tabagista há vinte anos, hipertensa, com obesidade leve e DPOC compareceu ao hospital para avaliação de nódulo pulmonar indeterminado de 14 mm em lobo superior direito de bordas lobuladas, periférico e semissólido. Exames de imagem realizados dez meses antes dessa avaliação identificaram nódulo com 13 mm e aumento de 50% do componente sólido.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
A melhor opção de cirurgia para essa paciente, devido à sua idade avançada, é a segmentectomia em cunha.Uma paciente com setenta e oito anos de idade, ex-tabagista há vinte anos, hipertensa, com obesidade leve e DPOC compareceu ao hospital para avaliação de nódulo pulmonar indeterminado de 14 mm em lobo superior direito de bordas lobuladas, periférico e semissólido. Exames de imagem realizados dez meses antes dessa avaliação identificaram nódulo com 13 mm e aumento de 50% do componente sólido.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Se a biópsia percutânea evidenciar áreas de metaplasia e pneumonite inespecífica, exclui-se a necessidade de intervenção cirúrgica nessa paciente.Uma paciente com setenta e oito anos de idade, ex-tabagista há vinte anos, hipertensa, com obesidade leve e DPOC compareceu ao hospital para avaliação de nódulo pulmonar indeterminado de 14 mm em lobo superior direito de bordas lobuladas, periférico e semissólido. Exames de imagem realizados dez meses antes dessa avaliação identificaram nódulo com 13 mm e aumento de 50% do componente sólido.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Caso seja constatada malignidade, e considerando a faixa etária e as comorbidades apresentadas pela paciente, o tratamento mais indicado é a radioterapia.Uma paciente com setenta e oito anos de idade, ex-tabagista há vinte anos, hipertensa, com obesidade leve e DPOC compareceu ao hospital para avaliação de nódulo pulmonar indeterminado de 14 mm em lobo superior direito de bordas lobuladas, periférico e semissólido. Exames de imagem realizados dez meses antes dessa avaliação identificaram nódulo com 13 mm e aumento de 50% do componente sólido.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
A realização de PET TC não captante ou captação menor que 2,5 SUV nessa paciente é um indicativo de benignidade sem indicação de biópsia.Uma paciente com setenta e oito anos de idade, ex-tabagista há vinte anos, hipertensa, com obesidade leve e DPOC compareceu ao hospital para avaliação de nódulo pulmonar indeterminado de 14 mm em lobo superior direito de bordas lobuladas, periférico e semissólido. Exames de imagem realizados dez meses antes dessa avaliação identificaram nódulo com 13 mm e aumento de 50% do componente sólido.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
O crescimento da parte sólida do nódulo descrito nesse caso clínico, mesmo com baixa captação no PET TC, indica investigação por biopsia.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...