Lista completa de Questões sobre Cardiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O tratamento da fibrilação atrial (FA) persistente inclui a ablação transeptal das veias pulmonares. No que tange a esse assunto, julgue os itens seguintes. A reversão ao ritmo sinusal da FA reduz a morbimortalidade comparado ao tratamento de controle da frequência cardíaca associada à anticoagulação.
Gestante com história de hipertensão, sem tratamento regular antes da gravidez, vem evoluindo com elevação da pressão arterial. Entre as medicações abaixo, a mais indicada é:
O tratamento da fibrilação atrial (FA) persistente inclui a ablação transeptal das veias pulmonares. No que tange a esse assunto, julgue os itens seguintes. As complicações mais frequentes verificadas pelos eletrofisiologistas brasileiros são estenose/oclusão das veias pulmonares, acidentes anestésicos, lesão de nervo frênico e fístula atrioesofágica.
Homem, 70 anos, inicou dor anginosa e dispneia quarenta minutos antes da admissão hospitalar. Eletrocardiograma com supradesnivelamento do segmento ST em D2, D3, aVF, V7 e V8. Nesse caso, deve-se pensar em infarto agudo do miocárdio envolvendo as paredes:
O tratamento da fibrilação atrial (FA) persistente inclui a ablação transeptal das veias pulmonares. No que tange a esse assunto, julgue os itens seguintes. Cerca de um terço dos pacientes necessita de uma segunda ablação, para tratamento da FA persistente.
Durante a realização de ecocardiograma de um paciente masculino de 78 anos foi evidenciada a presença de estenose aórtica grave. Neste caso, a condição clínica que determina menor sobrevida é:
No que se refere a estudos ecocardiográficos utilizando-se técnicas uni/bi/tridimensionais, julgue os itens subsequentes. A percentagem de encurtamento sistólico da dimensão ventricular esquerda é fornecida pela diferença entre a dimensão diastólica final e a dimensão sistólica final.
Mulher, 62 anos, procurou ambulatório de cardiologia pois vinha apresentando elevação da pressão arterial. Exame físico com ritmo cardíaco regular, bulhas normofonéticas e presença de quarta bulha (B4). Restante do exame clínico sem alterações. Pressão arterial de 168 x 104 mmHg e frequência cardíaca de 79 batimentos por minuto. Ecocardiograma recente com aumento dos diâmetros cavitários esquerdos. Hipocinesia difusa,com disfunção sistólica global moderada do ventrículo esquerdo. Entre as medicações para controle da hipertensão arterial, aquela com maior benefício para esta paciente com alteração do miocárdio (hipocinesia e disfunção sistólica ventricular esqueda) é:
No que se refere a estudos ecocardiográficos utilizando-se técnicas uni/bi/tridimensionais, julgue os itens subsequentes. A avaliação da fração de ejeção do ventrículo esquerdo pelo método Teichholz e cols é feita a partir da técnica bidimensional, em que a diferença entre os volumes ventriculares ao final da diástole e da sístole dividida pelo volume diastólico resulta na estimativa final.
No que se refere a estudos ecocardiográficos utilizando-se técnicas uni/bi/tridimensionais, julgue os itens subsequentes. Em pacientes portadores de cardiomiopatia chagásica, a avaliação do volume do átrio esquerdo e a relação E/e têm importância no segmento ambulatorial, porém não são preditores de mortalidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...