Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de dezessete anos de idade compareceu à consulta ginecológica de rotina queixando-se de atraso do desenvolvimento puberal. No exame físico, a paciente apresentou implantação baixa das orelhas e do cabelo, pescoço alado, linfedema de palmas das mãos e plantas dos pés, tórax em armadura, hipertelorismo mamário, cubitus valgus e quarto metacarpiano curto.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
A hipótese diagnóstica principal para esse caso é síndrome de Klinefelter - a causa mais frequente de hipogonadismo hipogonadotrófico.Uma paciente de dezessete anos de idade compareceu à consulta ginecológica de rotina queixando-se de atraso do desenvolvimento puberal. No exame físico, a paciente apresentou implantação baixa das orelhas e do cabelo, pescoço alado, linfedema de palmas das mãos e plantas dos pés, tórax em armadura, hipertelorismo mamário, cubitus valgus e quarto metacarpiano curto.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Em casos clínicos semelhantes ao citado, os tratamentos radioterápicos e quimioterápicos feitos na infância e adolescência podem levar ao comprometimento do tecido ovariano e à disgenesia gonadal. Dessa forma, a proteção ovariana deve ser oferecida previamente para tratar esses pacientes e pode ser feita por meio de inibidores de GnRH.Uma paciente de dezessete anos de idade compareceu à consulta ginecológica de rotina queixando-se de atraso do desenvolvimento puberal. No exame físico, a paciente apresentou implantação baixa das orelhas e do cabelo, pescoço alado, linfedema de palmas das mãos e plantas dos pés, tórax em armadura, hipertelorismo mamário, cubitus valgus e quarto metacarpiano curto.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Em situações como a da paciente mencionada, o uso de reposição hormonal com estrogênios, mesmo quando prescrita após o uso de hormônio do crescimento ou após o pico de crescimento, deve ser evitado, pelo risco potencial de malignização da gônada em fita.Uma paciente de dezessete anos de idade compareceu à consulta ginecológica de rotina queixando-se de atraso do desenvolvimento puberal. No exame físico, a paciente apresentou implantação baixa das orelhas e do cabelo, pescoço alado, linfedema de palmas das mãos e plantas dos pés, tórax em armadura, hipertelorismo mamário, cubitus valgus e quarto metacarpiano curto.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Em casos semelhantes ao dessa paciente, na maioria das vezes, o cariótipo é 46X, mas pode haver mosaicos e anomalias estruturais do cromossoma X ou Y.Em cada um dos itens subsequentes, é apresentado um caso clínico hipotético acerca das medidas terapêuticas para o tratamento das infecções de transmissão sexual, seguido de uma assertiva a ser julgada. Uma paciente de trinta anos de idade, soropositivo para o HIV, relata sentir dor, sensação de peso em região genital e a presença, recentemente, de uma lesão papulosa na região da face interna dos pequenos lábios, que evoluiu para úlcera e regrediu espontaneamente em cinco dias. No exame físico da paciente, observou-se adenite inguinal à direita, associada a abcessos e fistulações, com drenagem de material purulento. Nesse caso, o provável agente etiológico é a Chlamydia trachomatis (subtipos L1, L2 ou L3) e o tratamento para esse provável diagnóstico consiste em doxiciclina 100 mg via oral a cada doze horas, por vinte e um dias.
Em cada um dos itens subsequentes, é apresentado um caso clínico hipotético acerca das medidas terapêuticas para o tratamento das infecções de transmissão sexual, seguido de uma assertiva a ser julgada. Uma paciente de vinte e quatro anos de idade, solteira, relata que há oito semanas apresentou lesão genital ulcerada, dolorosa, de bordos elevados e fundo limpo, que desapareceu após aproximadamente um mês do surgimento, não deixando cicatriz. No exame físico, a paciente apresentou exantema mobiliforme sem prurido associado a lesões papulosas palmoplantares, placas mucosas, adenopatia, alopecia em clareira e condilomas planos. Nesse caso, o tratamento da paciente deverá ser pela administração de Penicilina G benzatina, em três doses de 2.400.000 UI intramuscular, com intervalo de uma semana entre as doses.
Em cada um dos itens subsequentes, é apresentado um caso clínico hipotético acerca das medidas terapêuticas para o tratamento das infecções de transmissão sexual, seguido de uma assertiva a ser julgada. Uma paciente apresenta úlceras genitais autoinoculáveis, múltiplas, dolorosas, hiperemiadas, com fundo purulento e de forma irregular, associada a enfartamento ganglionar inguinal unilateral com orifício fistular único. O exame em campo escuro não revelou T. pallidum, e a citologia de Tzanck foi negativa. Nesse caso, o provável agente etiológico é o Haemophilus ducreyi, e o tratamento para esse provável diagnóstico consiste em ceftriaxona 250 mg, intramuscular, em dose única.
Julgue os próximos itens, com relação ao câncer ginecológico. Os dois subtipos histológicos mais comuns de câncer de colo uterino são o carcinoma de células escamosas e o adenocarcinoma.
Julgue os próximos itens, com relação ao câncer ginecológico. No câncer de colo uterino, as proteínas supressoras de tumor p53, p21 e retinoblastoma (Rb) sofrem ação da alta expressão da oncoproteína HPV E7, o que leva à proliferação celular descontrolada.
Julgue os próximos itens, com relação ao câncer ginecológico. Entre as alterações genéticas do câncer de colo uterino, a expressão elevada da oncoproteína HPV E6 provoca desregulação do ciclo celular e inibição da apoptose, por se ligar diretamente à proteína supressora tumoral p53 ou, de modo indireto, por ativar E6AP que degrada p53.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...