Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente é trazido ao psiquiatra pelo filho para avaliação diagnóstica. O filho relata que o pai, já há alguns anos, começou a ter esquecimentos, que foram piorando com o passar do tempo, chegando ao ponto de não mais reconhecer objetos, como o controle remoto, e já ter tido um episódio em que se perdeu no bairro após terem deixado o portão aberto. Afirma que ultimamente o pai só fica em casa e não consegue mais fazer atividades que costumava fazer antes, como aguar o jardim.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos (médicos) a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A avaliação neurológica em pacientes com demência frontotemporal, um diagnóstico diferencial do transtorno descrito, costuma revelar história de acidente vascular cerebral e (ou) de episódios isquêmicos transitórios, além de sinais indicativos de infartos cerebrais.Paciente, 45 anos de idade, adotou uma nova identidade em uma praia distante 150 km de sua cidade de origem e não lembra nada da respectiva vida pregressa. Segundo relato da irmã, aparentemente esse evento foi desencadeado após ele saber, naquele dia, que a esposa havia tido o segundo aborto espontâneo.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O comportamento suicida é atenuado, em particular quando a amnésia cede repentinamente e alivia o indivíduo.Paciente, 45 anos de idade, adotou uma nova identidade em uma praia distante 150 km de sua cidade de origem e não lembra nada da respectiva vida pregressa. Segundo relato da irmã, aparentemente esse evento foi desencadeado após ele saber, naquele dia, que a esposa havia tido o segundo aborto espontâneo.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A perda de memória em indivíduos com fuga dissociativa é sempre reversível, por não ser um transtorno de origem orgânica.Paciente, 45 anos de idade, adotou uma nova identidade em uma praia distante 150 km de sua cidade de origem e não lembra nada da respectiva vida pregressa. Segundo relato da irmã, aparentemente esse evento foi desencadeado após ele saber, naquele dia, que a esposa havia tido o segundo aborto espontâneo.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O início desse transtorno costuma ser súbito e histórias de trauma, abuso infantil e vitimização são comuns.Paciente, 45 anos de idade, adotou uma nova identidade em uma praia distante 150 km de sua cidade de origem e não lembra nada da respectiva vida pregressa. Segundo relato da irmã, aparentemente esse evento foi desencadeado após ele saber, naquele dia, que a esposa havia tido o segundo aborto espontâneo.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Esse transtorno é basicamente caracterizado por uma perturbação e (ou) descontinuidade da integração normal de consciência, memória, identidade, emoção, percepção, representação corporal, controle motor e comportamento.Uma psiquiatra é chamada para atender um homem de 73 anos de idade que começou a gritar que havia intrusos desconhecidos no respectivo quarto de hospital. O paciente havia sido submetido a um procedimento de revascularização miocárdica três dias antes e parecia estar se recuperando bem e sem complicações. Afirma ter visto, na noite anterior, vários soldados parados perto da porta do quarto e que eles não falavam nada, mas que tinha certeza de que iriam fazer algo contra ele. Nunca enxergara nada de incomum antes e não apresenta história prévia psiquiátrica. As enfermeiras do turno da noite relatam que ele estava agitado e inquieto, embora, em alguns momentos durante a noite, também estivesse desorientado e estuporoso, condição que não fora observada nas noites anteriores. Ao exame, o paciente estava alerta e orientado para pessoa e lugar, mas achava que a data era vários meses antes da data real. Sem outras alterações no exame do estado mental.
Considerando esse caso, julgue os itens a seguir.
