Questões de Medicina do ano 2020

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Alguns testes especiais são realizados com o objetivo de reproduzir os sintomas relacionados aos nervos ciático e femoral: detectar doenças da articulação do quadril ou sacroilíaca que possam simular dor na coluna lombar e simulação de doença não orgânica pelo paciente. Para avaliar a tensão sobre o nervo ciático, é preconizado o teste de elevação do membro inferior. O teste é realizado com o paciente deitado em posição supina, elevando-se, passivamente, o membro inferior pelo tornozelo com o joelho em extensão completa. A tensão sobre o nervo ciático é manifestada geralmente

    A) entre 35º e 70º da flexão do quadril.

    B) entre 70º e 90º da flexão do quadril.

    C) entre 90º e 120º da flexão do quadril.

    D) entre 0 º e 35º da flexão do quadril.

    E) entre 70º e 120º da flexão do quadril.

De acordo com o novo Código de Ética Médica, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) É vedado ao médico do trabalho deixar de esclarecer ao trabalhador sobre as condições de trabalho que ponham em risco a sua saúde.

( ) Se o trabalhador foi bem esclarecido, não é necessário o médico do trabalho comunicar o fato aos empregadores responsáveis.

( ) é permitido ao médico revelar informações confidenciais obtidas, quando do exame médico de trabalhadores, se oficialmente solicitado por dirigentes de empresas ou de instituições.

( ) O médico do trabalho deve esclarecer ao paciente sobre as determinantes sociais, ambientais ou profissionais de sua doença.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

    A) V, V, F, V.

    B) V, F, V, V.

    C) V, F, V, F.

    D) V, F, F, V.

    E) V, V, F, F.

Joaquina, 67 anos, aposentada, divorciada, com 3 filhos adultos e uma criança adotada, vem a consulta com seu médico de família e comunidade. Ela é hipertensa há 10 anos, tratada com captopril e indapamida. Diabética há 5 anos, em uso regular de metformina e glicazida. É fumante e encontra-se contemplativa para participar do grupo antitabaco. Parou de fazer caminhadas devido a fortes dores articulares nos dois joelhos, que pioraram após ganho de peso nos últimos anos. O médico muda captopril por enalapril devido à comodidade de doses e mantém os antidiabéticos. Encaminha Joaquina para o nutricionista do NASF com referência e orienta iniciar aulas de hidroginástica para controle das dores dos joelhos, além de prescrever acetaminofeno. Orienta que a paciente retorne com a contrarrreferência, para que possa ser dado o seguimento adequado. O atributo-chave da atenção primária à saúde que contempla o caso descrito é:

    A) Equidade.

    B) Regionalização.

    C) Hierarquização.

    D) Resolubilidade.

    E) Coordenação do cuidado.

Catarina, 47 anos, procura cuidados primários com história de uma cefaleia recorrente fronto-orbital direita iniciada há mais ou menos 20 anos. Os ataques demoravam menos de 20 minutos e ocorriam três vezes ao dia. A dor era forte, pulsátil, em pontadas ou em ardume, associada a náuseas, fobias sensoriais, semiptose e edema palpebrais, lacrimejamento e congestão nasal. Quando procurou os cuidados primários, estava sofrendo crises quase diárias há duas semanas. Nega comorbidades, febre ou qualquer outro sintoma. Ao exame físico, estava lúcida, orientada, exame clínico neurológico sem alterações, pressão arterial = 120x80 mmHg, frequência cardíaca 95 bpm e temperatura axilar = 36ºC. Foi submetida ao exame de fundo de olho, não sendo observadas alterações.
Qual a melhor terapêutica para a cefaleia da Catarina:

    A) Oxigênio a 100% sob máscara, com fluxo de 3- 5 l/min durante 20 minutos.

    B) Lamotrigina 50-100 mg/dia.

    C) Indometacina 50 a 300 mg ao dia.

    D) Pregabalina 75 mg/dia.

    E) Zolmitriptano 2,5 mg/dia.

Francisco, 42 anos, procura cuidados da APS, relatando que subitamente apresentou mal-estar e palpitações que culminaram em síncope de provável etiologia cardiogênica. Foi realizado um ECG, conforme imagem a seguir:

De acordo com a demanda e o ECG de Francisco, o tratamento mais adequado é:

    A) Angioplastia.

    B) Cardiodesfibrilador implantável.

    C) Gluconato de cálcio.

    D) Alcoolização septal.

    E) Expectante.

Alberto, 34 anos, pardo, procurou atendimento médico referindo áreas hipoestésicas nos membros superiores e inferiores. Ao exame físico, foram encontradas máculas de limites imprecisos e contornos irregulares no membro inferior esquerdo, placas infiltradas eritematosas nos membros superiores e inferiores e ausência de espessamento neural. Nessa ocasião, a baciloscopia dos pontos índices revelou positividade de 3+/6+ e a biópsia, dermatite nodular com predomínio histiocitário. O diagnóstico foi de hanseníase multibacilar (MB). Poliquimiterapia (PQT) MB foi instituída. Na décima primeira dose, paciente apresentou quadro de febre e queda do estado geral, associados a bolhas e nódulos nos membros superiores, inferiores, face, tronco, úlceras dolorosas pelo corpo, adenite, orquite e uveíte. As imagens do paciente estão a seguir.

