Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 49 anos de idade, sexo feminino, branca, costureira, procura o médico por queixa de sensação de boca seca e de areia nos olhos, o que vem piorando gradativamente. Ela informa que os sintomas se iniciaram há aproximadamente três anos, mas que antes não causavam desconforto a ponto de justificar, na opinião dela, a consulta médica. Ao exame físico, é possível perceber um aparente aumento leve das glândulas parótidas, mas os demais aspectos encontram-se sem particularidades. O médico solicitou exames laboratoriais e o resultado foi o seguinte: hemograma com anemia normocrômica e normocítica, VHS elevado e anti-Ro = positivo e anti-La = positivo.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A paciente apresenta um quadro clínico sugestivo de síndrome de Sjögren.Paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, branca, dona de casa, procura o médico por queixa de cansaço, sonolência excessiva, intolerância ao frio, queda de cabelo e câimbras. Ao exame físico, apresenta pele seca e grossa, alopecia difusa, pressão arterial de 135 mmHg x 90 mmHg e frequência cardíaca de 60 bpm. O médico então solicita exames laboratoriais. O resultado dos exames são os seguintes: hemograma normal, glicemia 94 mg/dL, TSH elevado e 4 T livre baixo, anti-TPO antitireoperoxidase com resultado positivo e EQU sem particularidades.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O médico assistente deve solicitar exames de imagem para avaliar a glândula hipofisária, pois essa é a causa mais provável da alteração nas taxas de T4 livre.Paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, branca, dona de casa, procura o médico por queixa de cansaço, sonolência excessiva, intolerância ao frio, queda de cabelo e câimbras. Ao exame físico, apresenta pele seca e grossa, alopecia difusa, pressão arterial de 135 mmHg x 90 mmHg e frequência cardíaca de 60 bpm. O médico então solicita exames laboratoriais. O resultado dos exames são os seguintes: hemograma normal, glicemia 94 mg/dL, TSH elevado e 4 T livre baixo, anti-TPO antitireoperoxidase com resultado positivo e EQU sem particularidades.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tratamento medicamentoso deve iniciar com o uso de propiltiouracil ou metimazol.Paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, branca, dona de casa, procura o médico por queixa de cansaço, sonolência excessiva, intolerância ao frio, queda de cabelo e câimbras. Ao exame físico, apresenta pele seca e grossa, alopecia difusa, pressão arterial de 135 mmHg x 90 mmHg e frequência cardíaca de 60 bpm. O médico então solicita exames laboratoriais. O resultado dos exames são os seguintes: hemograma normal, glicemia 94 mg/dL, TSH elevado e 4 T livre baixo, anti-TPO antitireoperoxidase com resultado positivo e EQU sem particularidades.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A paciente apresenta um quadro clínico sugestivo de hipotireoidismo primário.Um homem de 60 anos de idade vai ao médico por apresentar cansaço, irritabilidade, desânimo e perda sensorial importante, e alteração de marcha. O médico solicitou hemograma que evidenciou uma hemoglobina de 9,1 g/dL, HCM de 38 pg e VCM de 112 fL. Leucograma e plaquetograma mostraram-se normais. Os níveis de ácido fólico e vitamina B12 apresentavam-se normais.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
Mesmo que normais as dosagens de vitamina B12, na deficiência de vitamina B12, pode-se dosar o ácido metilmalônico sérico, e este deve estar diminuído na deficiência de vitamina B12.Determinado homem de 60 anos de idade, previamente hipertenso, controlado, vem apresentando, no último ano, dispneia progressiva. No momento da consulta, apresenta-se com dispneia classe III pela NYHA. Ao exame físico, observa-se sopro diastólico 3+/6+, em caráter aspirativo. Nota-se também presença de pulso em martelo da água. Além disso, verificou-se, no exame físico, o sinal de Quincke.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Para pacientes com classe funcional III ou IV e função sistólica global preservada, a indicação cirúrgica é classe I.Determinado homem de 60 anos de idade, previamente hipertenso, controlado, vem apresentando, no último ano, dispneia progressiva. No momento da consulta, apresenta-se com dispneia classe III pela NYHA. Ao exame físico, observa-se sopro diastólico 3+/6+, em caráter aspirativo. Nota-se também presença de pulso em martelo da água. Além disso, verificou-se, no exame físico, o sinal de Quincke.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A utilização de vasodilatadores e diuréticos tende a melhorar os sintomas.Determinado homem de 60 anos de idade, previamente hipertenso, controlado, vem apresentando, no último ano, dispneia progressiva. No momento da consulta, apresenta-se com dispneia classe III pela NYHA. Ao exame físico, observa-se sopro diastólico 3+/6+, em caráter aspirativo. Nota-se também presença de pulso em martelo da água. Além disso, verificou-se, no exame físico, o sinal de Quincke.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O desaparecimento da pressão arterial divergente é sinal de gravidade da doença.Determinado homem de 60 anos de idade, previamente hipertenso, controlado, vem apresentando, no último ano, dispneia progressiva. No momento da consulta, apresenta-se com dispneia classe III pela NYHA. Ao exame físico, observa-se sopro diastólico 3+/6+, em caráter aspirativo. Nota-se também presença de pulso em martelo da água. Além disso, verificou-se, no exame físico, o sinal de Quincke.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Pacientes assintomáticos, com fração de ejeção normal, têm um índice de incidência de sintomas de aproximadamente 25% ao ano.Homem de 45 anos de idade vai ao neurologista por apresentar dor ocular à direita, principalmente ao dormir. Refere que a dor é unilateral, também acometendo a região temporal, em característica de agulhada. Relata que a dor é muito forte e que, durante a dor, aperta o olho e a região temporal, e que tem episódios de lacrimejamento, congestão ocular e obstrução nasal do mesmo lado. Menciona que os episódios duram cerca de 20 minutos, até que a dor fique atenuada. Declara também que tem episódios desse tipo de cefaleia pelo menos a cada dois dias, sendo que, em alguns dias, apresenta mais de uma crise diária.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A patologia apresentada tem maior predominância no sexo feminino.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...