Questões de Medicina do ano 2020

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Paciente do sexo masculino, 29 anos, procura atendimento médico na UBS com quadro de lombalgia direita intensa tipo cólica, há 02 horas, com irradiação para região inguinal ipsilateral, associada a hematúria, náuseas e dois episódios de êmese. Ao exame físico: T = 36,8°C, FC = 108 bpm, FR = 20 irpm, PA = 140 x 80. Palpação abdominal sem alterações e dor à percussão do ângulo costovertebral direito. Considerando a principal hipótese diagnostica, assinale a alternativa correta:

    A) Hioscina, por usa efetividade neste tipo de situação, é o tratamento farmacológico de primeira escolha.

    B) Pela ausência de febre ou anúria, não se exige internação hospitalar, podendo o caso ser conduzido inicialmente em nível ambulatorial.

    C) Como não se tem um diagnóstico fechado, o uso de opiáceos está contraindicado até que se tenha o resultado dos exames de imagem.

    D) O paciente deve ser encaminhado uma vez que os dados clínicos são suficientes para se concluir pela necessidade de realizar a litotripsia extracorpórea.

    E) Radiografia simples deve ser solicitada, pela maior acessibilidade e por ter sensibilidade e especificidade semelhantes à ultrassonografia e à tomografia computadorizada.

Mulher de 43 anos, professora do ensino fundamental, hipertensa em tratamento com enalapril 20 mg/dia há 06 meses, vem à consulta na UBS com queixa de cefaleia recorrente. Afirma que os episódios são acompanhados de náuseas e fotofobia. Nega alterações visuais antes dos episódios. Relata que vem consumindo medicamentos analgésicos frequentemente por conta própria e que tem precisado faltar bastante ao trabalho na escola nos últimos 02 meses. No momento, nega cefaleia. Ao exame a única alteração é a pressão arterial em 150 x 90 mmHg. Considerando a hipótese diagnóstica, qual seria a melhor opção de tratamento medicamentoso profilático para esta paciente?

    A) Flunarizina

    B) Nortriptilina

    C) Venlafaxina

    D) Gabapentina

    E) Propranolol

Durante campanha do Dezembro Vermelho de prevenção contra HIV/AIDS e outras IST’s, uma jovem de 22 anos tem o resultado reagente em seu teste rápido para sífilis. Relata não ter percebido nenhuma lesão, nega queixas ginecológicas e mantém relações sexuais apenas com seu namorado, mas nem sempre usa preservativo. Exame físico sem alterações. Diante desse quadro, qual a melhor conduta?

    A) Solicitar teste treponêmico, visto que a paciente não tem queixa de lesão, para confirmação diagnóstica e posterior tratamento do casal.

    B) Aguardar a confirmação diagnóstica com VDRL quantitativo para iniciar o tratamento do casal e controle terapêutico com VDRL mensal.

    C) Tratar paciente e parceiro com três doses de penicilina benzatina e fazer controle mensal com FTA-ABS.

    D) Iniciar penicilina benzatina, solicitar VDRL da paciente, testar e tratar o parceiro sexual se positivo para sífilis.

    E) Iniciar tratamento com eritromicina via oral tanto da paciente quanto do parceiro e solicitar o VDRL para acompanhamento mensal.

Homem de 28 anos, morador de bairro da periferia de um grande centro urbano, vem para consulta na UBS queixando-se de febre alta (39,1°C), cefaleia, mialgia e vômitos esporádicos há 03 dias, utilizando sintomáticos (dipirona e paracetamol). Viu na televisão que poderia os casos de dengue estavam subindo e decidiu procurar ajuda médica na UBS. Diante desta situação, analise as proposições de conduta abaixo e assinale a alternativa correta:


I. O médico deve solicitar imediatamente sorologia IgM para confirmação diagnóstica.

II. Para que se diagnostique a Febre Hemorrágica do Dengue, deverá ser realizada a prova do laço no paciente.

III. Paciente deve retornar em 05 dias para reavaliação, ou antes, caso surjam sinais de alarme ou de choque.

    A) Nenhuma das proposições está correta.

    B) Apenas as proposições I e III estão corretas.

