Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Em caso de suspensão do tenoxican e cefazolina, no caso clínico em questão, e não melhora da função renal em torno de cinco dias, excluindo-se novos fatores de injúria, estaria indicada a biópsia renal.Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Os anti-inflamatórios não esteroidais não cursam com proteinúria nefrótica.Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Estão presentes no sedimento urinário da NIA: leucocitúria estéril, hematúria microscópica, eosinofilúria, cilindros leucocitários e granulosos não pigmentados.Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Eosinofilúria (definida pela presença de eosinófilos, que respondem >1% dos leucócitos urinários) é útil para distinguir NIA de outras causas de LRA como a NTA.Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A causa mais comum de LRA renal é a nefrite intersticial aguda (NIA).Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
De acordo com a classificação de AKIN, o paciente se enquadraria no estágio 1, ou seja, de risco.Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O uso de anti-inflamatório não esteroidal (AINE) pode gerar lesão renal aguda (LRA) de etiologia pré-renal e renal.Paciente de 69 anos de idade, portadora de diabetes e hipertensão há 15 anos, faz uso regular de enalapril, glibenclamida, metformina e furosemida. Foi admitida para internação hospitalar em razão de quadro de precordialgia há um dia. Sua creatinina inicial era de 2,0 mg/dL. No dia da internação, houve piora da precordialgia, e a paciente necessitou ser submetida a cateterismo com stent. No terceiro dia de internação, foi solicitada nova creatinina, que apresentava valor de 2,6 mg/dL.
Com base nas informações apresentadas e conhecimentos de medicina correlatos, julgue os itens a seguir.
O uso de N-Acetilcisteína é bem consolidado como elemento de nefroproteção contra contraste iodado e deve ser administrado na dose de 600 mg VO 12/12 horas no dia anterior e no dia do procedimento.Paciente de 69 anos de idade, portadora de diabetes e hipertensão há 15 anos, faz uso regular de enalapril, glibenclamida, metformina e furosemida. Foi admitida para internação hospitalar em razão de quadro de precordialgia há um dia. Sua creatinina inicial era de 2,0 mg/dL. No dia da internação, houve piora da precordialgia, e a paciente necessitou ser submetida a cateterismo com stent. No terceiro dia de internação, foi solicitada nova creatinina, que apresentava valor de 2,6 mg/dL.
Com base nas informações apresentadas e conhecimentos de medicina correlatos, julgue os itens a seguir.
No caso da referida paciente, para redução do risco de nefropatia por contraste, deveriam ter sido utilizados os seguintes recursos: suspensão do diurético, escolha de contraste de baixa osmolaridade, não iônico, utilização de bicarbonato isotônico 3 mL/kg uma hora antes do procedimento e 1 ml/kg/hora durante seis horas após o procedimento.Paciente de 69 anos de idade, portadora de diabetes e hipertensão há 15 anos, faz uso regular de enalapril, glibenclamida, metformina e furosemida. Foi admitida para internação hospitalar em razão de quadro de precordialgia há um dia. Sua creatinina inicial era de 2,0 mg/dL. No dia da internação, houve piora da precordialgia, e a paciente necessitou ser submetida a cateterismo com stent. No terceiro dia de internação, foi solicitada nova creatinina, que apresentava valor de 2,6 mg/dL.
Com base nas informações apresentadas e conhecimentos de medicina correlatos, julgue os itens a seguir.
Entre as alterações clássicas presentes no exame de urina do paciente com nefropatia por contraste, encontram-se: cilindros granulares, células epiteliais e leucócitos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...