Questões de Medicina do ano 2021

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa correta com relação ao Linfoma de Hodgkin:

    A) Ocorre frequentemente de forma hereditária

    B) Ocorre mais freqüentemente entre 30 e 55 anos

    C) As células de Reed-Sternberg são linfócitos B característicos da doença

    D) O linfoma de Hodgkin compreende cerca de 32% dos casos da doença

A placa de ateroma é uma das causas mais comum da doença arterial coronariana, e os achados clínicos destes pacientes estáveis são resultado da isquemia miocárdica, pelo desbalanço entre demanda e oferta de oxigênio pelo miocárdio. Sobre a angina estável crônica, qual destas linhas de medicamentos não melhora os sintomas?

    A) Bloqueadores do canal de cálcio

    B) Nitratos

    C) Betabloqueadores

    D) IECA

Segundo as normas do SUS em vigor, para a constituição de uma Equipe de Saúde da Família é necessário pelo menos um profissional médico, auxiliar ou técnico de enfermagem, enfermeiro e agentes comunitários de saúde, ambos com carga horária de 40h semanais. De que forma se dá a participação médica?

    A) Apenas através profissionais contratados através de leis específicas para médico de família.

    B) Apenas através de contratos temporários de trabalho, renovados por período variável

    C) Apenas através de profissionais pertencentes ao quadro de servidores municipais ou terceirizados

    D) Através de profissionais do quadro efetivo, celetista através do emprego público ou pelo Programa Mais Médicos com profissionais brasileiros ou estrangeiros através do acordo brasileiro com a Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS

A Nefropatia por IgA (NIgA) é considerada uma das formas mais frequentes de glomerulopatia primária no adulto, com grandes variações em sua distribuição geográfica. Sobre algumas recomendações sobre o tratamento assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Pacientes com episódios de hematúria macroscópica de repetição desencadeada por amigdalites recorrentes podem beneficiar-se da tonsilectomia (pode diminuir os episódios de hematúria macroscópica, embora pareça não alterar a evolução) (Grau C).

    B) NIgA na forma rapidamente progressiva com crescentes e/ou lesões necrotizantes focais: não há estudos controlados, embora nestes casos a terapêutica deva ser agressiva com pulsoterapia com metilprednisolona associada a ciclofosfamida (Grau C).

    C) NIgA com função renal alterada: Na NIgA com indícios de evolução progressiva, não há nenhuma conclusão definitiva se o tratamento precoce com outros immunossupressores confira alguma vantagem, mas seu uso pode ser racional quando iniciado precocemente (logo que a creatinina se elevar acima do normal): prednisona VO (40 mg/dia inicialmente, com redução progressiva) + ciclofosfamida (1,5 mg/kg/dia por 3 meses, substituída por azatioprina 1,5 mg/kg/dia até completar 2 anos) (Grau B).

    D) Adultos com NIgA idiopática, proteinúria nefrótica ou função renal diminuída deveriam submeter-se a uma tentativa de tratamento com dipiridamol ou aspirina.

O termo hipertireoidismo refere-se ao aumento da síntese e liberação dos hormônios tireoidianos pela glândula tireoide. Tireotoxicose refere-se à síndrome clínica decorrente do excesso de hormônios tireoidianos circulantes, secundário à hiperfunção da glândula tireoide ou não. Assinale a alternativa INCORRETA sobre tireotoxicose :

    A) A suspeita clínica de tireotoxicose deve ser confirmada por meio da determinação concomitante dos níveis séricos do TSH e hormônios tireoidianos (B). A maioria dos pacientes com tireotoxicose apresenta TSH baixo ou indetectável. Níveis elevados de T4L e/ou T3 confirmam o diagnóstico de tireotoxicose.

    B) A determinação sérica do TRAb está indicada em gestantes com DG ou história médica pregressa de DG, para avaliação de risco da tireotoxicose neonatal por passagem transplacentária dos anticorpos; no diagnóstico diferencial da tireotoxicose gestacional (1º trimestre) e em indivíduos eutireoidianos com oftalmopatia (B).

    C) A Dopplerfluxometria pode ser útil no diagnóstico diferencial dos subtipos de tireotoxicose induzida por amiodarona (B).

    D) Nas pacientes com tireotoxicose comalta captação de iodo e imagem de tumor ovariano deve ser considerado o diagnóstico de struma ovarii. Se confirmado, o tratamento é cirúrgico com remoção do tumor (C).

Analise as afirmativas abaixo referente a anemia hemolítica esferocitose hereditária e marque verdadeiro V ou falso F:


( ) É caracterizada por disfunção de uma ou mais proteínas de membrana, gerando alteração na flexibilidade da hemácia com destruição periférica precoce. Clinicamente varia desde anemia discreta compensada até grave anemia hemolítica.