    C) Apenas as proposições II e III estão corretas.

    D) Apenas as proposições I e II estão corretas.

    E) Todas as proposições estão corretas.

Criança de 08 anos é trazida pela mãe para consulta com o médico na UBS. A mãe relata que o filho tem acordado à noite com quadros de dispneia, motivando idas recorrentes a serviços de pronto-atendimento - no último mês precisou ir três vezes à UPA. Refere que ele tinha episódios semelhantes quando mais novo, mas menos frequentes. Não faz uso de nenhum medicamento regularmente. Ao exame físico, o paciente encontrava-se levemente taquipneico (22 irpm), sem esforço respiratório nem tiragem intercostal, e na ausculta pulmonar percebia-se a presença de sibilos em bases pulmonares. Diante das informações disponíveis, qual das opções abaixo é o melhor esquema terapêutico para o tratamento de manutenção do paciente, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde?

    A) Fumarato de Formoterol + Budesonida (via inalatória)

    B) Montelucaste (via oral)

    C) Sulfato de Salbutamol + Brometo de Ipratrópio (via inalatória)

    D) Xinafoato de Salmeterol (via inalatória) + Prednisolona (via oral)

    E) Budesonida + Fenoterol (via inalatória)

Idoso de 81 anos, portador de demência leve, recebe visita domiciliar médica acompanhado de sua filha, a qual relata rebaixamento do nível de consciência há 02 dias. Ao exame físico, estado geral regular, sonolento, desorientado no tempo e no espaço, afebril, acianótico, anictérico. PA = 130 x 80 mmHg, FC = 106 bpm, FR = 24 irpm. Ausculta pulmonar e cardíaca normais. Diante do quadro, qual seria a melhor hipótese e conduta dentre as opções abaixo?.

    A) A hipótese mais provável é delirium e o paciente deve ser encaminhado para serviço de urgência para investigação causal e tratamento do quadro clínico de base.

    B) A hipótese mais provável é infecção do trato urinário. Deve-se prescrever levofloxina 500mg por via oral associado a quetiapina 25mg.

    C) A hipótese mais provável é de agravamento do quadro demencial associado a síndrome de imobilidade. Iniciar donepezila 5mg e quetiapina 25mg/dia.

    D) A hipótese mais provável é de acidente vascular encefálico. Exclui-se a possibilidade de pneumonia. Prescrever antiplaquetário e encaminhar para neurologista.

    E) A hipótese mais provável é de delirium como desdobramento do quadro demencial, estando indicado o tratamento com quetiapina 25mg/dia.

Idosa de 62 anos, hipertensa há 04 anos em uso de hidroclorotiazida 25 mg/dia, vem para consulta de HiperDia com o novo médico da UBS. Queixa-se apenas de constipação intestinal de longa data, levando até 03 dias para evacuar, com fezes duras e ressecadas. Nega dor abdominal ou presença de sangue nas fezes. Ao exame, PA = 130 x 80 mmHg, FC = 74 bpm, FR = 16 irpm, T = 36,4 °C. Sem alterações ao exame cardiovascular e pulmonar. Abdômen globoso, flácido, hipertimpânico, indolor, sem massas ou visceromegalias. Diante do quadro clínico, qual das proposições abaixo apresentam opções de manejo inicial pertinentes ao caso?


I. Mudança dietética com aumento da ingestão hídrica e de fibras.

II. Prática de exercícios físicos, evitando o sedentarismo.

III. Revisão da terapêutica anti-hipertensiva, substituindo a hidroclorotiazida por um IECA ou BRA.

IV. Prescrever o enema de fosfato de sódio para alívio imediato.

    A) Apenas as proposições I e II.

    B) Apenas as proposições I, II e IV.

    C) Apenas as proposições I e III.

    D) Apenas as proposições I, II e III.

    E) Todas as proposições.

