Lista completa de Questões sobre Anatomia Patologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto aos tumores que acometem o esqueleto, assinale a alternativa correta.
O osteoma osteoide e o osteoblastoma são tumores com o mesmo aspecto histológico, diferindo-se quanto ao tamanho, sendo o osteoma osteoide geralmente maior do que 2 cm.
Os osteocondromas são tumores que acometem pacientes jovens, são sempre solitários, têm localização diafisária, com predileção pela região do cotovelo.
O osteossarcoma é um tumor que só acomete pacientes abaixo de vinte anos de idade, tem localização metafisária, em ossos longos, com predileção pela região do joelho.
O condroblastoma é um tumor benigno que acomete pacientes jovens, pode recidivar e dar metástases pulmonares.
O fibroma condromixoide é um tumor cartilaginoso raro, que se desenvolve na epífise de ossos tubulares longos, cujo tratamento de escolha é a ressecção completa, devido ao alto índice de recorrência.
Com relação à ceratose seborreica, assinale a alternativa correta.
Acomete frequentemente pacientes jovens.
Ao exame macroscópico, apresenta-se sempre como uma lesão plana, ulcerada e pigmentada.
A proliferação caracteriza-se por apresentar limites irregulares.
As células proliferadas assemelham-se às células da camada basal da epiderme.
Quando ocorre malignização, aparecem pérolas córneas.
Acerca das doenças não neoplásicas de tiroide, assinale a alternativa correta.
A tiroidite linfocítica caracteriza-se por um infiltrado linfocítico com formação de centros germinativos hiperplásicos provocando um alargamento assimétrico da glândula tiroide.
Na fase tardia, a tiroidite de Quervain caracteriza-se por infiltrado inflamatório constituído por linfócitos, plasmócitos, macrófagos ativados e células gigantes, provocando um alargamento simétrico da glândula.
Na fase tardia, a tiroidite de Quervain caracteriza-se por infiltrado inflamatório constituído por linfócitos, plasmócitos, macrófagos ativados e células gigantes, provocando um alargamento simétrico da glândula.
A tiroidite de Hashimoto e a doença de Graves são as duas desordens imunológicas mais comuns que acometem a tiroide.
Os carcinomas medulares de tiroide são neoplasias neuroendócrinas, derivadas das células C, que secretam calciotonina, produzem amiloide e são frequentemente multicêntricas.
A respeito das neoplasias que acometem o sistema linfático, assinale a alternativa correta.
O linfoma folicular é uma neoplasia que forma centros germinativos contituídos por células B; está fortemente associado à translocação cromossômica envolvendo o BCL2 e faz diagnóstico diferencial com as hiperplasias foliculares de linfonodos.
Os linfomas de Burkitt são neoplasias caracterizadas pela proliferação de células B, que expressam CD19, CD20, CD10, BCL6 e quase sempre expressam BCL2.
O mieloma múltiplo é uma proliferação neoplásica de células plasmáticas, caracterizada pelo envolvimento multifocal do esqueleto, em que provoca lesões blásticas.
O tipo celularidade mista é o mais comum entre os linfomas de Hodgkin, nos quais a arquitetura do linfonodo é apagada por um infiltrado celular heterogênio contituído por células T, eosinófilos, plasmócitos e macrófagos com células de Reed-Sternberg de permeio.
No linfoma de Hodgkin do tipo predominância linfocítica, a arquitetura do linfonodo é apagada por um infiltrado nodular de pequenos linfócitos com uma mistura de macrófagos e frequentes células de Reed-Sternberg de permeio.
A respeito das patologias que podem ser observadas em uma criança ao nascer, assinale a alternativa correta.
A galactosemia é uma desordem congênita no metabolismo da galactose, na qual os hepatócitos se mostram vacuolisados, com o citoplasma preenchido por material PAS positivo, e o fígado exibe extensa fibrose.
A fenilcetonúria é uma anormalidade congênita autossômica recessiva que leva à inabilidade de converter a fenilalanina em tirosina.
A mucoviscidose é uma doença congênita causada por uma desordem no transporte de íons nas células epiteliais, afetando a secreção de fluidos pelas glândulas endócrinas e o revestimento epitelial do trato respiratório, reprodutivo e gastrointestinal.
A mucoviscidose cursa frequentemente com doença pulmonar crônica secundária a infecções recorrentes, insuficiência pancreática, insuficiência renal, esteatorreia, desnutrição e cirrose hepática.
As infecções que acometem a mãe durante o período gestacional podem causar sérios danos ao feto. Acerca das infecções congênitas, assinale a alternativa correta.
A listeriose é uma infecção congênita causada pela Listeria monocytogenes, uma bactéria gram positiva que causa sérios danos hepáticos, com lesões granulomatosas e fibrose extensa.
O período de maior risco para uma gestante se infectar pelo citomegalovírus é o primeiro trimestre gestacional, quando as lesões vão atingir o sistema nervoso, podendo causar microcefalia.
A sífilis congênita causa hepatoesplenomegalia, hipoplasia pulmonar e malformações no esqueleto decorrentes da osteocondrite e da periostite sifilítica.
A toxoplasmose congênita não causa lesões cerebrais.
As infecções congênitas provocadas pela rubéola geralmente causam malformações graves quando no primeiro trimestre gestacional.
As vitaminas são nutrientes necessários, que podem ser sintetizados pelo organismo ou adquiridos por meio da ingestão de alimentos. Com relação às vitaminas, assinale a alternativa correta.
As vitaminas A, D, C e K são lipossolúveis.
A deficiência de vitamina K leva à diátese hemorrágica.
A vitamina A, para ser absorvida, necessita de bile e suco gástrico.
A vitamina D estimula a absorção de cálcio pelo intestino e a eliminação de cálcio pelos rins.
A deficiência de vitamina C pode levar à úlcera de córnea e à ceratomalácia.
O tabaco é a causa exógena mais comum de câncer humano, sendo responsável por 90% das neoplasias malignas que afetam o pulmão. Além do câncer de pulmão, o tabaco pode provocar
câncer de bexiga, câncer de testículo e neoplasias no sistema nervoso central.
bronquite crônica, câncer de testículo e enfarte do miocárdio.
câncer de bexiga, câncer de laringe e câncer de glândula salivar.
úlcera péptica, linfoma de Hodgkin e ateroesclerose sistêmica.
ateroesclerose sistêmica, câncer de bexiga e câncer de pâncreas.
A leishmaniose é uma doença infecciosa, endêmica na América Latina, que acomete pele, membranas, mucosas e vísceras. Com relação ao agente etiológico da leishmaniose, assinale a alternativa correta.
A leishmaniose visceral é causada pela Leishmania braziliensis.
A leishmaniose mucocutânea é causada pela Leishmania donovani.
A leishmaniose visceral é causada pela Leishmania donovani.
A leishmaniose cutânea é causada pela Leishmania donovani.
A leishmaniose visceral é causada pela Leishmania mexicana.
O lupus eritematoso sistêmico é uma doença multissistêmica de origem autoimune, caracterizada pela presença de autoanticorpos, particularmente o anticorpo antinuclear (ANAs), que se apresenta clinicamente com lesões de pele, articulações, rins e membranas serosas. A nefrite lúpica afeta mais do que 50% dos pacientes. A glomerulonefrite que não pode acometer os pacientes com nefrite lúpica é a
proliferativa focal.
membranosa.
mesangial.
proliferativa difusa.
difusa aguda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...