Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à adequada prática clínica nos cuidados pré-natais, julgue os seguintes itens. O reforço da vacina contra febre amarela, quando necessário, pode ser feito em gestantes, uma vez que essa vacina é composta por vírus inativado e não oferece risco à saúde da mãe ou do feto.
Nas estatísticas vitais de determinado ano para uma cidade A, localizada na região norte do Brasil, foi observado que o índice de mortalidade neonatal atingiu 30/1000, com 80% dos óbitos ocorrendo por hipóxia perinatal; ao mesmo tempo, para uma cidade B, localizada na região sul do Brasil, a taxa de prematuridade foi de 10%, e a de baixo peso ao nascer foi de 12,5%. Para esse mesmo período, o índice de mortalidade neonatal para o Brasil foi de 14/1000, com 50% dos óbitos ocorrendo por prematuridade; a taxa de prematuridade foi de 15%, e a de baixo peso ao nascer de 25%.
A partir desses dados, julgue os itens seguintes.
Medidas de atenção ao pré-natal de alto risco deveriam ser prioritárias e intensivamente ampliadas nas políticas públicas de saúde da cidade B.Nas estatísticas vitais de determinado ano para uma cidade A, localizada na região norte do Brasil, foi observado que o índice de mortalidade neonatal atingiu 30/1000, com 80% dos óbitos ocorrendo por hipóxia perinatal; ao mesmo tempo, para uma cidade B, localizada na região sul do Brasil, a taxa de prematuridade foi de 10%, e a de baixo peso ao nascer foi de 12,5%. Para esse mesmo período, o índice de mortalidade neonatal para o Brasil foi de 14/1000, com 50% dos óbitos ocorrendo por prematuridade; a taxa de prematuridade foi de 15%, e a de baixo peso ao nascer de 25%.
A partir desses dados, julgue os itens seguintes.
A taxa de mortalidade neonatal da cidade A está bem acima da aceita por organismos nacionais de saúde. Medidas de atenção ao parto e ao recém-nascido deveriam ser prioritariamente ampliadas nas políticas públicas de saúde da cidade.Um lactente de dois meses de idade foi levado ao médico por sua mãe para uma consulta de rotina. A mãe referiu que nunca havia amamentado no peito e que atualmente o lactente era alimentado com leite de vaca in natura integral e açúcar, em doses de 150 mL cinco vezes ao dia, e água nos intervalos. O médico observou ainda, no cartão da criança, que o lactente havia recebido a primeira dose da vacina contra a hepatite B e o BCG intradérmico.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Esse lactente está sendo alimentado erroneamente, pois, além de não estar recebendo leite materno, ele deveria estar sendo alimentado, na impossibilidade do uso de fórmula infantil, com leite de vaca in natura integral e óleo vegetal a 6%, 180 mL dez vezes ao dia, e água nos intervalos.Um lactente de dois meses de idade foi levado ao médico por sua mãe para uma consulta de rotina. A mãe referiu que nunca havia amamentado no peito e que atualmente o lactente era alimentado com leite de vaca in natura integral e açúcar, em doses de 150 mL cinco vezes ao dia, e água nos intervalos. O médico observou ainda, no cartão da criança, que o lactente havia recebido a primeira dose da vacina contra a hepatite B e o BCG intradérmico.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Essa criança deverá receber as seguintes vacinas: tetravalente (difteria, tétano, pertussis, hemófilo B), anti-hepatite B, antipoliomielite inativada (Salk ou VIP), antipneumocócica decavalente, antirrotavírus humano.Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada a propósito da fisiopatologia, do diagnóstico precoce e do tratamento de doenças em crianças e adolescentes. Uma gestante com trinta e quatro semanas gestacionais foi a uma consulta de rotina, e o médico obstetra observou que a frequência cardíaca fetal era de 70 bpm. Nesse caso, um diagnóstico que pode ser excluído na gestante é lúpus eritematoso sistêmico.
Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada a propósito da fisiopatologia, do diagnóstico precoce e do tratamento de doenças em crianças e adolescentes. Uma criança de dois anos de idade apresentou um quadro infeccioso e necessitou da introdução de um cateter em veia subclávia direita. Dias depois, foi identificada a presença de um trombo no membro superior direito. Nessa situação, o médico, além de retirar o cateter, deverá iniciar o tratamento anticoagulante com heparina de baixo peso molecular na dose de 5 mg/kg a cada doze horas, mantendo os níveis de antifator X ativados acima de 4 U/mL.
Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada a propósito da fisiopatologia, do diagnóstico precoce e do tratamento de doenças em crianças e adolescentes.
Um lactente de seis meses de idade vem apresentando crises convulsivas espásticas desde os dois meses de vida e há um retardo importante do seu desenvolvimento. O eletroencefalograma apresentou o aspecto seguinte.
Nesse caso, o diagnóstico é de síndrome de West ou hipsiarritmia.
Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada a propósito da fisiopatologia, do diagnóstico precoce e do tratamento de doenças em crianças e adolescentes. Uma escolar de dez anos de idade, portadora de asma, apresentou, nas últimas quatro semanas, sintomas diurnos em dois dias por semana, com necessidade de medicação de alívio, sem limitação de atividades e sem despertar noturno. Além disso, as medidas do VEF1 sem o uso de broncodilatador foram normais. Nessa situação, a criança apresenta asma parcialmente controlada.
Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada a propósito da fisiopatologia, do diagnóstico precoce e do tratamento de doenças em crianças e adolescentes. No exame de um recém-nascido que apresentou baixo peso ao nascer, o médico observou que os olhos do paciente eram proeminentes e que sua frequência cardíaca era de 200 bpm. Exames laboratoriais demonstraram altos níveis de T4 total e livre, de T3 e de anticorpos receptores de TSH. Nessa situação, a criança deverá ser tratada especificamente com propiltiouracil 5 mg/kg/dia a 10 mg/kg/dia ou metimazole 0,5 mg/kg/dia a 1 mg/kg/dia até que os anticorpos receptores de TSH caiam significativamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...