De acordo com o contexto clínico de Alberto, o diagnóstico e o tratamento mais adequado é:

    A) Recidiva: prolongar PQT-MB até completar 24 doses.

    B) Reação tipo 2: iniciar talidomida e prednisona.

    C) Reação tipo 2: iniciar talidomida.

    D) Fenômeno de Lúcio: iniciar metotrexato e PQT-MB.

    E) Reação tipo 1: iniciar prednisona.

O diagnóstico diferencial das anemias microcíticas é clinicamente importante, uma vez que apresentam causas, tratamento e prognóstico diferentes. Atualmente, a comprovação diagnóstica dessas doenças é obtida pela realização de exames que avaliam o metabolismo do ferro, a eletroforese de hemoglobina e a dosagem de HbA2.

VALORES DE REFERÊNCIA:
• Hb (hemoglobina): 12-14 g/dL. • Ferritina: homens: 22-322 ng/mL; mulheres: 10-291 ng/mL. • Ferro sérico: homens: 70-180 µg/dL; mulheres: 60-180 µg/dL. • Índice de saturação da transferrina (IS): homem 20–50%; mulher 15–50%. • Capacidade total de ligação do ferro (CTLF): 250–450 µg/dL.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

    A) II, apenas.

    B) I e IV, apenas.

    C) II, III e IV, apenas.

    D) I e III, apenas.

    E) I, II, III e IV.

Raimundo, 68 anos, aposentado, casado, natural e procedente de Fortaleza, ensino médio completo, ex-tabagista e ex-etilista, chegou à APS com relato de febre alta (39ºC), mialgia, dor torácica e poliartralgia intensa há 4 dias. Relata marcante desconforto em articulações de mãos, punhos, tornozelos e pés. Referiu que “suas juntas incharam” (sic), mas negou rubor e calor locais e que a dor piorava com períodos prolongados de repouso. Além disso, ele é portador de diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, em uso de losartana e metformina. Fez exames laboratoriais que mostraram leucócitos de 7000/mm³ (linfócitos de 553/mm³), albumina de 4,4g/dL, discreta hiponatremia de 133mEq/L, correspondentes a suspeita da arbovirose Chikungunya. Após o diagnóstico, a conduta mais recomendada, em relação ao manejo do quadro álgico, é:

    A) Prescrever prednisona 60mg por dia, durante 5 dias, podendo chegar a 4 semanas, se persistir a dor.

    B) Prescrever naproxeno 500mg de 12/12h, durante 5 dias, associado a paracetamol 500mg de 6/6h, em caso de dor ou febre.

    C) Prescrever amitriptilina 50mg por dia ou gabapentina 300mg de 12/12h, associada a naproxeno 500mg de 12/12h por dia.

    D) Prescrever leflunamida 20 mg/dia associada à prednisona 60 mg/dia, com finalidade de evitar cronificação.

    E) Prescrever paracetamol 500mg de 6/6h ou dipirona 500mg a 1g de 6/6h, que pode ser associado à codeína 30mg de 4/4h ou tramadol 50mg de 4/4h, caso a dor persista.

As vitaminas são compostos orgânicos importantes para o crescimento e o funcionamento da célula, sendo fundamentais, portanto, para o desenvolvimento do organismo. A deficiência de uma determinada vitamina apresenta relação direta com a alimentação com poucos nutrientes. Entretanto, é importante salientar que diarreia e náusea prolongadas, problemas de absorção e outras doenças também podem ocasionar a falta desses nutrientes.


Com base nas doenças causadas por deficiência vitamínica, numere a coluna da direita relacionando a deficiência vitamínica com as respectivas manifestações clínicas


Assinale a alternativa que apresenta a numeração CORRETA da coluna da direita, de cima para baixo.

    A) II, IV, I, III e V.

    B) IV, I, V, III e II.

    C) III, IV, V, II e I.

    D) I, V, IV, III e II.

    E) II, V, IV, III e I.

Ana Patrícia é primigesta, com 25 semanas de gestação e IMC de 33 kg/m2. Ela vinha realizando pré-natal sem intercorrências, realizou 4 consultas regulares com média pressórica de 120x75 mmHg, exames complementares normais e feto com crescimento adequado. O quociente tirosina quinase/fator de crescimento placentário (sFlt1/PlGF) está aumentado. Com base nessa informação, Ana Patrícia apresenta risco aumentado para

    A) pré-eclâmpsia.

    B) descolamento prematuro de placenta.

    C) Trombofilia.

    D) diabetes gestacional.

    E) placenta prévia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...