Mulher de 42 anos, branca, mãe de 03 filhos, auxiliar de serviços gerais de uma creche, vem à consulta médica na UBS queixando-se de dores abdominais, náuseas e vômitos esporádicos há cerca de 03 semanas. As dores são tipo cólica e aliviam com analgésicos comuns. Nega diarreia, hematêmse ou melena e relata apenas que a urina está mais escura e que tem perdido o apetite. Ao exame: altura = 1,63, peso = 85 Kg, T = 36,9°C, FC = 90 bpm, FR = 17 irpm. À inspeção geral, icterícia +/4+ e escoriações em mmss e mmii. Palpação abdominal profunda dolorosa em andar superior, sem visceromegalias. O médico solicita alguns exames complementares que a paciente traz dois dias depois, destacando-se: Hemoglobina = 11,5 g/dL, Bilirrubina direta = 2,7 mg/dL, Bilirrubina Indireta = 0,8 mg/dL, AST = 66 mg/dL, ALT = 58 mg/dL, Fosfatase Alcalina = 643 UI/L. Considerando o quadro clínico e a hipótese diagnóstica mais provável, assinale a alternativa correta.

    A) A presença de escoriações aponta no sentido de uma anemia hemolítica como causa da icterícia.

    B) Os resultados dos exames apontam no sentido de uma hepatite infecciosa aguda, devendo-se solicitar sorologias.

    C) Deve-se solicitar uma ultrassonografia de vias biliares, considerando a possibilidade de colestase.

    D) A história clínica e os resultados dos exames colocam a neoplasia de cabeça de pâncreas como principal hipótese, devendo-se solicitar Tomografia Computadorizada.

    E) O escurecimento da urina deve ser secundário à hemoglobinúria decorrente de processo hemolítico.

Idoso de 63 anos vem para sua primeira consulta na UBS do bairro para o qual se mudou recentemente. É hipertenso de longa data, fazendo uso de hidroclorotiazida 25 mg/dia, porém confessa que sempre foi refratário ao tratamento. Queixa-se de que nos últimos meses vem apresentando episódios de dispneia que têm se tornado mais frequentes. Inicialmente não deu importância, mas recentemente o problema tem prejudicado o seu cotidiano, pois não consegue subir um lance de escada sem cansar. O que mais o incomoda, todavia, é que o cansaço tem prejudicado seu desempenho sexual, razão pela qual resolveu procurar o médico. Nega tabagismo e relata consumo moderado de bebidas alcoólicas. Traz o resultado de radiografia de tórax solicitada antes de se mudar pelo médico da outra UBS, o qual mostra um aumento do diâmetro cardíaco. Ao exame físico, encontra-se eupnéico, com ausculta respiratória sem alterações. Ausculta cardíaca revela presença de B4 e sopro sistólico de em focos mitral e triscúspide, FC = 105 bom. Presença de turgência jugular e de edema de membros inferiores. Considerando a hipótese diagnóstica, qual seria a classificação funcional do paciente de acordo com a New York Heart Association (NYHA)?

    A) Classe I

    B) Classe II

    C) Classe III

    D) Classe IV

    E) Classe V

Mulher de 44 anos, auxiliar de serviços gerais, procura o médico na UBS com queixa de indisposição e sonolência há 04 meses, com prejuízo às atividades cotidianas. Refere ainda episódios eventuais de tontura não-vertiginosa e irritabilidade. Nega consumo de bebidas alcoólicas. Relata hipermenorreia há cerca de 07 meses e traz resultado de USG transvaginal que revela um mioma submucoso de 4,9 x 4,1 cm. Ao exame físico, palidez mucocutânea ++/4+, unhas quebradiças, ausência de edema em mmii e de linfanedomegalias. Pulsos periféricos palpáveis e simétricos. Ausculta cardiovascular e palpação abdominal e de tireóide sem alterações. Paciente realizou por conta própria uma hemograma, cujos resultados são: HT = 30,7 %, Hb = 9,5 g/dL, VCM = 71 fL, HCM = 25 g/dL, CHCM = 28 g/dL. Leucócitos totais = 9.000, Palaquetas = 470.000. Diante do quadro clínico e laboratorial, qual é o diagnóstico mais provável?

    A) Talassemia

    B) Anemia da doença crônica

    C) Anemia ferropriva

    D) Anemia por deficiência de folato

    E) Anemia por deficiência de G6PD

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...