Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de vinte e cinco anos de idade procurou atendimento ginecológico por apresentar amenorreia havia sete meses. Ao ser indagada, informou que havia realizado teste de gravidez, cujo resultado foi negativo, e que estava tentando engravidar havia dois anos, sem obter sucesso.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Considere que, após a realização de investigação laboratorial, tenha sido procedido o teste de administração de estrogênio e progesterona, cujo resultado tenha sido positivo. Nessa situação, é correto afirmar que houve alteração no trato genital da paciente.Conforme o volume e a descida da cistocele, do prolapso uterino ou da retocele, as distopias podem ser classificadas em diferentes graus. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir. Considera-se distopia de terceiro grau a protrusão que envolve a parede vaginal e órgão adjacente, chegando a atingir o introito vaginal, sem, contudo, ultrapassá-lo completamente.
Acerca de doença inflamatória pélvica e incontinência urinária, julgue os próximos itens. Na etiopatogenia da doença inflamatória pélvica, destacam-se como agentes causadores dessa enfermidade a Gardnerella vaginalis e a Candida albicans.
Acerca de doença inflamatória pélvica e incontinência urinária, julgue os próximos itens. A incontinência urinária de esforço é um dos sintomas que causam maior desconforto em pacientes, e a causa desse distúrbio são contrações involuntárias do detrusor que levam à perda involuntária de urina.
No que se refere a infecções geniturinárias, julgue os itens subsecutivos. Para gestantes soropositivas para HIV que apresentam carga viral maior ou igual a 1.000 cópias/mL ou desconhecida, após trinta e quatro semanas de gestação, o parto mais indicado é a cesariana eletiva, que deve ser realizada por volta da trigésima oitava semana de gestação, antes do início do trabalho de parto, sem o rompimento da bolsa.
No que se refere a infecções geniturinárias, julgue os itens subsecutivos. A taxa de transmissão do HIV de mãe para filho durante a gravidez e sem a realização de tratamento é de cerca de 20%; caso seja feito tratamento com antirretrovirais e sejam seguidas as orientações médicas, a possibilidade de infecção do bebê reduz para níveis bem menores, em torno de 1%.
No que se refere a infecções geniturinárias, julgue os itens subsecutivos. A gonorreia é uma DST propagada pela prática sexual desprevenida cuja probabilidade de contaminação de parceiro saudável, após o relacionamento com um parceiro infectado, é de cerca de 90%.
No que se refere a infecções geniturinárias, julgue os itens subsecutivos. A donovanose caracteriza-se pelo surgimento de pequenas bolhas na região genital que se rompem formando feridas e desaparecem espontaneamente. Antes do surgimento das bolhas, pacientes com donovanose podem apresentar sintomas como formigamento, ardor, coceira local, febre e mal-estar.
No que se refere às malformações congênitas, julgue os itens que se seguem. Indivíduos com pseudo-hermafroditismo feminino, caracterizado pelo cariótipo 46XX, apresentam gônadas como ovários e genitália externa feminina masculinizada pela produção exagerada de androgênios suprarrenais.
No que se refere às malformações congênitas, julgue os itens que se seguem. Ginecomastia, testículos hipoplásicos e azospermia podem ser atribuídos à síndrome de Klinefelter, uma mutação cromossômica numérica que apresenta cariótipo 47XXY.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...