Lista completa de Questões sobre Angiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com doença aterosclerótica obstrutiva periférica, durante uma consulta rotineira, perguntalhe sobre o ácido acetilsalicílico, com o intuito maior de saber sobre sua meia-vida. Você responde de forma objetiva que a meia-vida é de:
Um paciente vítima de trauma de motocicleta dá entrada no Pronto-Socorro com suspeita de isquemia de pé direito. Após sua avaliação, você suspeita que, de fato, trata-se de uma síndrome compartimental. O que aparece de forma mais precoce na síndrome compartimental, dos abaixo, é:
Um paciente de 70 anos dá entrada no pronto-socorro com relato de dor súbita em membro inferior esquerdo há 2 horas, seguida de cianose. Apresenta dormência e pequena perda sensorial restrita aos artelhos. A dor é descontínua. Ao exame físico, há ausência de sinal Doppler arterial, porém o venoso é audível. Este paciente será adequadamente classificado em Rutherford:
Ao se observar um paciente com história de acidente vascular encefálico prévio, há a suspeita de displasia fibromuscular. Para o paciente, é importante frisar que o tipo mais raro é o:
Um paciente com insuficiência venosa crônica vem em seu consultório com úlcera perimaleolar medial esquerda de longa data e cansado de receber como tratamento meia elástica medicinal. Você indica, adequadamente, para o caso, a bota de Unna. Importante lembrar, durante sua costumeira explanação, que não faz parte de sua constituição, habitualmente:
Após um surto de erisipela adequadamente tratado, um paciente vem em seu consultório solicitando tratamento cirúrgico definitivo para sua sequela. Você explica, como sempre, que o linfedema é uma doença de curso crônico, sendo que a maioria é de tratamento clínico e que o único linfedema que tem como indicação terapêutica apenas a cirurgia é o:
Um paciente com diagnóstico prévio de erisipela, vem em seu consultório com relato de, há 1 dia, aparecimento de bolhas, decorrentes da confluência de inúmeras vesículas, com conteúdo seroso e hemático. Isto sugere como agente etiológico:
Na primeira consulta de um paciente com insuficiência venosa crônica de membros inferiores, após realizar sua avaliação com esmero, é momento da solicitação dos exames complementares. Na parte que diz respeito à solicitação da pletismografia, você explicará para o paciente que este exame avalia:
A pediatra de plantão entra em seu consultório do pronto-socorro com o relato de ter acabado de realizar o atendimento de uma criança de 5 anos com suspeita de trombose venosa profunda. Para acalmála, você explica, como sempre, que o fator associado à trombose venosa profunda em crianças e adolescentes mais comum é:
Um paciente de 30 anos, com hipertensão refratária ao tratamento clínico utilizado, vem encaminhado do Cardiologista por suspeita de hipertensão renovascular. Ao observar os exames laboratoriais trazidos, o que diria contra o diagnóstico seria:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...