Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Neonato de 17 horas de vida foi transferido de um hospital, sem cuidados intensivos. A mãe apresentou gravidez com diabetes gestacional, parto espontâneo, cefálico, ruptura de membrana 11 horas antes, com líquido claro. A idade gestacional é de 36 semanas, confirmada por ultrassonografia gestacional precoce. Ao exame físico, observam-se mau estado geral, má perfusão, acrocianose, taquipneia, batimentos de asas do nariz, tiragem e estridor. FC = 150 bpm; FR = 80 irpm; boa ventilação bilateral. Palpa-se fígado a 1 cm, hipotonia generalizada.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Em razão da prematuridade, está indicada a realização de surfactante intratraqueal.Neonato de 17 horas de vida foi transferido de um hospital, sem cuidados intensivos. A mãe apresentou gravidez com diabetes gestacional, parto espontâneo, cefálico, ruptura de membrana 11 horas antes, com líquido claro. A idade gestacional é de 36 semanas, confirmada por ultrassonografia gestacional precoce. Ao exame físico, observam-se mau estado geral, má perfusão, acrocianose, taquipneia, batimentos de asas do nariz, tiragem e estridor. FC = 150 bpm; FR = 80 irpm; boa ventilação bilateral. Palpa-se fígado a 1 cm, hipotonia generalizada.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O aleitamento materno exclusivo deve ser mantido, porém a mãe deve ser orientada quanto aos cuidados ao amamentar o paciente.Neonato de 17 horas de vida foi transferido de um hospital, sem cuidados intensivos. A mãe apresentou gravidez com diabetes gestacional, parto espontâneo, cefálico, ruptura de membrana 11 horas antes, com líquido claro. A idade gestacional é de 36 semanas, confirmada por ultrassonografia gestacional precoce. Ao exame físico, observam-se mau estado geral, má perfusão, acrocianose, taquipneia, batimentos de asas do nariz, tiragem e estridor. FC = 150 bpm; FR = 80 irpm; boa ventilação bilateral. Palpa-se fígado a 1 cm, hipotonia generalizada.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tratamento inclui internação em enfermaria pediátrica e observação clínica com oxigenioterapia por cateter nasal tipo óculos.Neonato de 17 horas de vida foi transferido de um hospital, sem cuidados intensivos. A mãe apresentou gravidez com diabetes gestacional, parto espontâneo, cefálico, ruptura de membrana 11 horas antes, com líquido claro. A idade gestacional é de 36 semanas, confirmada por ultrassonografia gestacional precoce. Ao exame físico, observam-se mau estado geral, má perfusão, acrocianose, taquipneia, batimentos de asas do nariz, tiragem e estridor. FC = 150 bpm; FR = 80 irpm; boa ventilação bilateral. Palpa-se fígado a 1 cm, hipotonia generalizada.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A principal suspeita clínica é a de sepse neonatal precoce.Paciente de 21 anos de idade, sexo feminino, branca, modelo, procura a emergência por queixa de febre baixa, náuseas, vômitos, urina com cor escurecida, pele amarelada, anorexia e desconforto leve no quadrante superior direito do abdome. Relata que é usuária de drogas injetáveis. Ao exame físico, apresenta icterícia evidente, sinais de venopunção recente na face antecubital esquerda, e o fígado podia ser palpado a 5 cm da borda esternal direita. Não manifesta nenhum tipo de sangramento, e os demais achados do exame físico encontram-se sem alterações dignas de nota. Suspeitando de uma hepatite viral, o médico solicitou exames laboratoriais, com os seguintes resultados: HBsAg positivo; anti-HBc (IgM) positivo; anti-HBe negativo; HBeAg positivo; e, anti-HBs negativo.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O médico também deve solicitar exames para avaliar hepatite A, uma vez que a respectiva forma de contaminação é idêntica à hepatite B.Paciente de 21 anos de idade, sexo feminino, branca, modelo, procura a emergência por queixa de febre baixa, náuseas, vômitos, urina com cor escurecida, pele amarelada, anorexia e desconforto leve no quadrante superior direito do abdome. Relata que é usuária de drogas injetáveis. Ao exame físico, apresenta icterícia evidente, sinais de venopunção recente na face antecubital esquerda, e o fígado podia ser palpado a 5 cm da borda esternal direita. Não manifesta nenhum tipo de sangramento, e os demais achados do exame físico encontram-se sem alterações dignas de nota. Suspeitando de uma hepatite viral, o médico solicitou exames laboratoriais, com os seguintes resultados: HBsAg positivo; anti-HBc (IgM) positivo; anti-HBe negativo; HBeAg positivo; e, anti-HBs negativo.