Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às intercorrências obstétricas ocorridas na gestação, julgue os itens que se seguem. Pressão arterial elevada, perda de proteína pela urina, edema e crises convulsivas, após a vigésima semana de gravidez, são manifestações que indicam o diagnóstico de pré-eclâmpsia.
De acordo com o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), depois do câncer de pele (não-melanoma), o câncer de mama é a neoplasia maligna de ocorrência mais frequente nas mulheres. A respeito dessa doença, julgue os itens a seguir. Conforme orientação atual do Ministério da Saúde e do INCA, o rastreamento mamográfico deve ser iniciado aos cinquenta anos de idade e sua periodicidade é bienal.
De acordo com o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), depois do câncer de pele (não-melanoma), o câncer de mama é a neoplasia maligna de ocorrência mais frequente nas mulheres. A respeito dessa doença, julgue os itens a seguir. Considere que uma paciente de sessenta anos de idade tenha sido diagnosticada, após realização de biopsia, com tumor compat ível com carcinoma ductal infiltrante e imunohistoquímica, mostrando HER-2 (fator de crescimento epidérmico 2) hiperexpresso. Nessa situação, é indicado, como tratamento sistêmico, o uso do tamoxifeno ou inibidor da aromatase.
Em relação à origem da endometriose, julgue os próximos itens. De acordo com a teoria da implantação, uma das teorias mais aceitas no entendimento da endometriose, embora 70% a 90% das mulheres apresentem menstruação retrógrada, apenas uma minoria irá desenvolver essa doença.
Em relação à origem da endometriose, julgue os próximos itens. Os resultados de avaliações do líquido peritoneal demonstraram que a presença de quantidades elevadas de macrófagos está associada à secreção de diversas citocinas e aos fatores de crescimento e de angiogênese, que culminarão na implantação e invasão do tecido endometrial ectópico.
O climatério é fase da vida reprodutiva da mulher em que ocorre uma diminuição numérica dos folículos que resulta em diminuição dos estrogênios, aumento do FSH e incapacidade de estimular o pico de LH, processo que desencadeia ciclos anovulatórios e irregularidades menstruais. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos. O efeito cardioprotetor dos estrogênios é decorrente da diminuição do colesterol total e da fração LDL do colesterol, associadas à diminuição da resistência à insulina, à vasodilatação e à melhora do fluxo sanguíneo.
O climatério é fase da vida reprodutiva da mulher em que ocorre uma diminuição numérica dos folículos que resulta em diminuição dos estrogênios, aumento do FSH e incapacidade de estimular o pico de LH, processo que desencadeia ciclos anovulatórios e irregularidades menstruais. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos. A reposição hormonal apresenta diversos benefícios às pacientes na menopausa, havendo, todavia, contraindicações absolutas à sua realização, como tabagismo, dislipidemia e hipertensão arterial, em razão do risco elevado de ocorrência de trombose venosa profunda.
A pesquisa dos níveis de androgênios é fundamental para a identificação da causa de hirsutismo. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. A associação entre síndrome de ovários policísticos e resistência periférica à insulina, e o consequente hiperandrogenismo, é explicada pela ação da insulina sob os receptores do fator de crescimento insulina-símile 1 (IGF-1) no tecido ovariano, a qual modula a ação do hormônio luteinizante na síntese de androgênios.
A pesquisa dos níveis de androgênios é fundamental para a identificação da causa de hirsutismo. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. O tratamento da síndrome de ovários policísticos em pacientes que desejam engravidar baseia-se na elevação dos níveis de FSH, o que pode ser feito mediante o uso de citrato de clomifeno, que age principalmente no hipotálamo.
Uma paciente de vinte e cinco anos de idade procurou atendimento ginecológico por apresentar amenorreia havia sete meses. Ao ser indagada, informou que havia realizado teste de gravidez, cujo resultado foi negativo, e que estava tentando engravidar havia dois anos, sem obter sucesso.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Cabe ao médico verificar a possibilidade de hiperprolactinemia, mesmo sem galactorreia, dado que 30% das pacientes com hiperprolactinemia apresentam amenorreia e infertilidade.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...