( ) O diagnóstico pode ser confirmado pela presença do Corpúsculo de Heinz no esfregaço de sangue periférico e pela pesquisa de G6PD.

( ) O tratamento inclui reposição de ácido fólico e esplenectomia para os pacientes com anemia mais grave.

( ) A transfusão de concentrados de hemácias deverá ser reservada para pacientes em crise aplásica ou hemólise grave.

( ) É uma desordem genética ligada ao cromossomo X.


Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:

    A) V, V, F, F, V.

    B) V, F, V, F, V.

    C) V, F, V, V, F.

    D) V, V, F, V, F.

A respeito das arritmias cardíacas assinale a alternativa CORRETA:

    A) Bradicardia sinusal: os estímulos são provenientes do nódulo sinusal e há condução adequada dos mesmos. Estes estímulos nascem com uma frequência elevada, chegando a 150bpm.

    B) Flutter atrial :é um tipo de arritmia cardíaca em que há movimentos irregulares dos átrios, cujas fibras musculares individuais agem independentemente, não existindo a contração muscular. Os estímulos formados nos átrios tem uma frequência, geralmente, maior que 400bpm. A frequência ventricular é elevada e irregular.

    C) Fibrilação Ventricular: Os estímulos que dão origem surgem de foco ectópico atrial ou juncional, numa frequência de 140 a 220bpm. No ECG, geralmente, observam-se complexos QRS semelhantes aos do ritmo sinusal e a onda P, quase sempre alterada na forma, é raramente identificada.

    D) Taquicardia Ventricular : é consequente a estímulos rápidos (130 a 160bpm) e provenientes de foco ectópico ventricular. É uma arritmia grave, muitas vezes seguida de fibrilação dos ventrículos. No ECG, observam-se complexos QRS alargados e de forma bizarra, ausência de ondas P ou, quando presentes, não guardando relação com o complexo QRS.

A fasciíte necrosante inicia-se geralmente como ferida cirúrgica do abdômen e dissemina-se lateralmente para os flancos, até a linha de mamilo e desce para a região inguinal e possui como agente etiológico:

    A) E. coli, P. aeruginosa, P. mirabilis, Enterococcus spp., anaeróbios estritos.

    B) S. pyogenes ou anaeróbios associados a bactérias facultativas.

    C) Streptococcus viridans, S. aureus, Eikenella corrodens, Capnocytophaga, Anaeróbios estritos.

    D) Streptococcus grupo A, Staphylococcus aureus, Enterobactérias, Pseudomonas spp., Aeromonas hydrophila.

A Hanseníase é uma doença crônica, transmissível, tem preferência pela pele e nervos periféricos, podendo cursar com surtos reacionais intercorrentes, o que lhe confere alto poder de causar incapacidades e deformidades físicas, principais responsáveis pelo estigma e discriminação às pessoas. A transmissão se dá de uma pessoa doente sem tratamento, para outra, após um contato próximo e prolongado. A doença tem cura e o tratamento é gratuito e ofertado pelo SUS em unidade de saúde do país. Conforme o guia de vigilância epidemiológica do ministério da saúde, assinale a alternativa INCORRETA em relação a Hanseníase:

    A) O diagnóstico é essencialmente clínico e epidemiológico, realizado por meio da análise da história e condições de vida do paciente, além do exame dermatoneurológico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos, com alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas

    B) Hanseníase Tuberculoide é a forma inicial, evolui espontaneamente para a cura na maioria dos casos ou evolui para as formas polarizadas em cerca de 25% dos casos, o que pode ocorrer no prazo de 3 a 5 anos.

    C) Na hanseníase dimorfa, as lesões tornam-se avermelhadas e os nervos, inflamados e doloridos.

    D) É imprescindível avaliar a integridade da função neural e o grau de incapacidade física no momento do diagnóstico, na ocorrência de estados reacionais e na alta por cura (término da PQT)

    E)

    A baciloscopia de pele (esfregaço intradérmico), quando disponível, deve ser utilizada como exame complementar para a classificação dos casos em paucibacilares (PB) ou multibacilares – (MB).



“Doença infecciosa aguda, de alta transmissibilidade, de distribuição universal. Importante causa de morbimortalidade infantil. Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Em lactentes, pode resultar em um número elevado de complicações e até em morte.” O conceito acima se refere a qual doença?

    A) Sarampo

    B) Meningite Meningocócica.

    C) Coqueluche.

    D) Difteria.

    E) Influenza H1N1.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...