Lista completa de Questões sobre Angiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A ecografia dúplex é um método útil para detectar a presença de doença arterial periférica. Ao exame Doppler das oclusões arteriais o achado: grandes ramos colaterais vistos durante a obtenção da imagem com fluxo de cores, é sugestivo de:
A síndrome do aprisionamento da artéria poplítea (SAAP) é uma doença caracterizada pela compressão extrínseca dessa artéria, causada pelo desvio de seu trajeto anatômico habitual ou por estruturas músculotendinosas da fossa poplítea. O diagnóstico da SAAP pode ser realizado através de mapeamento dúplex em que é detectada a oclusão ou estenose da artéria poplítea através da manobra:
Na ecografia vascular com Doppler, observou-se que um paciente após tratamento cirúrgico endovascular para correção de um aneurisma da aorta abdominal (AAA), apresentou o seguinte achado: fluxo sanguíneo fora da luz da endoprótese, mas dentro do saco aneurismático, observou-se também um fluxo arterial retrógrado originado da artéria ilíaca interna, sendo esse fluxo considerado do tipo:
Para estudo através do Doppler se faz importante o conhecimento sobre as características do refluxo venoso das veias perfurantes. Sobre esse assunto, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. As veias perfurantes apresentam refluxo significativo quando apresentam refluxo após compressão manual distal, com duração superior a 0,35 s.
II. O fluxo reverso é considerado um achado suficiente para determinar a insuficiência da veia perfurante.
III. Veias perfurantes com diâmetro superior a 3,5 mm apresentam grande probabilidade de apresentar refluxo.
Estão corretas:
A dissecção aguda da aorta é uma patologia relativamente frequente, relacionada com a elevada incidência de hipertensão arterial, em alguns grupos populacionais. É acompanhada de uma mortalidade elevada, quando não tratada de imediato. A dissecção da aorta é classificada de acordo com a classificação de DeBakey em função da localização anatômica. Qual a localização mais comum da dissecção aguda da aorta?
Erisipela é um distinto tipo de celulite cutânea, superficial, com marcante envolvimento de vasos linfáticos da derme. Na erisipela típica, a área de inflamação destaca‐se com algum relevo, indicando distinta demarcação entre o tecido envolvido e o normal. Qual o principal agente etiológico da erisipela?
O Tromboembolismo Pulmonar (TEP) é uma afecção comum, com alta mortalidade, que requer tratamento de longo prazo e pode ser associada a uma considerável iatrogenia, cujo diagnóstico de certeza é caro e não disponível em muitos hospitais. Assim, o conhecimento preciso da história natural de TEP é importante, pois permitiria tomar decisões lógicas, evitando riscos e custos desnecessários. Podem ser identificados na história natural da doença fatores de risco adquiridos ou congênitos. NÃO corresponde a um fator de risco congênito para o TEP:
A heparina é uma das mais antigas drogas atualmente, ainda, em uso clínico difundido. Sua descoberta em 1916 é anterior à criação da Food and Drug Administration dos Estados Unidos, embora não entrem em testes clínicos até 1935. Ele foi originalmente isolado a partir de células do fígado canino, daí o seu nome (hepar é a palavra grega para fígado). Essa droga possui ação anticoagulante e é empregada no tratamento de diversas condições clínicas. NÃO corresponde a uma contraindicação para o uso da heparina:
As doenças mais comuns da aorta são os aneurismas e dissecção que são classificadas pela localização anatômica. Uma laceração na íntima permite que o sangue escape da luz verdadeira da aorta e disseque as camadas aórticas, e parte dele recircula por um falso canal recentemente formado. A parede da aorta enfraquecida é altamente suscetível à roptura aguda e tem tendência crônica à dilatação progressiva. De acordo com a localização anatômica, uma dissecção da aorta ascendente é classificada como tipo
A Tromboembolia Pulmonar (TEP) constitui, juntamente com a trombose venosa profunda, a condição denominada Tromboembolismo Venoso (TPV). Diversas situações são apontadas, em diferentes estudos, como fatores de risco para a ocorrência de TVP e TEP. São fatores de risco maiores (RR 5‐10) para a Tromboembolia Pulmonar, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...