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O médico não necessita recomendar que a paciente fique em isolamento físico dos demais pacientes do hospital.Paciente de 21 anos de idade, sexo feminino, branca, modelo, procura a emergência por queixa de febre baixa, náuseas, vômitos, urina com cor escurecida, pele amarelada, anorexia e desconforto leve no quadrante superior direito do abdome. Relata que é usuária de drogas injetáveis. Ao exame físico, apresenta icterícia evidente, sinais de venopunção recente na face antecubital esquerda, e o fígado podia ser palpado a 5 cm da borda esternal direita. Não manifesta nenhum tipo de sangramento, e os demais achados do exame físico encontram-se sem alterações dignas de nota. Suspeitando de uma hepatite viral, o médico solicitou exames laboratoriais, com os seguintes resultados: HBsAg positivo; anti-HBc (IgM) positivo; anti-HBe negativo; HBeAg positivo; e, anti-HBs negativo.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O médico deve prescrever terapia antiviral imediatamente.Paciente de 21 anos de idade, sexo feminino, branca, modelo, procura a emergência por queixa de febre baixa, náuseas, vômitos, urina com cor escurecida, pele amarelada, anorexia e desconforto leve no quadrante superior direito do abdome. Relata que é usuária de drogas injetáveis. Ao exame físico, apresenta icterícia evidente, sinais de venopunção recente na face antecubital esquerda, e o fígado podia ser palpado a 5 cm da borda esternal direita. Não manifesta nenhum tipo de sangramento, e os demais achados do exame físico encontram-se sem alterações dignas de nota. Suspeitando de uma hepatite viral, o médico solicitou exames laboratoriais, com os seguintes resultados: HBsAg positivo; anti-HBc (IgM) positivo; anti-HBe negativo; HBeAg positivo; e, anti-HBs negativo.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A paciente apresenta um quadro clínico sugestivo de hepatite B crônica.Paciente de 49 anos de idade, sexo feminino, branca, costureira, procura o médico por queixa de sensação de boca seca e de areia nos olhos, o que vem piorando gradativamente. Ela informa que os sintomas se iniciaram há aproximadamente três anos, mas que antes não causavam desconforto a ponto de justificar, na opinião dela, a consulta médica. Ao exame físico, é possível perceber um aparente aumento leve das glândulas parótidas, mas os demais aspectos encontram-se sem particularidades. O médico solicitou exames laboratoriais e o resultado foi o seguinte: hemograma com anemia normocrômica e normocítica, VHS elevado e anti-Ro = positivo e anti-La = positivo.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A avaliação diagnóstica da ceratoconjuntivite seca inclui o teste de Schirmer.Paciente de 49 anos de idade, sexo feminino, branca, costureira, procura o médico por queixa de sensação de boca seca e de areia nos olhos, o que vem piorando gradativamente. Ela informa que os sintomas se iniciaram há aproximadamente três anos, mas que antes não causavam desconforto a ponto de justificar, na opinião dela, a consulta médica. Ao exame físico, é possível perceber um aparente aumento leve das glândulas parótidas, mas os demais aspectos encontram-se sem particularidades. O médico solicitou exames laboratoriais e o resultado foi o seguinte: hemograma com anemia normocrômica e normocítica, VHS elevado e anti-Ro = positivo e anti-La = positivo.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A paciente deve ser orientada a evitar áreas enfumaçadas, ambiente com baixo nível de umidade e uso de fármacos anticolinérgicos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...