Os transtornos psicóticos, transtornos bipolar e depressivo com características psicóticas, transtorno de estresse agudo, doença de Alzheimer, transtorno factício e simulação são diagnósticos diferenciais desse transtorno.Uma psiquiatra é chamada para atender um homem de 73 anos de idade que começou a gritar que havia intrusos desconhecidos no respectivo quarto de hospital. O paciente havia sido submetido a um procedimento de revascularização miocárdica três dias antes e parecia estar se recuperando bem e sem complicações. Afirma ter visto, na noite anterior, vários soldados parados perto da porta do quarto e que eles não falavam nada, mas que tinha certeza de que iriam fazer algo contra ele. Nunca enxergara nada de incomum antes e não apresenta história prévia psiquiátrica. As enfermeiras do turno da noite relatam que ele estava agitado e inquieto, embora, em alguns momentos durante a noite, também estivesse desorientado e estuporoso, condição que não fora observada nas noites anteriores. Ao exame, o paciente estava alerta e orientado para pessoa e lugar, mas achava que a data era vários meses antes da data real. Sem outras alterações no exame do estado mental.
Considerando esse caso, julgue os itens a seguir.
Além de achados laboratoriais característicos de condições médicas subjacentes, costuma haver atividade rápida generalizada no eletrencefalograma, sendo ocasionalmente encontrada atividade lenta em alguns casos desse transtorno em razão da abstinência de álcool.Uma psiquiatra é chamada para atender um homem de 73 anos de idade que começou a gritar que havia intrusos desconhecidos no respectivo quarto de hospital. O paciente havia sido submetido a um procedimento de revascularização miocárdica três dias antes e parecia estar se recuperando bem e sem complicações. Afirma ter visto, na noite anterior, vários soldados parados perto da porta do quarto e que eles não falavam nada, mas que tinha certeza de que iriam fazer algo contra ele. Nunca enxergara nada de incomum antes e não apresenta história prévia psiquiátrica. As enfermeiras do turno da noite relatam que ele estava agitado e inquieto, embora, em alguns momentos durante a noite, também estivesse desorientado e estuporoso, condição que não fora observada nas noites anteriores. Ao exame, o paciente estava alerta e orientado para pessoa e lugar, mas achava que a data era vários meses antes da data real. Sem outras alterações no exame do estado mental.
Considerando esse caso, julgue os itens a seguir.
Essa perturbação aparece durante longo período de tempo, em geral insidiosa, com piora após o período inicial da manhã, quando diminuem os níveis séricos de cortisol.Uma psiquiatra é chamada para atender um homem de 73 anos de idade que começou a gritar que havia intrusos desconhecidos no respectivo quarto de hospital. O paciente havia sido submetido a um procedimento de revascularização miocárdica três dias antes e parecia estar se recuperando bem e sem complicações. Afirma ter visto, na noite anterior, vários soldados parados perto da porta do quarto e que eles não falavam nada, mas que tinha certeza de que iriam fazer algo contra ele. Nunca enxergara nada de incomum antes e não apresenta história prévia psiquiátrica. As enfermeiras do turno da noite relatam que ele estava agitado e inquieto, embora, em alguns momentos durante a noite, também estivesse desorientado e estuporoso, condição que não fora observada nas noites anteriores. Ao exame, o paciente estava alerta e orientado para pessoa e lugar, mas achava que a data era vários meses antes da data real. Sem outras alterações no exame do estado mental.
Considerando esse caso, julgue os itens a seguir.
A característica essencial desse transtorno é uma perturbação da atenção ou da consciência, acompanhada de uma mudança na cognição basal, que não pode ser mais bem explicada por algum transtorno neurocognitivo preexistente ou em desenvolvimento.Paciente, sexo feminino, 18 anos de idade, é trazida ao psiquiatra pela mãe após sentir-se mal durante apresentação de um trabalho na faculdade. A paciente, que está no segundo ano do curso de jornalismo, relata que não foi a primeira vez que sentiu esse mal-estar e que esses episódios já ocorrem há anos, sempre que ela tem que falar em público ou escrever na frente de outra pessoa. Nega outras queixas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Esse transtorno é associado a ser solteiro, não casado ou divorciado e sem filhos, particularmente entre os homens, que geralmente buscam tratamento somente depois de 15 a 20 anos com os sintomas.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...