Questões de Medicina do ano 2020

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) possuem altas taxas de incidência e prevalência, apresentam complicações mais graves em mulheres e facilitam a transmissão do HIV. Podem, ainda, estar associadas a culpa, estigma, discriminação e violência, por motivos biológicos, psicológicos, sociais e culturais. (Ministério da Saúde, 2015)


Sobre as IST, é CORRETO afirmar que:

    A) A Candidíase vulvovaginal e a vaginose bacteriana são infecções sexualmente transmissíveis que causam corrimento vaginal.

    B) A hepatite viral E é uma infecção de transmissão parenteral, predominantemente, pela via sexual. A transmissão vertical também pode ocorrer, e ocasiona uma evolução desfavorável, com maior chance de cronificação.

    C) A gonorreia pode apresentar formas diferentes da enfermidade, abrangendo regiões não-genitais (faringite, osteoartrite, conjuntivite, periepatite etc.).

    D) A sífilis latente é uma das variantes clínicas da sífilis em se observam sinais e sintomas clínicos exacerbados. O diagnóstico é realizado exclusivamente por meio de testes imunológicos.

Analise os itens abaixo sobre a Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC):


I. A radiografia de tórax apresenta maior sensibilidade e maior acurácia do que a ultrassonografia de tórax (UST) na identificação de alterações parenquimatosas.

II. O desenvolvimento de novos métodos para a identificação microbiológica da PAC, ampliou a chance de escolher adequadamente o espectro do antibiótico a ser utilizado no tratamento da pneumonia.

III. A duração ideal da antibioticoterapia no tratamento da PAC não está ainda definitivamente estabelecida. A antibioticoterapia de curta duração parece ser a mais apropriada, uma vez que proporciona menor exposição do paciente à ação de antibióticos, reduz a ocorrência de efeitos adversos, diminui o desenvolvimento de resistência por parte dos microrganismos, melhora a adesão dos pacientes e pode minimizar o tempo de internação e os custos financeiros.

IV. Pacientes com PAC grave devem ser investigados etiologicamente com os exames básicos disponíveis: exame direto e cultura de escarro, bem como hemocultura, testes para detecção de antígenos urinários para S. pneumoniae e Legionella sp., testes sorológicos e eventual cultura para germes atípicos.


São CORRETOS os itens:

    A) Apenas II e IV.

    B) Apenas I, III e IV.

    C) Apenas II, III e IV.

    D) I, II, III e IV.

A doença falciforme (DF) é uma das enfermidades genéticas e hereditárias mais comuns no mundo. Sobre a DF, é INCORRETO afirmar que:

    A) Uma mulher com traço falciforme (TF) pode gestar uma criança com DF se o pai da criança também tiver o traço S ou traço C, D, E ou outros, e vice-versa.

    B) A presença de apenas um gene para hemoglobina S, combinado com outro para hemoglobina A, possui um padrão genético AS, capaz de produz manifestações da DF.

    C) O fenômeno de afoiçamento das hemácias é responsável por todo o quadro fisiopatológico.

    D) Para casais que desejam a identificação genética para HbS, o exame indicado e presente na tabela SUS é a eletroforese de hemoglobina.

No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de 59.700 casos novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma. (INCA, 2019)


São fatores de risco conhecidos para o câncer de mama, EXCETO:

    A) Ingestão regular de álcool.

    B) Nuliparidade.

    C) Terapia de reposição hormonal.

    D) Menopausa precoce.

No tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), o paciente deverá ser orientado sobre a importância do uso contínuo dos medicamentos, da eventual necessidade de ajuste de doses, da troca ou associação de medicamentos e ainda do eventual aparecimento de efeitos adversos.

Em relação aos medicamentos utilizados para tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica, é INCORRETO afirmar que:

    A) A metildopa pode provocar reações autoimunes, como febre, anemia hemolítica, galactorreia e disfunção hepática, que na maioria dos casos desaparecem com a cessação do uso.

    B) A hidralazina e o minoxidil são representantes da classe dos bloqueadores dos canais de cálcio. Atuam diretamente, relaxando a musculatura lisa arterial, levando a redução da resistência vascular periférica.

    C) O uso dos inibidores da enzima conversora da angiotensina é contraindicado na gravidez, pelo risco de complicações fetais. Por isso, seu emprego deve ser cauteloso e frequentemente monitorado em adolescentes e mulheres em idade fértil.

    D) Os betabloqueadores de terceira geração têm impacto neutro ou até podem melhorar o metabolismo da glicose e lipídico, possivelmente em decorrência do efeito de vasodilatação com diminuição da resistência à insulina e melhora da captação de glicose pelos tecidos periféricos

Para melhor estruturação do tratamento dos pacientes com Doença Renal Crônica (DRC), bem como para estimativa de prognóstico, é necessário que, após o diagnóstico, todos os pacientes tenham o estágio da doença classificado.


Um paciente com TFG de 75 mL/min/1,73m2 se encontra no seguinte estágio da doença:

    A) Estágio 1.

    B) Estágio 2.

    C) Estágio 3.

    D) Estágio 4.

Os sintomas da insuficiência cardíaca podem ser classificados em “típicos” e “menos típicos”. São considerados sintomas “típicos”, EXCETO:

    A) Dispneia paroxística noturna

    B) Fadiga/Cansaço.

    C) Ortopneia.

    D) Perda de apetite e perda de peso.

Respeitados os casos de contraindicação, o Praziquantel é o único fármaco disponível, distribuído gratuitamente pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios para o tratamento da seguinte parasitose intestinal:

    A) Esquistossomose.

    B) Ascaridíase.

    C) Enterobíase.

    D) Giardíase.

Para um paciente de 45 anos de idade com Tuberculose Pulmonar, são medicamentos utilizados no esquema básico de tratamento, EXCETO:

    A) Clofazimina.

    B) Rifampicina.

    C) Etambutol.

    D) Pirazinamida.

Na avaliação do estado de hidratação de um paciente com diarreia aguda foi definida a utilização do Plano A de tratamento.

Na avaliação deste paciente foram encontrados os seguintes sinais, EXCETO:

    A) Pulso cheio.

    B) Olhos normais.

    C) Lágrimas presentes.

    D) Sinal da prega desaparece lentamente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...