Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada a propósito da fisiopatologia, do diagnóstico precoce e do tratamento de doenças em crianças e adolescentes. Um recém-nascido foi diagnosticado com síndrome de Beckwith-Wiedemann. Nesse caso, ele deverá ser submetido ao rastreamento ultrassonográfico de abdome a cada três meses até completar oito anos de idade e à dosagem sérica de alfafetoproteína a cada três meses até os quatro anos de idade, para detecção precoce de hepatoblastoma e tumor de Wilms, para os quais o recém-nascido apresenta predisposição.
Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada a propósito da fisiopatologia, do diagnóstico precoce e do tratamento de doenças em crianças e adolescentes. Um médico assistiu a um parto e observou, na história clínica materna, que a parturiente é portadora de doença de Chagas na fase indeterminada, e suspeitou que o recém-nascido pudesse estar infectado por via transplacentária. Nesse caso, um método eficaz para o diagnóstico da infecção congênita é a realização da pesquisa do Trypanosoma cruzi no creme leucocitário.
Uma menina de dez anos de idade, moradora da periferia de uma grande cidade, foi atendida na emergência, apresentando, de acordo com relato da mãe, febre alta havia seis dias. A mãe informou, ainda, que, após quarenta e oito horas do início da febre, esta havia sido seguida por cefaleia, vômitos, diarreia e urina escura. No exame físico, o médico observou escleróticas ictéricas, dor abdominal e discreta hepatomegalia. A mãe da menina relatou que havia um surto de dengue na região onde moravam. Exames laboratoriais realizados no terceiro dia da evolução do quadro clínico apresentaram os seguintes resultados: TGO = 90 UI; TGP = 280 UI; anti-HVA IgM e IgG não reagentes; anti-HBs Ag reagente; HBs Ag, HBeAg, anti-HBeAg, anti-HB C IgM e IgG não reagentes; o exame de detecção para antígeno da dengue NS1 foi negativo.
Com referência ao caso clínico apresentado, julgue os itens que se seguem.
A hepatite A é uma hipótese de diagnóstico, apesar de o teste sorológico HVA IgM ser não reagente.Uma menina de dez anos de idade, moradora da periferia de uma grande cidade, foi atendida na emergência, apresentando, de acordo com relato da mãe, febre alta havia seis dias. A mãe informou, ainda, que, após quarenta e oito horas do início da febre, esta havia sido seguida por cefaleia, vômitos, diarreia e urina escura. No exame físico, o médico observou escleróticas ictéricas, dor abdominal e discreta hepatomegalia. A mãe da menina relatou que havia um surto de dengue na região onde moravam. Exames laboratoriais realizados no terceiro dia da evolução do quadro clínico apresentaram os seguintes resultados: TGO = 90 UI; TGP = 280 UI; anti-HVA IgM e IgG não reagentes; anti-HBs Ag reagente; HBs Ag, HBeAg, anti-HBeAg, anti-HB C IgM e IgG não reagentes; o exame de detecção para antígeno da dengue NS1 foi negativo.
Com referência ao caso clínico apresentado, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico de dengue está descartado, pois o exame de detecção para o antígeno viral NS1 foi negativo.Uma menina de dez anos de idade, moradora da periferia de uma grande cidade, foi atendida na emergência, apresentando, de acordo com relato da mãe, febre alta havia seis dias. A mãe informou, ainda, que, após quarenta e oito horas do início da febre, esta havia sido seguida por cefaleia, vômitos, diarreia e urina escura. No exame físico, o médico observou escleróticas ictéricas, dor abdominal e discreta hepatomegalia. A mãe da menina relatou que havia um surto de dengue na região onde moravam. Exames laboratoriais realizados no terceiro dia da evolução do quadro clínico apresentaram os seguintes resultados: TGO = 90 UI; TGP = 280 UI; anti-HVA IgM e IgG não reagentes; anti-HBs Ag reagente; HBs Ag, HBeAg, anti-HBeAg, anti-HB C IgM e IgG não reagentes; o exame de detecção para antígeno da dengue NS1 foi negativo.
