Lista completa de Questões sobre Cardiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Criança em pós-operatório de Tetralogia de Fallot apresentando pressão no átrio esquerdo maior que a pressão no átrio direito, diferentemente do que normalmente ocorre neste período. A principal causa da maior pressão do átrio esquerdo em relação ao átrio direito é:
Em relação ao paciente do caso clínico acima, assinale a alternativa correta que contenha a conduta mais apropriada, de acordo com as diretrizes brasileiras mais recentes em valvopatias:
A janela aortopulmonar é uma comunicação de tamanho e formato variáveis entre a aorta ascendente e a artéria pulmonar, mantendo duas valvas semilunares separadas. O tipo mais frequente, com localização proximal, na parede posteromedial da aorta ascendente após o seio de Valsalva e próximo ao óstio coronariano esquerdo é, segundo a classificação de Jacobs e Cols, o tipo:
Em relação ao caso clínico acima e considerando a lesão valvar, assinale a alternativa correta, levando em consideração as diretrizes brasileiras mais recentes em valvopatias:
Em relação ao defeito do septo atrioventricular, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. A forma completa é mais frequente nos portadores de síndrome de Down.
II. O defeito do septo atrioventricular é mais frequente em portadores de isomerismo atrial esquerdo com asplenia.
III. A forma desbalanceada é mais comum naqueles com isomerismo atrial direito com poliesplenia.
Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa incorreta em relação ao seguimento da insuficiência valvar aórtica do paciente do quadro clínico acima, de acordo com as diretrizes brasileiras mais recentes em valvopatias:
Em relação à classificação de Rastelli dos defeitos do septo atrioventricular, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. Tipo A: o folheto-ponte anterossuperior é dividido em dois, ao nível do septo interventricular, e se conecta ao topo do septo interventricular por meio de inserções múltiplas das cordas tendíneas.
II. Tipo B: o folheto-ponte anterossuperior não está fixo no topo do septo interventricular e se insere em músculo papilar medial anômalo, presente na face septal à direita.
III. Tipo C: o folheto-ponte anterossuperior é longo, não dividido e não se conecta ao topo do septo interventricular por meio de cordas tendíneas, mas aos músculos papilares nas cavidades ventriculares.
Estão corretas as afirmativas:
Recém nascido a termo, filho de mãe diabética, logo após o nascimento, passou a apresentar quadro de cansaço para mamar acompanhada de sudorese e taquicardia. Observada hipertrofia biventricular ao ecocardiograma transtorácico e função sistólica preservada de ambos os ventrículos. Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico mais provável apresentado por esse recém nascido:
Em relação à septação atrial, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. A formação do septo atrial se inicia entre o trigésimo quinto e trigésimo oitavo dias de vida do embrião.
II. Inicialmente dá-se a formação do septum primum que cresce a partir da porção ventral do átrio primitivo em direção ao teto e ao assoalho atrial.
III. A partir do quadragésimo oitavo dia de vida do embrião inicia-se o crescimento de outro septo à direita do septo primum, o septo secundum, que se origina da invaginação ou dobra do teto atrial entre a base da veia superior e a inserção das veias pulmonares direitas em sua porção anterossuperior.
Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa correta que contenha a cardiopatia congênita considerada de maior prevalência em nascidos vivos:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...