Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem com cinquenta anos de idade foi levado ao pronto-socorro com relato de estar apresentando crises convulsivas tônico-clônicas intermitentes havia vinte minutos, sem recuperação da consciência. No momento da avaliação, não havia mais abalos dos membros, mas foram observados movimentos ritmados de piscamento das pálpebras, que, após quinze minutos de observação, já estavam totalmente ausentes. Esse homem retomou a consciência após sessenta minutos de permanência no pronto-socorro, mas ainda desorientado e com alucinações auditivas.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Apesar de esse paciente ter recuperado a consciência após sessenta minutos, a desorientação e as alucinações, mesmo isoladamente, ainda podem ser manifestações de atividade epiléptica.Tendo em vista que o consumo de álcool está relacionado a diversas doenças do sistema nervoso, julgue os itens a seguir. O achado de corpos mamilares atrofiados, no exame de um paciente demenciado, indica que o resultado desse exame pode estar relacionado ao fato de esse paciente apresentar alcoolismo crônico e deficiência nutricional.
Tendo em vista que o consumo de álcool está relacionado a diversas doenças do sistema nervoso, julgue os itens a seguir. Se um paciente etilista se apresenta com desorientação, disfunção da motricidade ocular e ataxia de marcha, ele deverá ser tratado com administração imediata de tiamina parenteral.
Tendo em vista que o consumo de álcool está relacionado a diversas doenças do sistema nervoso, julgue os itens a seguir. A neuropatia periférica induzida por álcool é predominantemente autonômica e desmielinizante, o que torna o paciente mais suscetível a neuropatias compressivas.
Tendo em vista que o consumo de álcool está relacionado a diversas doenças do sistema nervoso, julgue os itens a seguir. Na degeneração cerebelar induzida por álcool, o exame neurológico tipicamente demonstra instabilidade postural, ataxia de marcha e falta de coordenação dos membros inferiores.
Um homem de quarenta e seis anos de idade sofreu ferimento perfurante na região dorsal. Dois anos depois, ainda havia evidência de lesão da medula espinhal, incluindo atrofia dos músculos interósseos da mão direita. No membro inferior direito, havia hiperreflexia patelar e perda da noção de posição segmentar. O lado esquerdo apresentava hipoestesia severa térmica e dolorosa até o nível da terceira costela.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
O diagnóstico é lesão de raiz ventral direita.Um homem de quarenta e seis anos de idade sofreu ferimento perfurante na região dorsal. Dois anos depois, ainda havia evidência de lesão da medula espinhal, incluindo atrofia dos músculos interósseos da mão direita. No membro inferior direito, havia hiperreflexia patelar e perda da noção de posição segmentar. O lado esquerdo apresentava hipoestesia severa térmica e dolorosa até o nível da terceira costela.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
A atrofia dos músculos da mão, na situação hipotética apresentada, indica lesão do segundo neurônio motor.Um homem de quarenta e seis anos de idade sofreu ferimento perfurante na região dorsal. Dois anos depois, ainda havia evidência de lesão da medula espinhal, incluindo atrofia dos músculos interósseos da mão direita. No membro inferior direito, havia hiperreflexia patelar e perda da noção de posição segmentar. O lado esquerdo apresentava hipoestesia severa térmica e dolorosa até o nível da terceira costela.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Os fascículos grácil e cuneiforme foram poupados à direita.Um homem de quarenta e seis anos de idade sofreu ferimento perfurante na região dorsal. Dois anos depois, ainda havia evidência de lesão da medula espinhal, incluindo atrofia dos músculos interósseos da mão direita. No membro inferior direito, havia hiperreflexia patelar e perda da noção de posição segmentar. O lado esquerdo apresentava hipoestesia severa térmica e dolorosa até o nível da terceira costela.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Os tratos envolvidos são o corticoespinhal direito e o espinotalâmico lateral esquerdo.Um homem de quarenta e seis anos de idade sofreu ferimento perfurante na região dorsal. Dois anos depois, ainda havia evidência de lesão da medula espinhal, incluindo atrofia dos músculos interósseos da mão direita. No membro inferior direito, havia hiperreflexia patelar e perda da noção de posição segmentar. O lado esquerdo apresentava hipoestesia severa térmica e dolorosa até o nível da terceira costela.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
O nível da lesão é C5.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...