Com referência ao caso clínico apresentado, julgue os itens que se seguem.
Após a cura clínica, a paciente deverá receber quatro doses da vacina contra o HPV em um intervalo de seis meses, se ainda não tiver sido vacinada.Uma menina de dez anos de idade, moradora da periferia de uma grande cidade, foi atendida na emergência, apresentando, de acordo com relato da mãe, febre alta havia seis dias. A mãe informou, ainda, que, após quarenta e oito horas do início da febre, esta havia sido seguida por cefaleia, vômitos, diarreia e urina escura. No exame físico, o médico observou escleróticas ictéricas, dor abdominal e discreta hepatomegalia. A mãe da menina relatou que havia um surto de dengue na região onde moravam. Exames laboratoriais realizados no terceiro dia da evolução do quadro clínico apresentaram os seguintes resultados: TGO = 90 UI; TGP = 280 UI; anti-HVA IgM e IgG não reagentes; anti-HBs Ag reagente; HBs Ag, HBeAg, anti-HBeAg, anti-HB C IgM e IgG não reagentes; o exame de detecção para antígeno da dengue NS1 foi negativo.
Com referência ao caso clínico apresentado, julgue os itens que se seguem.
Ante as evidências sorológicas, o quadro clínico da paciente não deve ser atribuído à hepatite B.Cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada a respeito da violência contra crianças e adolescentes. Um lactente de um ano de idade foi levado a uma emergência com o nível de consciência deprimido e respiração irregular. No exame físico, além desses sinais, o médico observou hemorragia retiniana, e a tomografia computorizada do crânio mostrou edema cerebral. Os pais disseram que a criança havia caído da cama. Nessa situação, como o traumatismo craniano foi provocado pela queda, não é necessário notificar o caso ao conselho tutelar.
Cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada a respeito da violência contra crianças e adolescentes. Um lactente de oito meses de idade, que apresentava bolhas de graus e formas variadas e erosões em áreas de atrito, foi levado ao médico pela mãe. Essas lesões começaram a ocorrer aos dois meses de idade e coincidiram com a chegada de uma cuidadora para a criança, razão pela qual a mãe desconfia de que a criança esteja sendo maltratada com queimaduras intencionais por cigarro. Nesse caso, as lesões, provavelmente, foram causadas por uma doença congênita de pele, e não por queimaduras intencionais.
Em consulta de uma criança de quatro anos de idade, sedentária, sem histórico familiar de dislipidemia ou aterosclerose, o pediatra constatou que ela estava com o peso para a idade acima do escore Z + 3, que a pressão arterial em três medidas subsequentes era de 120 mmHg × 80 mmHg (percentil 99 da curva de pressão arterial por sexo, idade e estatura) e que o nível do colesterol LDL era de 140 mg/dL e o do HDL de 45 mg/dL (VR = LDL < 100 mg/dL; HDL > 40 mg/dL).
Com relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens, acerca da conduta a ser indicada pelo médico.
Indica-se tratamento medicamentoso com resinas sequestrantes de sais biliares e vastatinas.Em consulta de uma criança de quatro anos de idade, sedentária, sem histórico familiar de dislipidemia ou aterosclerose, o pediatra constatou que ela estava com o peso para a idade acima do escore Z + 3, que a pressão arterial em três medidas subsequentes era de 120 mmHg × 80 mmHg (percentil 99 da curva de pressão arterial por sexo, idade e estatura) e que o nível do colesterol LDL era de 140 mg/dL e o do HDL de 45 mg/dL (VR = LDL < 100 mg/dL; HDL > 40 mg/dL).
Com relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens, acerca da conduta a ser indicada pelo médico.
Deve-se indicar mudança no estilo de vida da família da criança: dieta com baixos níveis de sódio e gordura saturada; atividades ao ar livre.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...