Lista completa de Questões sobre Broncoscopia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere um paciente com quadro de insuficiência respiratória por volumosa tumoração traqueal, necessitando de desobstrução da via aérea imediata. O método endoscópico indicado nesse caso é
crioterapia.
braquiterapia.
terapia fotodinâmica.
autofluorescência.
ressecção mecânica ou core-out.
A lesão neoplásica em que a crioterapia terá melhor resultado é
lipoma.
condroma.
hamartoma.
condrosarcoma.
carcinoma epidermoide.
Em relação aos achados radiológicos na aspiração de corpos estranhos, o mecanismo valvular é responsável pelo padrão radiológico
atelectasia pulmonar.
hiperinsuflação pulmonar.
colapso pulmonar.
condensação pulmonar.
radiografia normal.
Com a finalidade de evitar o risco de combustão na via aérea durante a utilização do laser, a fração inspirada de oxigênio (FiO2) ofertada ao paciente deve ser reduzida para valores abaixo de
40%.
50%.
55%.
60%.
65%.
Assinale a alternativa que apresenta a situação que se constitui contraindicação de biopsia transbrônquica, pelo risco de sangramento importante durante a realização do método.
Paciente renal crônico, sem tratamento dialítico com dosagem sérica de creatinina de 2,5 mg/dL.
Paciente cirrótico, com tempo de atividade de protrombina (TAP) de 70%.
Paciente transplantado de medula óssea, com contagem de plaquetas de 75.000/mL.
Paciente com sarcoidose, com hipertensão pulmonar severa.
Paciente lúpico, com contagem de plaquetas de 100.000/mL.
Uma paciente de 32 anos de idade apresenta um controle inadequado de suas crises de asma com o de corticosteróide inalado em doses baixas asona, na dose de 50ug, 2 inalaç (fluões, duas vezes por dia) e uso de salbutamol inalado de resgate. Com o uso base nos estudos clínicos, a conduta que promove uma melhora maior no VEF1 é:
aumentar a dose de corticosteroíde inalado para a dose média (fluticasona, na dose de 50ug, 4 aplicações, duas vezes ao dia).
aumentar a dose de salbutamol para 4 vezes ao dia.
associar um beta-2 de longa duração duas vezes ao dia.
associar corticóide sistêmico.
manter só o salbutamol de resgate associado a corticóide sistêmico, numa dose média de 40mg/dia.
Em relação ao transplante do pulmão, é correto afirmar que:
a fibrose pulmonar idiopática ou secundária a uma doença granulomatosa ou a uma pneumoconiose, representa uma boa indicação para o transplante unilateral.
o transplante bilateral é contra-indicad enfermidades acompanhadas de supuração brônquica, como bronquiectasias difusas, enfisema com broncopatia gr mucoviscidose.
o envolvimento de algum órgão vital, como fígado, rins e SNC não representam contra-indicação, assim como a presença de coronariopatia grave ou disfunção do VE.
dentre as doenças que podem acometer o pulmão transplantado, temos sarcoidose, granuloma eosinofílico e fibrose cística.
os paciente com enfisema pulmonar sem broncopatia supurativa associada submetidos a transplante unilateral têm uma maior tolerância ao exercício físico do que o transplante duplo em pacientes enfisematosos com menos de 50 anos de idade.
Paciente de 53 anos de idade apresenta história de dispnéia de início súbito, ocorrido 48 horas após uma cirurgia de artroplastia total do quadril, com um pós-operatório imediato normal. Estava previamente saudável, exceto por discreta HAS. Fazia uso de hidroclorotiazida e aspirina. Ao exame, mostra-se febril, tosse seca, sem sibilos, taquicárdico, com PA de 150x 90mmHg, freqüência respiratória de 24irpm, acianótico, ausculta cardiorrespiratória normal. A oximetria de pulso mostrou uma saturação de 87%, mesmo respirando oxigênio a 3L/min através de cânula nasal. A cintilografia de ventilação-perfusão dos pulmões mostrou grandes defeitos ao longo do lobo superior da língula e a ventilação foi normal. Que conduta deve ser tomada?
Realizar angiografia.
Realizar medida de fragmento D da plasmina dimerizada (D-dímero).
Realizar tomografia computadorizada do abdome para pesquisa de tumores malignos.
Iniciar terapia com heparina não-fracionada.
Realizar teste para mutação do fator V Leiden.
Paciente do sexo masculino, de 50 anos de idade, apresenta ao RX de tórax massa pulmonar de 4,2cm no lobo superior direito. A tomografia computadorizada do tórax revela uma provável invasão da parede torácica, linfonodos hilares direitos aumentados, sem linfadenopatia mediastinal. De acordo com o Sistema Internacional para Estadiamento do Câncer Pulmonar, pode ser classificado como:
T2N1M0, estágio II A.
T3N1M0, estágio III A.
T4N1M0, estágio III B.
T3N2M0, estágio III A.
T4N2M0, estágio III A.
Em relação às vantagens e desvantagens do uso do broncoscópio rígido (BR) e do fibrobroncoscópio (FBC), é correto afirmar que:
a realização do exame com o BR é tecnicamente mais fácil do que com o FBC.
o BR oferece uma melhor visão, tanto dos brônquios centrais como dos mais periféricos,motivo pelo qual é o indicado para retirada de corpo estranho.
o BR oferece uma maior segurança durante o procedimento e das complicações do que o FBC.
as biopsias realizadas pelo BR são menores do que as pelo FBC, devido à impossibilidade de usar grandes pinças.
a BR oferece menor custo e menor risco, pelo fato de poder ser feito sem a necessidade de anestesia geral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...